Tirar férias é sempre um alívio, principalmente se você está pretendendo viajar durante esse tempo. Muitas vezes, durante a nossa vida, temos a oportunidade de viajar sozinhos, com amigos ou parceiros. No entanto, você já experimentou viajar com filhos?

A experiência de explorar novos lugares com crianças pode ser enriquecedora e também muito educativa. Seja qual for o destino, os pequenos vão estar em contato com novas culturas sociais, históricas e/ou até gastronômicas. No entanto, como nem tudo são flores, há também algumas preocupações que se deve ter ao viajar com eles.

Confira, abaixo, algumas dicas muito legais que vão prepará-lo melhor para essa aventura em família!

Qual a importância de viajar com filhos?

Nada como viver momentos especiais com as pessoas que amamos. Viajar com a família é sempre uma oportunidade de ficar mais perto, ganhar mais confiança e intimidade. Afinal, o dia a dia é tão corrido que muitas situações passam despercebidas.

Além de estreitar os laços afetivos entre pais e filhos, viajar enriquece culturalmente as pessoas. Aproveite o momento para ensinar as crianças programando passeios em que elas possam conhecer mais sobre a história e a cultura locais, e inclua na alimentação pratos típicos da região.

Como planejar uma viagem com filhos?

Faça uma mala prática sem esquecer nada

Viajar com filhos

Viajar em família é quase fazer uma mudança, por isso, é importante que você saiba se planejar para conseguir preparar uma mala pequena, mas claro, sem esquecer nada! Como? Organizando tudo com antecedência de, pelo menos, duas semanas antes da viagem.

Em primeiro lugar, fique atento à previsão do tempo. Mesmo que não dê para confiar 100%, você já consegue ter uma ideia de como será o clima no seu destino. Em segundo lugar, separe algumas “peças-chave” e monte combinações de alguns looks ainda em casa.

Em terceiro lugar, é legal que você faça um check-list com itens em comum para toda a família, como sabonete, pasta de dente e protetor solar, e outra, individual, como roupas íntimas e calçados. Assim, você dificilmente esquecerá alguma coisa. Ah, e sempre que adicionar um item à sua lista, pergunte a si mesmo: “isso é necessário?” e “caso faça falta, eu poderia comprar facilmente durante a viagem?”.

Em alguns destinos, como em praias, as crianças utilizam e consomem muita roupa de banho. Portanto, evite levar várias opções de peças, como calças jeans, calçados, meias e camisas. Para economizar roupa, e também não estragá-las, sempre que chegar da praia, lave-as com água corrente. A areia e o sal do mar podem danificar alguns tipos de tecidos.

Peça ajuda na escolha do roteiro

Viajar com filhos

Se a viagem é em família, é importante que todos se sintam parte do planejamento desse momento especial. Por isso, aceite sugestões de roteiros. Se você não quiser fugir muito do orçamento ou do pré-planejado, dê à criança três opções e abra uma votação. Dessa forma, as chances de o seu filho não gostar do passeio são poucas. Se isso acontecer, ele não vai poder culpá-los, certo?

Pesquise a hospedagem

Viajar com filhos

Há várias opções de hotéis e pousadas com acomodações que tenham estruturas para crianças, como monitoria, espaço de recreação e playground. Observar se o lugar em que você vai se hospedar oferece atividades para os seus filhos proporciona uma viagem mais confortável e segura. Ademais, permite também um tempo livre para os pais aproveitarem alguns momentos a sós.

Organize um kit de primeiros socorros

Viajar com filhos

É sempre aconselhável que você tenha no carro ou carregue em viagens um kit emergencial. No entanto, se você está viajando com crianças, isso vira um item indispensável na sua mala. Band-aid, soro fisiológico, anti-alérgico, gases, analgésicos e anti-inflamatórios são apenas algumas das opções que você deve levar.

Adquira uma pulseira de segurança para as crianças

Viajar com filhos

Há muitas preocupações em viajar com filhos, e, com certeza, uma delas é que eles se percam de você. Para que um passeio agradável não vire um pesadelo, uma boa opção é colocar pulseiras individuais e nominais nas crianças. Esse tipo de segurança é muito utilizado, por exemplo, no Resort Disney — onde você pode adquirir as pulseiras magic band para os seus pimpolhos não se perderem no parque.

Escreva na pulseira os nomes dos responsáveis, o telefone de contato e, até mesmo, o endereço do lugar em que vocês estão hospedados. Se os seus filhos forem mais crescidos, não se esqueça de ter com eles, ainda em casa, conversas sérias sobre a segurança. Explique-os como é importante não sumir da visão dos pais, sempre avisar para onde está indo e, principalmente, não conversar com estranhos.

Por falar em segurança, não se esqueça de providenciar um seguro viagem para toda a família! Fique atento ao tipo de cobertura de cada plano, verificando se abrange lesões leves, aquelas provenientes de esportes radicais ou, até mesmo, o atraso ou desvio de malas.

Viaje de carro

Viajar com filhos

Dependendo do destino, talvez seja interessante fazer uma viagem de carro e ter o conforto de ir e vir quando quiser. Devemos lembrar que crianças não têm muita paciência para andar, e pegar um transporte público pode ser um dificultador, principalmente se você precisa levar carrinhos de bebê.

Coloque no papel o custo-benefício de viajar de carro, levando em consideração a qualidade da estrada, os estacionamentos na hospedagem e na cidade, quanto você gastará de gasolina e mais.

Evite gastar mais do que o planejado

Viajar com filhos

Como fazer uma viagem com crianças e não gastar mais do que o planejado? Evite surpresas fazendo uma planilha de custos fixos e variáveis. Pesquise, por exemplo, passagens em promoção (ou utilize as milhas) e escolha um destino que caiba no seu bolso. Com os filhos, seja bem claro sobre o dinheiro — caso eles consigam entender, claro. É muito importante não ceder a todas as vontades dos pequenos, portanto, saiba a hora de dizer não. Afinal, não há nada mais irritante que crianças pedindo tudo o que veem pela frente, não é mesmo?

Outra coisa que se pode fazer é, antes de sair, preparar uma bolsa térmica com alguns lanches, como sanduíches naturais, frutas picadas, biscoitos e muita água. Você economiza e mantém a saúde da família!

Gostou das dicas? Agora que você já leu como preparar-se para viajar com filhos, não se esqueça de organizar os documentos necessários para se ter uma viagem segura e sem estresse!