fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Viajar com as crianças e a família é a oportunidade perfeita de criar memórias inesquecíveis. Por isso, reunimos dicas para tornar a primeira viagem de avião do seu bebê uma aventura agradável e inesquecível.

Afinal de contas, viajar faz bem e é uma atividade que deve ser praticada, aos 8 meses, 8 anos ou 80 anos de idade.

Quando uma família viaja, aprende em conjunto sobre as diferentes culturas, sabores e cheiros que o mundo tem a oferecer. Essa é a oportunidade perfeita para ensinar aos pequenos o respeito às diferenças e a alegria das novas descobertas.

Para fazer uma primeira viagem de avião com conforto e tranquilidade, é preciso seguir algumas dicas. Confira!

Prepare a criança para o voo

Primeira viagem de aviãoSe o seu filho já é uma criança ativa e esperta, aproveite a oportunidade da primeira viagem de avião para deixá-lo curioso e animado com as possibilidades que a vida oferece. Compre livros que falem sobre o espaço e ensine a criança sobre como o avião voa e como as pessoas conseguem ir de um lugar a outro em pouco tempo.

Torne esse ato corriqueiro uma grande aventura. Dessa forma, você evita traumas que podem estar relacionados com o medo de viajar de avião.

Se o filho for um bebê ou uma criança muito pequena, que ainda não tem discernimento, também é preciso prepará-lo para a viagem de avião. Normalmente, bebês de colo sentem um incômodo maior do que o normal em seus ouvidos, durante os pousos e decolagens. Por isso, programe-se para fazer com que a criança mame durante esses momentos críticos do voo, já que o movimento de sucção realizado pela boca ajuda a aliviar a diferença de pressão atmosférica.

Nesses momentos, algumas crianças podem começar a bocejar naturalmente, como uma tentativa de equilibrar a pressão.

Separe a documentação necessária

Primeira viagem de avião

Certos documentos são necessários para embarcar uma criança em um voo de avião, como a certidão de nascimento, a carteira de identidade e o passaporte (para viagens internacionais), além da autorização de voo autenticada em cartório, caso a criança viaje somente com um dos pais ou com um responsável.

Tente seguir os horários da rotina da criança

Primeira viagem de avião

Uma boa dica para tornar a primeira viagem de avião mais tranquila, em caso de voos longos, é tentar seguir a rotina da criança mesmo dentro do avião. Se você vai viajar por mais do que 9 horas, por exemplo, nossa dica é programar o voo para que ele aconteça durante a noite. Assim, a criança vai dormir naturalmente durante a maior parte do trajeto.

Para quem viaja de dia, respeitar sonecas e costumes também é uma forma de facilitar a vida em jornadas mais extensas.

Vista-a com roupas confortáveis

Primeira viagem de avião

Ninguém merece viajar de avião em roupas apertadas ou que sejam desconfortáveis, não é mesmo? Por isso, na hora de pensar no outfit dos pequenos que vão viajar de avião, uma boa recomendação é vesti-los de forma confortável e com roupas que sejam mais agasalhadas, por conta do ar-condicionado, que costuma gelar as aeronaves.

Caso ache necessário, leve um cobertor ou vista a criança com agasalhos e jaquetas que possam ser removidos na hora do desembarque.

Utilize mochilas como mala de mão

Primeira viagem de avião

Crianças são crianças e pode ser que elas solicitem seu colo ou que se cansem de andar. Para deixar as mãos livres para os pequenos, o ideal é evitar as malas de mão que tenham rodinhas e optar por mochilas, que podem ser carregadas nas costas.

Certos modelos têm diferentes compartimentos, que deixam a vida ainda mais fácil para quem carrega todos os objetos e equipamentos necessários viajando com crianças. Nos compartimentos menores, aproveite para colocar os objetos de uso corriqueiro das crianças, como fraldas, lenços umedecidos, pomadas e remédios anti-náusea prescritos pelo pediatra.

Uma dica essencial é ter sempre à mão álcool em gel, para higienizar superfícies, como a bandeja do avião e os encostos de braço. O higienizador também é uma opção para quando a criança se suja, mas a fila para o banheiro está muito extensa.

Organize kits de emergência

Primeira viagem de avião

Uma escapadela que saiu da fralda, uma água que caiu na camiseta, uma roupa que foi manchada com comida — se tudo isso pode acontecer no dia a dia de uma criança, imagina quando ela vai fazer sua primeira viagem de avião. Para evitar que o pequeno fique molhado no ar frio do avião ou que ele chegue ao destino final todo sujo, o jeito é apelar para kits de emergência.

Utilizando sacos plásticos individuais, fechados com zíper, monte pacotes com fralda (se for um bebê), calcinha ou cueca, blusa, calça e agasalho. Embale-os separadamente e coloque, pelo menos, dois desses kits em uma mala ou mochila de mão.

Dessa forma, se algum acidente acontecer, você tem tudo o que precisa à mão para trocar a criança com eficiência e rapidez no banheiro do avião ou no aeroporto.

Leve brinquedos e opções divertidas

Primeira viagem de avião

Boa parte das aeronaves atuais têm opções de entretenimento de bordo que podem facilitar a vida dos pais que querem entreter e distrair os filhos durante as viagens de avião. No entanto, não dá para contar com isso na hora de viajar com crianças.

Para tornar a primeira viagem de avião dos pequenos uma grande aventura, leve na bolsa opções de entretenimento divertidas para seu bebê. Leve papéis e giz de cera, que sujam menos e não precisam de apontadores; coloque na bolsa jogos baratos, como quebra-cabeças, jogos da memória e dominó; e lembre-se de que esses objetos terão que ser carregados por você, por isso, não exagere no peso.

Uma boa dica é dar os brinquedos separadamente, um a cada pouco tempo de viagem. Dessa forma, a criança não fica entediada e fica feliz com tantas surpresas. Evite levar brinquedos que façam barulho e tenham buzinas ou chocalhos. Afinal de contas, outras pessoas estarão no avião e podem se incomodar com os ruídos.

Inclua lanches saudáveis na bagagem de mão

Primeira viagem de avião

Muitas companhias aéreas oferecem um menu voltado para crianças. Para ter acesso a essas refeições, é preciso reservar com antecedência. De qualquer forma, os pequenos sentem fome com mais rapidez do que a gente e é preciso estar preparado para essas situações.

Leve, na mala de mão, pequenas porções de frutas cortadas, leite em pó e papinhas de bebês. Elas podem ser aquecidas dentro da aeronave com o auxílio de um comissário de bordo.

A primeira viagem de avião é sempre marcante, ainda que a pessoa seja um bebê ou uma criança. Afinal de contas, viajar faz bem!

Quer receber conteúdos fresquinhos como este em seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades de turismo com as crianças e a família!

planejar-feriasPowered by Rock Convert