fbpx

Se turistas de todo o mundo são atraídos pelas belezas do extenso litoral brasileiro, nós também não podemos ficar de fora, não é verdade? Afinal, são quase 7,5 mil quilômetros de terras banhadas pelo mar e pouco mais de duas mil praias catalogadas em todo o Brasil.

Como escreveu o uruguaio Eduardo Galeano em uma de suas crônicas, é tanta imensidão que uma criança é capaz de se espantar e pedir: “me ajuda a olhar?”

Neste artigo, reunimos algumas das melhores praias para conhecer em nosso país, do Nordeste ao Sul. Prepare-se, pois o roteiro é imenso e você vai precisar de muitas férias e feriados para aproveitar todas elas. Confira as nossas dicas e comece a se planejar!

Praia do Rio Verde, Trancoso (Bahia)

Trancoso, Bahia

Trancoso é um dos destinos mais visitados da Bahia e a Praia do Rio Verde, preservada em meio a Mata Atlântica, tem as areias claras, o mar cristalino e ondas fortes.

O lugar é prefeito para quem busca tranquilidade, apesar de ter, em seu entorno, infraestrutura com restaurantes e bares que servem frutos do mar. Pertinho dela fica a Lagoa do Rio Verde, ótima para dar um mergulho e tirar o sal do corpo.

Praia de Coqueirinho, João Pessoa (Paraíba)

Praia de Coqueirinho, Paraíba

Localizada na chamada Costa Verde, a Praia de Coqueirinho é uma das mais bem estruturadas da região, contando com belezas naturais incríveis — como em todos os lugares que você conhecer no Nordeste.

Uma excelente dica é pegar um buggy e fazer o passeio que passa por ela e por outras praias da região.

Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

É difícil escolher a melhor praia do Rio de Janeiro, mas certamente a da Barra da Tijuca está entre as primeiras no ranking. O mar é esverdeado e clarinho, com ondas fortes e perfeitas para quem gosta de praticar o surf.

Quem vai com a família também pode ter a certeza de encontrar bons restaurantes e comércio, além de áreas de preservação ambiental para passear pertinho da areia.

Praia do Farol, Arraial do Cabo (Rio de Janeiro)

Praia do Farol, Arraial do Cabo

Ainda no Estado do Rio de Janeiro, nossa dica é que você experimente uma visita a Arraial do Cabo e não deixe de passar pela Praia do Farol.

Certamente essa será uma das águas mais puras onde você vai mergulhar, além de ter uma paisagem exuberante. Se tiver sorte, dependendo da época do ano, ainda poderá avistar baleias e golfinhos que passam pela região.

Galés de Maragogi, Maragogi (Alagoas)

Maragogi

Maragogi já é famosa em todo o Brasil pelos praticantes de mergulho. Não é para menos: as galés são as piscinas naturais formadas a alguns quilômetros da orla.

Ou seja, você entra no mar, nada um pouquinho e logo chega nelas. Quando a maré está baixa, suas águas são cristalinas e abrigam animais marinhos.

Praia de Camburi, Ubatuba (São Paulo)

Camburi, São Paulo

O Litoral Norte de São Paulo não poderia ficar de fora dessa lista. Depois de se encantar dirigindo pela belíssima rodovia Rio-Santos, você poderá aproveitar, em Ubatuba, a Praia de Cambori, um paraíso escondido, quase na divisa com o Rio de Janeiro, perto de Trindade.

A imagem do rio que desemboca no mar compõe o cenário relaxante, emoldurado pela Mata Atlântica.

Lagoinha do Leste, Florianópolis (Santa Catarina)

Se você gosta de fazer uma trilha na natureza antes de dar aquele mergulho no mar, não pode deixar de conhecer a praia de Lagoinha do Leste, em Florianópolis.

A areia é fofa e clarinha e o mar perfeito para os surfistas, com ondas fortes e com ótima formação. Há, também, o riacho que forma a lagoa que dá nome à praia para tirar o sal do corpo antes de pegar a trilha de volta.

Baía do Sancho, Fernando de Noronha (Pernambuco)

Baía do Sancho, Fernando de Noronha

Esta lista não estaria completa se não incluísse Fernando de Noronha, não é mesmo? Por lá, também é difícil escolher as melhores praias para conhecer, mas a Baía do Sancho é forte candidata. A prática de mergulhos livres é comum no local, com seus corais e águas límpidas.

Certamente é um dos cartões postais mais bonitos da ilha.

Morro Branco, Fortaleza (Ceará)

Morro Branco, Fortaleza

Os ventos do Ceará não deixam você ficar desconfortável no calor de suas praias. Também contribuem para a formação das falésias vermelhas da Praia de Morro Branco, uma paisagem que dificilmente você encontrará em outro lugar.

Suas areias coloridas são usadas para fazer o artesanato típico dos artistas locais.

Praia do Rosa, Imbituba (Santa Catarina)

Praia do Rosa, Santa Catarina

Em Santa Catarina, bem perto de Florianópolis, está a Praia do Rosa, que pertence ao município de Imbituba. O alto astral se mistura às belezas dessa curta faixa de areia, com somente dois quilômetros de extensão.

Quem gosta de surfar, vai adorar a formação das ondas na região. Já para quem vai com a família, dá para aproveitar a lagoa de água doce de beleza única.

Praia de Castelhanos, Ilhabela (São Paulo)

Praia de Castelhanos, Ilhabela, São Paulo, Brasil

Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, também reserva belas e incontáveis surpresas aos visitantes. Uma delas é a Praia de Castelhanos, com apenas 1,5 quilômetro de extensão e acesso por uma estrada de chão de 22 quilômetros.

Por lá, você se deparará com as belezas da Mata Atlântica preservada, além de mergulhar, surfar ou passear de canoa.

Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul (Rio Grande do Norte)

Tibau do Sul, Rio Grande do Norte

Encerrando a nossa lista está a Baía dos Golfinhos, também chamada de Praia do Curral, no Rio Grande do Norte.

O diferencial nessa paisagem são os penhascos que farão você ficar sem fôlego. Além disso, as areias são praticamente desertas, o que torna o lugar um paraíso em meio à agitação que costumamos encontrar no Nordeste.

Com uma extensão litorânea tão grande, é claro que há milhares de outros lugares, mas esta lista com as melhores praias para conhecer já é um bom começo para você explorar essa imensidão.

Não se esqueça de planejar bem o seu roteiro, verificar disponibilidade de reservas e transporte. Por fim, não deixe de pôr na mala roupas leves, chapéus, óculos escuros e muito protetor solar.

E então, gostou do nosso roteiro? Siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar sempre por dentro de todas as informações sobre destinos, qualidade de vida, turismo e lazer!