fbpx

Viajar faz bem e todo mundo sabe disso, mas quando a viagem não é planejada pode acabar tendo alguns problemas. Comprar passagens muito caras, não reservar o hotel antecipadamente ou ficar em um local longe de tudo o que deseja visitar são exemplos do que pode acontecer.

Se você pretende viajar ou está se preparando para comprar as passagens, deve saber como montar um roteiro de viagem, não é mesmo? Caso ainda tenha alguma dúvida, nós trazemos dicas para ajudar você a fazer o planejamento ideal para as suas viagens.

Ficou curioso para conhecer essas dicas e melhorar a sua próxima viagem? Continue a leitura e veja todas as sugestões que trazemos para você!

1. Escolha o seu destino

como montar um roteiro de viagem

Depois de decidir viajar, o próximo passo é escolher o local para onde deseja ir. Ao montar seu roteiro de viagem será preciso saber o lugar e tudo o que ele oferece para um visitante e, só então, definir todas as atrações que serão visitadas.

Sabemos que muitas pessoas têm dúvidas sobre onde e quando ir, por isso, separamos mais algumas indicações. Confira!

Descubra onde ir

como montar um roteiro de viagem

Comece traçando um perfil pessoal, ou seja, os seus gostos. Se a viagem é em família, chame todos e veja o sonho de cada um.

Quando há mais de uma pessoa é normal surgirem lugares diferentes, por isso, trace metas. A ideia é que cada viagem seja de acordo com o gosto de um familiar.

Selecionamos alguns critérios para que você use na pesquisa, são eles:

  • praias;
  • serras;
  • frio;
  • calor;
  • parque de diversões;
  • restaurantes e/ou comidas típicas;
  • museus e locais históricos;
  • vida noturna;
  • esportes radicais e outros.

Na pesquisa, você pode incluir, ou retirar, o critério que desejar e, desta forma, deixar tudo do seu modo.

2. Saiba quando ir

como montar um roteiro de viagem

Para viajar é preciso ter tempo, se você não tem disponibilidade de datas quando for escolher para onde ir, deverá pensar em outros fatores.

Por exemplo, se você não gosta de frio excessivo, mas só pode viajar entre dezembro e janeiro (nas férias escolares das crianças), ir para os Estados Unidos ou Europa não será uma opção, já que é inverno no hemisfério norte.

Assim como, se não gosta de praias muito lotadas, nesse período, deve fugir dos paraísos das férias. Pesquise as cidades que recebem muitos turistas nessa época e as evite, entretanto, há praias próximas das muito badaladas que são sossegadas e tranquilas.

Aquela lista, apresentada anteriormente, será importantíssima nesse momento. Pois o local escolhido deverá atender os critérios listados, além dos gostos pessoais.

Defina o tempo da viagem

como montar um roteiro de viagem

Agora que já sabe quando ir, precisa definir quanto tempo poderá ficar na localidade: serão 7, 14 ou 30 dias?

Lembre-se de levar em consideração o período que você e sua família poderão viajar e quanto dinheiro estará disponível para realizar todos os desejos. Uma boa indicação dos especialistas é ter uma determinada quantia que poderá ser usada por dia.

3. Descubra as atrações do destino

como montar um roteiro de viagem

Você já decidiu para onde e quando ir, agora deverá fazer uma pesquisa mais aprofundada para saber tudo o que o lugar oferece aos turistas.

Uma dica é pesquisar na internet as atrações locais, quais as melhores praias, os melhores restaurantes. As indicações de outros turistas são fundamentais para não errar nesse momento.

Saiba como montar um roteiro de viagem

como montar um roteiro de viagem

Lembra da lista citada lá em cima? Ela é ideal para você descobrir como montar um roteiro de viagem. Basta ir procurando os pontos assinalados e vendo o que a cidade possui ou não.

Depois de selecionar tudo o que a cidade oferece, chegou o momento de elaborar o roteiro em si. Lembre-se de priorizar pontos próximos para ficar mais fácil o deslocamento.

Se a cidade possuir muitas atrações e você e sua família desejarem ir à todas, converse com eles e veja se é possível visitar somente alguns dos locais, e na próxima viagem conhecer o restante. Desta forma, nem o orçamento ficará apertado, nem o tempo para curtir as atrações será pequeno.

Lembre-se ainda, de levar em conta o tempo de deslocamento entre um local e outro. Procure não encher seu dia com diversas visitas e atrações, tudo isso para não sobrecarregar o roteiro.

Caso sobre algum lugar, não hesite em marcar uma próxima viagem, é bom que este já será o pontapé inicial que levará você a decidir qual seu próximo destino.

4. Planeje quanto gastar

como montar um roteiro de viagem

Agora que já decidiu para onde e quando ir, chegou o momento de saber quanto poderá gastar. Os gastos devem ser pensados com calma, afinal, você terá um limite para eles.

Uma boa dica é pesquisar se os locais que deseja visitar cobram a visitação. Além disso, pesquise o deslocamento entre o local da hospedagem e a atração que irá conhecer.

Entenda como não extrapolar

como montar um roteiro de viagem

O pesadelo de um viajante é ficar sem dinheiro durante sua jornada. Para isso, pense em cada passo que dará. Planejar nunca é demais e com dinheiro não se deve brincar.

Por isso, monte uma planilha no Excel com todas os locais que serão visitados, lembre-se de pesquisar se é preciso pagar entrada (na maioria dos museus há cobrança). Procure o custo de todos os deslocamentos, você pode fazer isso através de sites que mostram a tarifa de táxi, ou ainda, pelos aplicativos de transporte particular de passageiros, como Uber e 99 Pop.

Lembre-se de incluir na sua planilha os gastos com alimentação. Esse costuma ser o maior gasto de uma viagem, principalmente, se o local tiver uma culinária diferenciada e saborosa.

Por fim, inclua os gastos com hospedagem, juntamente com as passagens, estes são os gastos mais pesados. Entretanto, eles podem ser pagos anteriormente e de forma parcelada, não pesando tanto no orçamento durante a viagem.

Agora que já sabe como montar um roteiro de viagem, sabe que planejar é algo fundamental para que tudo saia perfeito durante o seu passeio.

Por isso, comece a planejar com antecedência. Anote todos os locais que você e sua família desejam conhecer, monte planilhas, se não souber fazer no Excel, faça à mão em um caderno ou agenda. O importante é organizar tudo!

Deseja saber mais informações sobre como planejar sua viagem? Que tal descobrir como um clube de viagens pode ajudar você ainda mais nessa tarefa?

planejar-feriasPowered by Rock Convert