fbpx

O estado do Espírito Santo guarda muitas surpresas para quem decide incluí-lo em seu roteiro de passeios. Viajar para Vitória, por exemplo, pode ser uma experiência repleta de surpresas positivas.

De acordo com a pesquisa Índice de Atividades Turísticas (IATur), divulgada em dezembro de 2019 pelo IBGE, em setembro de 2019, o turismo no estado, cresceu 8,3%, em comparação ao mesmo período no ano anterior. Isso significa que o Espírito Santo, assim como sua capital, Vitória, tem encantado cada vez mais os viajantes.

Você vai viajar para Vitória ? Já sabe quis são seus pontos turísticos e atrações imperdíveis? Conhece as principais características do destino?

Continue a leitura deste artigo para descobrir tudo isso e muito mais!

Por que viajar para Vitória?

Fundada apenas 34 anos após o descobrimento do Brasil, Vitória tem traços que nos ligam fortemente à nossa história de desenvolvimento e modernização. Geograficamente falando, é encantadora: trata-se de um arquipélago (conjunto de ilhas) formado por 33 ilhas e uma porção continental.

Em razão de sua formação geográfica, a cidade é rica em recursos paisagísticos e apresenta encostas, mangues, praias e enseadas que encantam nativos e turistas.

Quem escolhe viajar para Vitória tem a seu dispor um leque muito vasto de opções de passeios e destinos: da natureza deslumbrante às festas tradicionais, passando por eventos de proporção nacional e pela prática de esportes náuticos.

Quer saber o que fazer em Vitória? Então confira a seguir!

O que fazer em Vitória?

Não importa o perfil do passeio: seja numa viagem romântica, seja descobrindo a magia de viajar sozinho. Na capital do Espírito Santo, a diversão é garantida. Preparamos um guia com opções imperdíveis de lugares para conhecer ao viajar para Vitória e inspirar seu roteiro! Saiba os porquês:

Conhecer as praias

É claro que, ao viajar para um arquipélago, um banho de mar não poderia ficar de fora do roteiro! Em Vitória, as opções são diversas. As praias do Camburi, Ilha do Boi, Castanheiras e Curva da Jurema são as mais conhecidas.

A primeira delas, Camburi, tem uma costa de seis quilômetros de extensão. É perfeita para uma caminhada despretensiosa no início da manhã ou no fim do dia.

A Ilha do Boi é composta por duas praias: a Grande e a Pequena. São águas calmas e ideais para receber famílias com crianças pequenas.

Rodeado por Castanheiras que emprestam seu nome à praia, esse destino é alcançado por meio de uma pequena trilha e agrada a todos que passam algumas horas por ali.

Para quem gosta de praticar esportes náuticos, a Curva da Jurema é a opção ideal: passeios de veleiro e stand up paddle são algumas das opções para quem visita as águas frias e pacíficas do local.

Visitar o centro histórico

Para quem gosta de se conectar com a tradição histórica dos destinos que visita, Vitória tem muito a oferecer. Por meio de tours guiados, é possível conhecer um pouco da trajetória da cidade.

Se você aprecia o turismo religioso, pode visitar suas principais igrejas, como a do Rosário, de São Gonçalo, a Catedral Metropolitana e a capela de Santa Luzia.

Além disso, não podem ficar de fora do cronograma de visitas o Theatro Carlos Gomes, as Paneleiras de Goiabeiras (famosas pela fabricação secular de panelas de barro), o Palácio Anchieta, uma das sedes de governo mais antigas do país, e os Museus de Arte do Espírito Santo, Capixaba do Negro e Solar Monjardim.

Passear no Parque Botânico Vale

Com dimensão equivalente a 33 campos de futebol, o Parque Botânico Vale é parte do Cinturão Verde. Reúne, em seu território, mais de 140 espécies de árvores, como o Pau-Brasil e o Jacarandá.

As diversas espécies de animais podem ser vistas durante os passeios nas cinco trilhas disponíveis na extensão do parque. Conta, também, com um Jardim Sensorial, que estimula os cinco sentidos por meio da interação com a natureza.

O Parque Botânico Vale fica a 12 quilômetros de distância do centro da capital e é uma opção perfeita para o roteiro turístico de quem viaja na baixa temporada.

Conhecer o Centro Tamar

Localizado na Ilha do Papagaio, o Centro de Visitação do Projeto Tamar é um excelente passeio para quem opta por viajar com filhos. No local, os pequenos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as tartarugas marinhas: sua espécie, vida e preservação.

A unidade tem como propósito envolver a sociedade em um debate sobre a conscientização ambiental de forma lúdica e interativa.

Comer moqueca na Ilha das Caieiras

A Ilha das Caieiras fica localizada no noroeste da Ilha de Vitória. Em razão de sua história intimamente ligada à pesca, a ilha tem, até os dias de hoje, uma forte ligação com o ofício.

Por isso, ao visitar o local, não deixe de provar as delícias gastronômicas ali preparadas, como a tradicional moqueca capixaba e o siri.

Seguir até Vila Velha

Quem escolhe viajar para Vitória, não pode perder a oportunidade de conhecer, também, a cidade de Vila Velha. Localizada a menos de 10 quilômetros de distância da capital, Vila Velha tem uma série de pontos turísticos, como a Casa da Memória, que conta, por meio de uma exposição permanente, um pouco da história da região.

Também, o Convento da Penha, o Farol de Santa Luzia, com 12 metros de altura, o Museu Vale e a Fábrica de Chocolates Garoto, que oferece um tour repleto de guloseimas e um pouco da história de sucesso da marca.

Como se organizar para viajar a Vitória?

Se você está se planejando para uma viagem para a região sudeste, temos algumas dicas para tornar o passeio ainda mais especial:

  • estude como montar um roteiro de viagem e invista seu tempo descobrindo os melhores locais para conhecer;
  • pesquise a melhor forma de chegar à cidade: se for viajar de carro, programe-se para ter uma experiência tranquila. Se for de avião, verifique se é possível usar milhas e economizar;
  • pense sobre a possibilidade de se cadastrar em um clube de viagens. Assim, é possível realizar sonhos sem apertos no orçamento mensal!

Viajar para Vitória pode ser uma experiência inesquecível para toda a família. Com um bom planejamento e um roteiro recheado de opções turísticas, o passeio tem tudo para ser um sucesso!

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o mundo das viagens, assine nossa newsletter! Assim, você fica por dentro de todas as novidades do segmento!

Powered by Rock Convert