Sabemos que viajar para fora do país é o desejo da maioria das pessoas. Mas há momentos em que queremos passar apenas alguns dias de descanso em algum lugar paradisíaco, cheio de aventuras, com excelente gastronomia ou para aproveitar e conhecer culturas diferentes. Há destinos nacionais que contemplam todos esses gostos e podem ser curtidos em um feriado prolongado, por exemplo.

Diversidade é a palavra-chave quando falamos nesse extenso território brasileiro, rico em paisagens e culturas tão diferentes. Há opções para quem gosta de frio ou de calor, de praia ou de campo, para quem deseja a culinária típica do Nordeste ou os pratos quentes para o frio das cidades mais ao Sul.

Há tanto a ver no Brasil que decidimos fazer uma lista com os 9 destinos nacionais mais interessantes e diversos para você começar a planejar os próximos passeios. Confira!

Chapada Diamantina, Bahia, Brasil

1. Chapada Diamantina (Bahia)

Ao pensar na Bahia, normalmente nos lembramos da praia, do Carnaval e do Pelourinho, em Salvador. Mas aqui, decidimos apresentar a você um destino menos óbvio. Trata-se do Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizada no coração do estado, onde você vai encontrar cânions, grutas, cachoeiras e vales com paisagens estonteantes.

Uma delas, dentro do parque, é o Poço Azul. O local é formado por uma gruta por onde você entra e segue até encontrar um poço de águas cristalinas, com cores que dificilmente encontramos em outros lugares. Lá, você pode praticar o snorkeling e ter a sensação de passar por onde já estiveram habitantes de 6 mil anos atrás!

Isso porque exploradores descobriram no Poço Azul ossadas de nada menos do que 48 espécies dentro da lagoa, incluindo um mamute e tigre-dentes-de-sabre.

Maragogi, Brasil

2. Maragogi (Alagoas)

Ainda falando em mergulho, se você é adepto dessa prática, certamente já ouviu falar das águas límpidas e transparentes de Maragogi. Sem exageros, o lugar não perde em nada para as belezas dos mares do Caribe e parece, mesmo, com aquelas paisagens que desenhamos quando crianças: areia clarinha, mar esverdeado e coqueiros ao fundo.

Chegar lá é muito fácil, pois Maragogi se localiza quase no meio do caminho entre Maceió e Recife, a cerca de 100 quilômetros das duas capitais nordestinas. Além disso, a rede hoteleira é grande, oferecendo também resorts.

Jericoacoara, Brasil

3. Jericoacoara (Ceará)

Gosta de calor e tem o sonho de passar os dias na praia, até mesmo durante o inverno? Pois o Brasil oferece isso aos seus turistas. Em Jericoacoara, no Ceará, podemos dizer que nem existe baixa temporada! Jeri, como é carinhosamente chamada pelos apaixonados por essa cidade, encanta logo à primeira vista.

O clima é de sol o ano todo, refrescado pelos ventos que passeiam pelas praias cearenses a todo instante. Mas o que agrada, mesmo, é o visual. O pôr do sol de Jericoacoara é incomparável e pode ser visto de cima das dunas. Outras atrações são a Pedra Furada e a Lagoa do Paraíso. Jeri fica a 300 quilômetros de Fortaleza, mas vale a pena cada metro rodado!

Foz do Iguaçu, Brasil

4. Foz do Iguaçu (Paraná)

Fugindo um pouco dos destinos nacionais que levam você à praia, chegamos à fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai. Foz do Iguaçu é um dos lugares que mais atraem estrangeiros ao Brasil, em busca das belezas das Cataratas do Iguaçu. São nada menos do que 275 quedas d’água e — acredite! — você não vai se cansar de olhar.

Além de aproveitar a paisagem, se gostar, você pode praticar esportes radicais durante o passeio. Além disso, ainda dá para cruzar a fronteira e conhecer a cidade argentina de Puerto Iguazu, cheia de charme, bares, restaurantes e empórios com mesas nas calçadas e bons vinhos para degustar.

Também é possível aproveitar para fazer compras no Paraguai, cruzando a famosa Ponte da Amizade e chegando a Ciudad del Este. Prepare-se: o lugar é lotado de turistas andando de um lado para o outro com suas sacolas cheias de mercadorias.

Florianópolis, Brasil

5. Florianópolis (Santa Catarina)

O Sul é o seu destino preferido? Então, você não pode deixar de conhecer as praias de Florianópolis. E não são poucas: oficialmente, dizem que há 42 delas, mas podem ser até 100, se você procurar bem pelos recantos escondidos da ilha catarinense. Cada uma delas tem características diferentes.

Mais ao Norte, você encontra lugares cheios de turistas, muito agitados e com o mar mais calmo, próprio para quem está em família com crianças. No Leste e Sul, há mais vento, e as ondas têm a formação perfeita para quem gosta de praticar o surfe. Aliás, Floripa, como é chamada pela maioria das pessoas, é um prato cheio para os praticantes de esportes.

Uma dica incrível é a visita à Ilha do Campeche, com águas cristalinas e mata nativa. Tanto que recebeu o título de Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, a única no Brasil com essa característica. A visita é feita de barco e deve ser acompanhada por guias de turismo.

Fernando de Noronha, Brasil

6. Fernando de Noronha (Pernambuco)

Já que estamos falando de praias paradisíacas, claro que o próximo destino só poderia ser Fernando de Noronha. Afinal, quem é apaixonado pelo mar certamente já teve o sonho de conhecer essa ilha, um dos lugares com a natureza mais preservada no país. Em Noronha, o clima é temperado durante todo o ano, ou seja, por lá também não há baixa temporada.

Um dos lugares mais famosos é a Baía do Sancho, que já foi considerada uma das paisagens mais bonitas do mundo. Mas há muito mais a visitar em Fernando de Noronha, especialmente para quem gosta de fazer trilhas com os pés na areia e a cabeça longe dos problemas.

Lençóis Maranhenses, Brasil

7. Lençóis Maranhenses (Maranhão)

Se você pensa que dunas e água azul, límpida e cristalina só podem ser encontradas na praia, é porque nunca ouviu falar dos Lençóis Maranhenses. As lagoas refletem a cor do céu e estão encrustadas em mais de 100 quilômetros de areia, que fizeram o lugar ser conhecido como o Saara nacional.

Visitar esse destino é uma experiência diferente de tudo o que você pode imaginar, sobretudo porque suas paisagens mudam constantemente em função dos ventos, que trocam as dunas de lugar. Com certeza essa é uma visita que vai transformar você!

Petrópolis, Brasil

8. Petrópolis (Rio de Janeiro)

Estamos chegando ao fim das nossas dicas e, por isso, vamos mudar completamente de paisagem. Em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o que chama a atenção são os ares imperiais, proporcionados pelas construções históricas dos tempos de Dom Pedro I.

Além de curtir o passeio cultural, você poderá aproveitar para fazer compras em antiquários cheios de charme ou no shopping a céu aberto da rua Teresa. O contato com a natureza é garantido nos passeios pelo Parque Crémerie e pelo Parque Municipal de Petrópolis.

Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil

9. Gramado (Rio Grande do Sul)

Por fim, chegamos ao Rio Grande do Sul, mais precisamente a Gramado, a terra do Festival de Cinema, onde são entregues os famosos Kikitos de Ouro aos artistas mais premiados do Brasil. Aqui, a alta temporada acontece durante todo o ano.

No inverno, vale a pena sentir-se como se estivesse em uma cidade europeia, aproveitando o melhor da gastronomia e curtindo o frio de gelar os ossos. Já no fim do ano, Gramado é conhecida pelos desfiles de Natal e pelas ruas ornamentadas, que encantam toda a família.

Entre as atrações, você vai encontrar as fábricas de chocolate, o Parque do Caracol, o famoso Minimundo, o Lago Negro, entre muitas outras. É lá que fica, também, o primeiro parque de neve indoor da América do Sul, o Snowland.

Viu como há destinos nacionais para todos os gostos? Nosso país tem opções para que você passe as férias da maneira que quiser, sejam elas no calor, sejam no frio. O importante é saber que você vai se divertir muito, independentemente do lugar escolhido para o passeio.

Está pensando em viajar e quer ficar por dentro das melhores dicas sobre destinos e hospedagem? Curta a nossa página no Facebook!