fbpx

“Você já foi à Bahia, não? Então vá!” Essa música de Dorival Caymmi, assim como todas as outras do seu repertório, dá o recado: esse é um dos destinos mais queridos dos brasileiros e estrangeiros que vêm nos visitar. Essa escolha não é à toa!

O estado é privilegiado quando se pensa em belas praias, em paisagens incríveis, em cultura, em gastronomia e muito mais! E Morro de São Paulo é um cantinho especial em meio a toda essa riqueza proporcionada na região.

Por tudo isso, neste artigo, vamos nos dedicar a mostrar a você o que fazer em Morro de São Paulo. A ideia é convencê-lo de que vale a pena passar uma temporada por lá, que é um dos destinos mais procurados por quem vai à Costa do Dendê, a quase 250 quilômetros de Salvador. Confira e comece já a pensar nas reservas!

Mergulho em águas transparentes

Vamos começar nossas dicas instigando seu espírito aventureiro. Se você gosta de mergulhar ou gostaria de aprender, as águas de Morro de São Paulo são perfeitas para isso. Transparentes e calmas, elas convidam à prática com equipamentos ou aquelas mais livres, apenas com máscara e snorkel.

A vida marinha nas praias e piscinas naturais de Morro de São Paulo vão surpreender até os mais experientes mergulhadores, com uma grande diversidade de espécies, como polvos, sardinhas, lagostas e camarão-palhaço.

Emoção na tirolesa

Ainda dentro do espírito de aventura, nosso convite, agora, é que você conheça nada menos do que a maior tirolesa do Brasil dentro da água. Ela fica ao lado do Farol, onde há ainda um mirante com vista maravilhosa de Morro de São Paulo. Na descida, você cai no mar da Primeira Praia.

Mesmo que você desista de pular após chegar lá em cima, vale a pena o visual, que ainda contempla a Ilha da saudade, considerada o cartão postal da região. Mas se tiver coragem (e o local é bem seguro), desça a tirolesa, pois será um passeio inesquecível.

Praias e piscinas naturais

Enfim, chegamos às informações sobre as praias. Em Morro de São Paulo, elas são chamadas pela ordem. Assim, na Primeira Praia, caso a maré esteja baixa, você poderá curtir as piscinas naturais formadas nela, um dos lugares mais agradáveis da região. Vale a pena relaxar em suas areias antes das próximas praias.

A Segunda Praia é considerada a mais popular, tanto por moradores como por visitantes. Nela, você encontrará ótima infraestrutura, podendo passar o dia inteiro em suas areias, em especial se estiver com crianças. Os restaurantes, inclusive, oferecem serviço de aluguel de cadeiras, mesas e guarda-sol. Além disso, você poderá apreciar a típica culinária baiana.

Se a intenção for tranquilidade, você pode escolher a Terceira Praia, onde há alguns restaurantes, mas menos badalação. Já a Quarta Praia é a que tem a maior extensão, onde se formam piscinas naturais para mergulhar e encontrar uma vida marinha diversa.

Para terminar este tópico, não podemos deixar de mencionar o passeio de caiaque até a Ilha Caitá. Você vai remar por apenas 15 minutos e aproveitar as águas cristalinas em todo o seu entorno.

Feira de artesanato

Nem tudo é praia e aventura em Morro de São Paulo e, por isso mesmo, dissemos que vale a pena reservar alguns dias para passar na região, sozinho ou em família. Como em quase todos os lugares que você vai conhecer na Bahia, a feirinha de artesanato é uma atração à parte.

Ela é montada todas as noites na Praça Aureliano Lima, na vila do povoado. Para quem gosta de objetos de decoração feitos artesanalmente, roupas, joias de prata ou bijuterias, entre outras coisas, a feirinha é um prato cheio. Fora que essa é a melhor oportunidade de adquirir algumas lembranças de Morro de São Paulo para presentear os parentes e amigos.

Centro histórico

Os pontos turísticos históricos também são uma marca de todas as cidades baianas, e não poderia ser diferente em Morro de São Paulo. A localidade pertence ao município de Cairú, que foi a segunda cidade brasileira mais antiga. Portanto, você pode esperar um encontro com casas construídas com arquitetura típica da época.

Também há a Fortaleza de Tapirandu, construída no século 17 para espantar invasores holandeses, além da Igreja Nossa Senhora da Luz, cuja construção se deu em 1620. Não deixe de passar pela Fonte Grande, pelo Farol e pelo Casarão, todos da mesma época. O último chegou a abrigar o imperador D. Pedro II.

Pôr do sol

Estar no Nordeste e não admirar o pôr do sol incrível da região é como se não tivesse passado por lá. Em Morro de São Paulo, o melhor lugar para apreciar o fim do dia e o anoitecer é a Fortaleza de Tapirandu, que fica ao lado do cais, bem abaixo do Farol. Suas ruínas oferecem o cenário perfeito para assistir ao sol cair.

Você ainda pode dar sorte e avistar os golfinhos que costumam nadar pelo local, fazendo malabarismos bem de frente para os turistas. Se preferir fazer isso já pronto para curtir a noite, escolha o pôr do sol no Chill-Out Bar Toca do Morcego e já vá aproveitando os petiscos e música ao vivo.

E então? Já está convencido de que Morro de São Paulo merece ser o seu próximo destino de férias de verão? Se a resposta for sim, não se esqueça de que o lugar é concorrido. Portanto, o ideal é planejar bem a viagem. Para isso, comece já a procurar as companhias aéreas que levarão você até lá para encontrar preços mais atraentes.

Também é importante fazer as reservas de hospedagem com antecedência para garantir que haverá vagas. Depois, é só arrumar as malas com seus melhores biquínis e sungas, além de muito protetor solar. De uma coisa você pode ter certeza: não falta o que fazer em Morro de São Paulo, e certamente esse será um passeio inesquecível para você e sua família — ou grupo de amigos.

Se você deseja facilitar as suas viagens, ganhando uma oportunidade de planejar-se financeiramente para isso e poder passear todos os anos, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!