fbpx

Todos nós sabemos que viajar faz bem para a alma, ajuda a melhorar a qualidade de vida, a relaxar, além de permitir conhecer novos lugares e culturas. Mas, antes de viajar, temos que tomar alguns cuidados.

Ao planejar uma viagem, ninguém deseja passar por problemas, desde uma mala extraviada ou uma ida ao hospital. O seguro viagem atua no sentindo de proteger quem está viajando, seja dentro ou fora do Brasil.

Você já ouviu falar do seguro viagem? Sabe que para algumas viagens internacionais é obrigatória a adesão a este tipo serviço?

Se você nunca ouviu falar do seguro viagem ou se está precisando de todas as informações para escolher o melhor, não se preocupe. Nós trouxemos até você um guia sobre seguro viagem. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Mas afinal, o que é um seguro viagem?

seguro viagem

Vamos começar do princípio, certo? Como o próprio nome diz, o seguro viagem é uma proteção feita para as viagens, ou seja, é um tipo de assistência prestada por determinada empresa a um viajante, estando ele em território nacional ou não.

Para muitos, este tipo de proteção é desnecessário. Entretanto, ele foi criado para dar suporte às pessoas durante imprevistos possíveis de surgir durante uma viagem.

Como funciona o seguro viagem?

seguro viagem

Ao contratar tal serviço, você escolherá um plano que lhe dará uma cobertura — assim como acontece com os planos de saúde ou em seguro de carro —, da qual você terá direito de usufruir, caso necessário. Os serviços oferecidos pelas seguradoras dependem, exclusivamente, do tipo de cobertura que você deseja contratar.

Para utilizar um seguro viagem, quando ocorrer algum sinistro, como o extravio de bagagem, você entrará em contato com a seguradora para resolver o problema.

Deve-se ficar atento a diferenciação do preço cobrado pelas seguradoras, isso porque eles variam de acordo com a cobertura escolhida. A primeira diferença a ser notada é diante da idade do segurado. Algumas empresas cobram até 50% mais que o mesmo plano para adultos. Essa discrepância de valores se dá devido às coberturas essenciais para as pessoas da 3ª idade.

Ainda falando de preços, eles também variam de acordo com as atividades que serão realizadas no destino. Por exemplo, aquelas pessoas que desejam praticar esportes radicais terão que arcar com valores maiores do que aquelas que apenas visitarão pontos turísticos.

Além dessas coberturas, o seguro viagem ofereces outras seguranças que envolvem saúde, cancelamento e prolongamentos de viagens, remarcação de bilhetes e outros serviços.

Ele é obrigatório?

seguro viagem

Uma dúvida que muitas pessoas têm é se o seguro viagem é obrigatório. Quando falamos em viagens nacionais, ou seja, dentro do Brasil, esta assistência é dispensada.

Porém, caso deseje ter este serviço à sua disposição quando estiver viajando pelo território brasileiro, nada o impede de contratar.

Mas você sabia que para um estrangeiro entrar no Brasil, ele precisa estar segurado? Desde 2015, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou a lei que exige o seguro viagem para visitantes estrangeiros!

Mas se a sua viagem é internacional, a assistência é obrigatória na maioria dos países que fazem parte da União Europeia e em muitos da América Latina e na Austrália. Todavia, para entrar nos Estados Unidos, não é necessário este tipo de proteção.

Devemos destacar que alguns países fizeram um acordo de reciprocidade com o Brasil — são eles Portugal, Itália e Cabo Verde. Eles permitem que os brasileiros tenham acesso a sua rede pública de saúde, assim como habitantes destes países também têm acesso ao SUS, sem precisar pagar ao governo os custos.

Qual é a importância de fazer um seguro antes de viajar?

seguro viagem

Viajar com tranquilidade já seria uma ótima resposta para esta questão.

Mas contratar um seguro viagem é importante, pois caso aconteça algo inesperado e você não saiba como resolver, receberá ajuda especializada. A maioria das seguradoras oferece atendimento 24 horas e atendentes bilíngues, que ajudam a resolver o problema mais rápido e com maior facilidade.

Caso você sofra um pequeno acidente e precise ir a um hospital, as despesas médicas serão pagas pela empresa contratada, ou seja, você não se preocupará em desembolsar com custos hospitalares.

Outro caso que acontece bastante é o extravio de bagagens. Ao detectar a perda das malas, é necessário entrar em contato com a seguradora, pois ela pagará por algumas roupas, até que sua mala seja localizada e devolvida. Dependendo do tipo de seguro escolhido, é possível ter reembolso até um determinado valor, por exemplo.

Portanto, podemos concluir que a importância de contratar este serviço está ligada à tranquilidade caso ocorra algum tipo de problema, além de não precisar desembolsar altos valores em casos especiais.

Quais são as coberturas de um seguro viagem?

seguro viagem

As coberturas oferecidas em um seguro viagem são as mais diversas e dependem, quase sempre, do local para onde você viajará.

Os planos nacionais oferecem pacotes completos, desde a remarcação da viagem até um pagamento em caso de morte acidental durante o período contratado. Além disso, também cobrem o extravio de bagagens e oferecem um acompanhamento para um menor que precise viajar sozinho.

Os planos internacionais possuem uma maior variedade, já que tudo depende dos países que serão visitados. Existem planos para serem usados exclusivamente em território americano, desde o Canadá até o Chile, com várias coberturas citadas, como os custos com despesas médicas e hospitalares.

Dentro dos planos internacionais encontramos ainda um plano que cobre os países que fazem parte do Tratado de Schengen — países europeus que exigem o seguro viagem para o ingresso de brasileiros em seu território. Este plano específico visa cobrir todas as exigências feitas pelo tratado.

As principais coberturas são:

  • extravio de bagagem;
  • seguro por morte acidental ou invalidez total ou parcial;
  • despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • traslado de corpo;
  • assistência funeral;
  • regresso sanitário;
  • traslado médico;
  • hospedagem após alta hospitalar;
  • hospedagem para acompanhante;
  • acompanhamento de menor;
  • remarcação de passagem;
  • danos à bagagem;
  • cancelamento e interrupção de viagem;
  • fisioterapia;
  • despesas farmacêuticas e jurídicas;
  • pagamento de fiança e outros.

E quais são os benefícios de contratar um seguro?

seguro viagem

Sabemos que muitos poderão pensar na tranquilidade de viajar — e sim, este é um dos maiores benefícios. Entretanto, não é o único.

Alguns benefícios são:

Custo-benefício

seguro viagem

Sabe-se que um gasto extra com algo que acontecer fora do país pode ser muito maior que o seguro contratado. Portanto, estar segurado é excelente para quem não quer desembolsar com esses acontecimentos.

Cancelamento de viagem

seguro viagem

Imprevistos acontecem e é justamente para cuidar deles que se contrata um seguro viagem. Em alguns casos, é preciso cancelar a viagem e, na maioria deles, faz-se necessário o pagamento de uma multa contratual.

Com o seguro. você pode ficar tranquilo, basta conferir a apólice e ver se a cobertura está inclusa. Então, é só contactar a seguradora e informar sobre o cancelamento.

Assistência personalizada

seguro viagem

Quem perdeu documento ou teve a mala extraviada em um lugar onde não domina completamente a língua sabe das dificuldades que é para conseguir se expressar. Nestes momentos, contar com uma assistência personalizada que resolverá tudo vai facilitar bastante a vida do viajante.

Mas é claro que a grande vantagem ao contratar um seguro viagem é o fato de que, ao acontecer qualquer incidente, você terá assistência especializada para as mais diversas situações, desde uma ida ao hospital até mesmo o repatriamento do corpo, caso seja necessário. É a garantia de uma segurança total.

Como contratar esse serviço?

seguro viagem

Se você precisa contratar um seguro viagem é muito simples. Basta pesquisar uma seguradora e informar qual o seu destino, bem como as atividades que pretende realizar. Ela vai fornecer todos os dados sobre o tipo de seguro ideal para você e seu família, adequado às necessidades da viagem. Em seguida, negocie os valores que serão pagos e viaje despreocupado.

Agora você já sabe o que o seguro viagem não é um plano de saúde, conhece sua importância e como funciona. Que tal ficar atento e receber mais informações para ajudar na hora de viajar?

Não perca tempo e assine nossa newsletter. Receba diretamente em sua caixa de entrada tudo sobre viagens!

[infográfico] Conheça os principais cuidados para fazer uma viagem com segurança

planejar-feriasPowered by Rock Convert