fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Quem tem mais de uma criança em casa sabe como é a sensação: muitas vezes, achamos que não vamos conseguir momentos de tranquilidade com elas, principalmente nas férias ou em feriados prolongados, quando nos vemos sem o apoio da escola! Por isso, saber como organizar a rotina dos filhos é tão importante. Afinal, você também precisa de alguns períodos dedicados à própria vida, não é mesmo?

Ao definir com mais clareza e fazer acordos com as crianças sobre as atividades dentro de casa, você vai sentir que elas passam a colaborar para que os momentos juntos sejam mais agradáveis. Por isso, elaboramos uma lista com 7 dicas para que você consiga incluir os filhos nas atividades rotineiras. Confira!

1. Defina os objetivos

como organizar a rotina com filhos

O primeiro passo que você deve dar em busca de uma rotina organizada com as crianças é a definição de quais são os seus objetivos com elas. Isso só pode ser feito de acordo com a sua realidade, ou seja, considerando a idade das crianças, o que elas já são capazes de fazer para ajudar nas tarefas de casa, se já estão na escola e se você trabalha ou estuda fora, entre outros detalhes.

A partir dessa análise da sua vida com elas, é que você poderá definir o que deseja para a sua rotina. Um exemplo: se os seus filhos já são grandes o suficiente para tirar os brinquedos do armário sozinhos, então, certamente, eles poderão guardar tudo no lugar. O mesmo vale para colocar e tirar a mesa durante as refeições, por exemplo.

O importante é que você defina objetivos que possam ser alcançados por todos e que ajudem você a ter momentos maiores para fazer as suas coisas, ao mesmo tempo em que deixa as crianças ocupadas — mas sem tédio ou chateação por não conseguirem fazer o que foi pedido.

2. Prepare as atividades com antecedência

como organizar a rotina com filhos

Provavelmente, ao definir os seus objetivos antes de saber como organizar a rotina dos filhos, você deve ter incluído, entre eles, passar alguns minutos do dia com as crianças. Como o dia a dia costuma ser corrido, é importante que você aproveite, então, cada minuto dedicado a elas. Portanto, vale a pena organizar as atividades com antecedência.

Assim, se a ideia é passar um tempo do dia brincando com elas, já vá pensando no que vão fazer para poder separar o material que será usado com antecedência. O mesmo vale se esse momento com as crianças envolver um passeio, a leitura de um livro ou qualquer outra atividade que seja agradável para toda a família.

3. Crie uma rotina matinal e noturna

como organizar a rotina com filhos

Muitas vezes, podemos não perceber, mas há uma desorganização natural das atividades diárias em nossas casas que pode atrapalhar todo o andamento da nossa vida. Em uns dias, as crianças tomam banho pela manhã, enquanto pulam essa tarefa no outro e acabam fazendo isso à noite. Outro exemplo é o do café da manhã, que cada um faz em um horário diferente.

Para que a sua vida e a dos pequenos seja mais organizada, é importante que se crie uma rotina matinal e outra noturna. Você vai ver que isso pode ajudar, até mesmo, no sono dos seus filhos. Isso porque, ao fazer todos os dias esse tipo de atividade nos mesmos horários (banho, alimentação, deveres de casa, leitura), o próprio organismo passa a se habituar e entender quais são os próximos passos.

4. Faça listas

como organizar a rotina com filhos

Quem, hoje em dia, não anda com a cabeça cheia de problemas, pensamentos, atividades e informações? Pode ter certeza de que esse é um passo para se esquecer de coisas importantes, como aquela consulta ao médico ou a semana de provas das crianças. Por isso, não abra mão de fazer listas com as atividades diárias da família.

O ideal é, inclusive, que elas sejam acessíveis a todos, incluindo os seus filhos, casos eles já tenham idade para entender. Você pode fazer isso em um quadro que fique visível a todos ou usar aplicativos organizadores no smartphone ou tablet.

5. Defina um menu semanal

como organizar a rotina com filhos

Por falar em cabeça cheia, se é você quem faz as refeições da casa, certamente, já se deparou com a dúvida na hora de preparar o almoço ou a janta. E, no fim das contas, acaba perdendo tempo ao ter de fazer uma compra em cima da hora ou mudar de ideia ao ver que não tem todos os ingredientes em casa.

Uma boa maneira de livrar-se desse problema é separando alguns minutos do fim de semana — ou antes de fazer as compras — para elaborar um menu semanal. Você vai ver que, dessa forma, vai aproveitar melhor os alimentos que tem na despensa e desperdiçar menos nas idas ao supermercado.

6. Seja o exemplo

como organizar a rotina com filhos

Você já deve ter percebido que, ao elaborar uma rotina para os filhos, acaba conseguindo organizar melhor a própria vida. E isso é fundamental para quem quer envolver as crianças nas atividades. Afinal, o melhor ensinamento para eles é absorvido por meio do exemplo.

Se você estipular regras e horários para a casa e não segui-los, terá mais dificuldade em fazer com que os pequenos também o sigam.

Portanto, é preciso que todos na casa sejam envolvidos na organização do dia a dia, assim, é mais difícil que alguém se sinta injustiçado ao fazer algo que não gostaria ou que só é válido para ele.

7. Tenha um tempo para você

como organizar a rotina com filhos

Na hora de organizar a rotina das crianças, não deixe de pensar em você mesmo. Inclua, no dia a dia, alguns minutos ou horas para fazer algo que seja apenas para você, como um curso, um momento para leitura, para sair com amigos ou para descansar. Isso vale, também, para a semana. Reserve um dia só para você!

Se não conseguir fazer isso, pode ficar sobrecarregado e colocar em risco todas as tentativas de ter uma rotina mais tranquila e relaxada em meio a todas as tarefas do dia.

Cada família tem suas particularidades e, por isso, não existe uma rotina perfeita que seja adequada para todas elas. Mas, se você conseguir encontrar o seu caminho sobre como organizar a rotina dos filhos, verá como será muito mais tranquilo passar bons momentos com eles dentro e fora de casa.

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Essas dicas podem ser importantes para todas as pessoas que compõem a sua roda de amigos e parentes, não é mesmo?

planejar-feriasPowered by Rock Convert