fbpx

As férias chegaram e, finalmente, é hora de colocar o pé na estrada, ou melhor, o carro na estrada. No entanto, sabemos que uma viagem de longa distância pode ser nada fácil. Antes de viajar, é preciso planejar e organizar, mas essa tarefa fica muito mais complexa e até estressante quando há crianças a bordo, não é mesmo?

Porém, não entre em pânico, pois nós separamos algumas dicas promissoras que vão ajudá-la a distrair crianças em viagem de carro e ter um passeio mais tranquilo, harmônico e com momentos divertidos em família. Prepare o bloco de notas e boa leitura!

1. Aposte na alimentação

Distrair crianças em viagem de carro

Antes da diversão, é preciso falar da alimentação. Se adultos sentem fome em viagens, imagine crianças. Ainda em casa, prepare lanches leves, saudáveis e, principalmente, gostosos, como sanduíches naturais, frutas, batatinhas, biscoito polvilho e água. Porém, controle a quantidade de líquidos ingeridos ou você vai precisar fazer várias paradas para que a turma esvazie a bexiga.

Seguindo essa dica, além de todo mundo ficar com a barriguinha e a boquinha cheias, sem tempo de reclamar, você também gastará menos dinheiro nas paradas.

2. Tenha um kit confortoDistrair crianças em viagem de carro

É normal que as crianças se sintam sonolentas em alguma parte da viagem. Então, separe um cobertor, um travesseiro e o bichinho de pelúcia de que elas mais gostam para tornar o trajeto mais confortável.

É também comum que elas fiquem enjoadas na estrada, portanto, não se esqueça de levar remédios para aliviar esse e outros sintomas.

3. Brinquem de karaokê

Distrair crianças em viagem de carro

Se há uma coisa de que todo mundo gosta é cantar. Existe algo mais animado do que curtir uma viagem com muita música? Escolha uma playlist com canções que a família toda curte e brinque de karaokê.

Cada integrante terá o seu momento de estrela e precisa dar o seu melhor para cantar a música que escolheu. Depois do show, é hora de os ouvintes avaliarem a apresentação usando termos mais técnicos e engraçados, como se faz em shows de calouros, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de distrair crianças em viagem de carro.

4. Organize a brincadeira “qual é a música?”

Distrair crianças em viagem de carro

Uma outra dica para se divertir ouvindo um bom som é brincar de “qual é a música?”. O DJ da rodada coloca uma música para tocar e todos os outros têm a chance de adivinhar qual o nome dela. Para melhorar a brincadeira, ganha mais pontos quem acertar também o nome do cantor ou da cantora! Se quiser dificultar um pouco mais, que tal colocar apenas a versão instrumental da canção?

Vocês ainda podem aproveitar o mesmo jogo para brincar de continuar a letra. Alguém pausa a música e, na ordem escolhida, a pessoa deve tentar completar a letra corretamente. Caso esteja errada, a vez é passada para o próximo.

5. Contem uma história criativa juntos

Distrair crianças em viagem de carro

Aproveite a criatividade fértil das crianças e proponha que a família faça uma história colaborativa. Cada um é responsável por complementar a mesma história adicionando uma frase. Por exemplo: “Era uma vez, um dia de sol na casa da vovó….” e, seguindo a sequência, o próximo continua a história.

Para ficar ainda mais interessante, tente gravar tudo! No final, todos podem ouvir a história inventada, o que poderá, certamente, arrancar muitas risadas de todos.

6. Estimule o pensamento com a brincadeira “5 coisas que começam com a letra X que estão…”

Distrair crianças em viagem de carro

Essa é uma brincadeira que pode acalmar um pouco os ânimos da viagem, mas que, ainda assim, é divertida e faz as crianças pensarem. Peça para alguém citar 5 coisas que comecem com alguma letra, de sua escolha, e que se encontram em um lugar decidido por você — por exemplo, 5 coisas que começam com a letra M e que estão na geladeira.

Cada um deve ter a sua vez de perguntar e responder, sempre mudando a letra e o local. Estipule um tempo para as respostas, assim, a brincadeira fica mais competitiva e menos tediosa.

7. Joguem adedanha

Distrair crianças em viagem de carro

É um jogo clássico que nunca sai de moda e perfeito para adultos e crianças! Como escrever no carro é ruim e o motorista teria que ficar de fora, proponha uma adedanha mental. Com a letra sorteada, todos devem falar as palavras de acordo com as categorias preestabelecidas, por exemplo: cada um, em ordem, deve citar nomes de pessoas que comecem com a letra T.

Quando todos acabarem essa categoria, é a vez de usar a mesma letra para outro grupo, como o nome de uma fruta, banda, programas de televisão e assim em diante.

8. Coloque alguns filmes para as crianças assistirem

Distrair crianças em viagem de carro

Vai chegar uma hora em que as brincadeiras não terão a mesma graça e que todo mundo vai querer um silêncio na viagem. Esse é o melhor momento para a criançada assistir a alguns filmes. Se você tem Netflix, aproveite para fazer o download ainda em casa, dessa forma, não vai consumir os seus dados de internet.

Além disso, lembre-se dos fones de ouvido, assim, os pais aproveitam para colocar o papo em dia sem barulhos para incomodá-los.

9. Faça paradas estratégicas

Distrair crianças em viagem de carro

Quando a viagem é longa, é inevitável fazer algumas paradas para descansar as pernas, comer alguma coisa e ir ao banheiro. Porém, para crianças, esse pode ser um momento de se divertir e distrair. Pesquise antes se, na sua rota, há restaurantes com playground, mirantes, uma praia ou, até mesmo, pequenas cidades que tenham algo interessante de se ver.

Por mais que leve um tempo maior para se chegar ao destino, vocês aproveitarão melhor as opções que o trajeto tem a oferecer, assim, as crianças não sentem que estão há muitas horas dentro do carro. Aproveite e explique a elas que todas as paradas fazem parte da viagem em família, dessa maneira, evita-se aquela pergunta clássica que os pequenos adoram fazer: “Falta muito para chegar?”.

Esperamos que todas essas dicas para distrair crianças em viagem de carro ajudem o seu passeio a ser muito mais leve e menos cansativo. Além disso, viajar é uma ótima oportunidade para reaproximar a família e ter momentos divertidos com os filhos.

Quer receber, no seu e-mail, mais dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo!