fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

00Seja para onde for, não há sensação melhor do que pegar a estrada e partir para uma viagem de férias. A verdade é que a simples troca de ares é capaz de gerar bem-estar na gente. ^^ Porém, embora tenha suas vantagens, viajar de carro também apresenta alguns aspectos não tão bons assim.

Por isso, é fundamental colocar todas as questões envolvidas na balança e ver se vale a pena ir para o destino pretendido dirigindo. Lembre-se de que o foco deve ser a segurança, a praticidade e o seu conforto e o conforto da sua família.

Está na dúvida sobre viajar de carro ou não? Então, continue a leitura e confira os prós e os contras que listamos para ajudar nessa decisão!

Contras

Rodar por aí de carro dá mesmo uma sensação de liberdade! No entanto, nem tudo são flores quando se decide pegar a estrada, pois há fatores relacionados ao veículo e ao próprio trânsito que exigem atenção! O.O

O carro pode não ser ideal

Embora você tenha o costume de viajar com o seu carro para vários lugares, há algumas estradas para as quais ele pode não ser o ideal. Por exemplo, em regiões de muita neblina, um bom farol específico para isso pode fazer a diferença na visibilidade.

Ainda, a própria potência do motor influencia na qualidade da viagem. Isso porque veículos com mais cilindradas costumam desenvolver melhor na estrada e ajudam, inclusive, em ultrapassagens.

É preciso pensar em estacionamento

Viajar de carro facilita o deslocamento tanto na estrada quanto no local de destino. Por outro lado, essa escolha exige que você pense em um estacionamento para deixá-lo enquanto não estiver usando-o.

Ele deve ser de fácil acesso, pois de nada adianta ter a facilidade de poder dirigir para onde quiser, se for difícil chegar até o veículo. Ele também deve ser seguro, para evitar furtos e roubos. Portanto, trata-se de algo a mais com o que se preocupar e para incluir no planejamento.

É necessário ficar de olho no trânsito local

Dirigir em lugares desconhecidos ou nos quais você não tem tanto costume de transitar pode ser um pouco inseguro. Até mesmo se você for utilizar o GPS, é preciso estar atento às sinalizações. Assim, essa situação requer mais cuidado.

Além disso, você deverá se preparar antes de partir, buscando conhecer as principais vias, os limites de velocidade, as conversões permitidas, entre outros aspectos relacionados à região. Dessa maneira, você garante a segurança de todos.

Prós

Vamos combinar que qualquer viagem exige uma preparação, não é mesmo? Por isso, mesmo que tenha algumas desvantagens, viajar de carro também proporciona benefícios que garantem a satisfação da família toda! o/

Liberdade para companhia

Querendo ou não, viajar de avião, de ônibus ou de trem exige que se pague pela passagem. Com isso, a possibilidade de convidar outras pessoas para acompanhar a família fica um pouco limitada. E o que a gente quer é curtir com as pessoas que amamos!

Então, aqui está uma das vantagens de partir de carro: nele, você pode incluir outros parentes ou amigos, caso esteja sobrando algum lugar. Isso pode tornar a viagem ainda mais divertida, você não acha?

Outra questão importante é a possibilidade de oferecer caronas e ratear custos de manutenção, combustível e pedágios, por exemplo. Dessa maneira, a viagem fica mais econômica e você ainda pode ajudar alguém que está indo para o mesmo lugar que você.

Possibilidade de apreciar o passeio fazendo paradas

Quando se tem muito tempo e há atrativos ao longo do trajeto para o destino final, fazer paradas para apreciá-los é uma vantagem de viajar de carro. Afinal, não há razões para ter pressa, se a intenção é mesmo relaxar.

Portanto, é possível, sim, curtir antes mesmo de chegar lá, aproveitando para conhecer outros lugares e experimentar novos sabores no caminho. Dessa forma, a aventura ficará ainda mais interessante.

Maior capacidade de bagagem

Uma viagem de avião, de ônibus ou de trem impõe a limitação de bagagem, exatamente para que todos os passageiros possam levar seus pertences. Outro ponto negativo é a necessidade de pagar pela quantidade extra que se queira transportar.

Viajando de carro, esse problema é menor. Isso porque, embora o porta-malas tenha determinado tamanho, sem dúvidas, ele permite que cada passageiro leve um pouco mais do que poderia se estivesse partindo por outro meio de transporte. Isso é ainda mais verdade se o carro não estiver com a lotação máxima.

Então, vocês podem levar, até mesmo, aquela cadeira de praia, uma mini-prancha, os brinquedos das crianças, entre outros itens um pouco maiores que dariam muito trabalho de serem despachados. Isso é que é conforto!

Economia de custos

Embora haja gastos com manutenção do carro, combustível e pedágios, ainda assim, uma viagem de carro custa menos do que a de avião ou de ônibus, por exemplo. Isso se deve ao fato de que, mais do que pagar pelo funcionamento desses, ao comprar a passagem, você está pagando também por toda a mão de obra e a estrutura envolvidas no serviço.

Nesse sentido, pegar o seu próprio carro ou alugar um representa uma economia de custos. E isso vale não apenas para a estrada, mas também na cidade em que você e sua família ficarão. Para onde vocês quiserem ir, terão o veículo à disposição, não precisando gastar mais dinheiro com transporte para fazer os programas planejados.

Flexibilidade

Ter o veículo à disposição é vantajoso não apenas no aspecto financeiro, mas também em relação à própria flexibilidade que isso proporciona. Isso porque as atividades que demandam o deslocamento de carro poderão ser feitas sem grandes complicações.

Além disso, a turma toda pode ir e voltar no horário em que desejar, sem depender de hora marcada. Basta pegar o carro e partir. Tal situação gera mais liberdade e evita dores de cabeça com atrasos, por exemplo.

Sendo assim, há quem não goste de viajar de carro, talvez por algum dos contras que listamos acima. Realmente, eles geram um pouco mais de preocupação. Porém, nada que impeça ou estrague a aventura.

O segredo é fazer um bom planejamento, o que inclui elaborar um roteiro de viagem com antecedência e bem detalhado. Assim, você e sua família não perderão nenhuma atividade ou atração e poderão curtir ainda mais. Ah! Não se esqueça de montar aquela playlist bem animada para entrar no clima das férias já na estrada, hein? 😉

Gostou do nosso conteúdo sobre os prós e contras de viajar de carro? Você sabe como escolher o hotel ideal para uma viagem em família? Confira nossas dicas!

planejar-feriasPowered by Rock Convert