fbpx

Fazer a pesquisa de hotéis pode ser uma tarefa complicada, ainda mais se você não pode usufruir de um clube de viagens incrível, com hospedagens parceiras que oferecem as melhores vantagens.

Existem inúmeras opções de hotéis, hostels, albergues e, até mesmo, quartos privativos que podem ser alugados dentro da casa de moradores locais. São diversas opções que têm a habilidade de agradar diferentes perfis de viajantes — dos mais novos, que querem muita diversão e agito, aos mais velhos, que preferem descansar e recarregar as energias durante a viagem.

Com tanta variedade, fica difícil escolher a opção que mais agradará a você e à sua família. Para ajudá-lo a descomplicar ao máximo a escolha de um hotel ideal para a sua próxima viagem, reunimos dicas para encontrar a melhor opção de hospedagem. Confira!

1. Utilize buscadores

A primeira dica para encontrar um hotel ideal para a sua próxima viagem é utilizar buscadores, como o Google e o Bing, para descobrir mais sobre o seu destino. A cidade que você vai visitar é cheia de gente jovem e de outros turistas? Você quer fazer novas amizades? Talvez, um hostel seja a melhor opção de hospedagem para você.

Seu destino ideal envolve muito sossego, descanso e tranquilidade? Talvez, um resort all-inclusive seja a opção de hotel que mais vai ajudá-lo a alcançar todos esses objetivos.

Utilize os buscadores para descobrir o perfil do seu destino e comece a delimitar suas opções. Certas cidades contam com a presença de diferentes franquias de hotéis, que costumam ser padronizadas entre si. Assim, mantém-se um certo nível de qualidade e o hóspede não é surpreendido por mudanças ou por um ambiente turbulento.

É o caso de algumas redes, como o Ibis e o Holiday Inn, para os hóspedes que querem maior praticidade e conforto, e do Four Seasons e do Marriot, para aqueles que procuram luxo e requinte.

2. Confira as opiniões de outros hóspedes

Encontrou algumas opções de hotel que o atraem? É hora de utilizar as ferramentas de pesquisa novamente, mas, desta vez, para descobrir o que as pessoas pensam sobre esses lugares. O próprio Google costuma mostrar avaliações para uma determinada localização, que são deixadas por pessoas que visitaram o local anteriormente.

Se o Google não apresentar nenhum dado, procure em outros sites especializados em viagens, que guardam registros das opiniões de quem viajou e hospedou-se naquele local. Não importa qual é a fonte, o ideal é obter o máximo possível de opiniões de pessoas que se hospedaram nos locais de interesse.

Esse é um dos passos mais importantes da pesquisa de hotéis, porque permite remover quaisquer tipos de dúvidas em relação à qualidade e ao nível do hotel.

Nem sempre um hóspede tem uma experiência boa, afinal de contas, é bem difícil agradar a todos. Sendo assim, para fazer um julgamento justo e nivelado, tente ver se há algum tipo de repetição nos feedbacks dos antigos hóspedes. Se houver cinco ou mais reclamações de barulho, esse não pode ser o melhor hotel para quem quer descansar. Se muitos reclamam da higiene do local, essa opção de hospedagem deve ser evitada por quem viaja em família.

Agora, se várias pessoas informam que o café da manhã é incrível e que o staff está sempre pronto para ajudar aos hóspedes, as chances de esse local oferecer uma experiência maravilhosa aumentam consideravelmente.

3. Veja vlogs de viajantes

Se você é daqueles que adoram descobrir mais sobre o destino que visitarão, aproveite para ver vlogs de viagem.

Nos vídeos, além de darem dicas de turismo e de restaurantes, muitos influenciadores costumam filmar o interior de seus quartos e hospedagens, além de contarem um pouco de suas opiniões e do que acham sobre aquele local.

Essa etapa é importante porque, muitas vezes, as fotos dos anúncios podem não mostrar a realidade exata e ver as opiniões de quem conheceu o lugar realmente, além de ver imagens não editadas e produzidas por um profissional, é essencial.

4. Busque recomendações com os amigos

Você tem amigos que já viajaram para o mesmo destino anteriormente? Converse com eles para saber em que local se hospedaram! As dicas dadas por amigos podem ser valiosas, ainda mais porque eles podem oferecer conselhos mais objetivos, que são alinhados às suas preferências pessoais.

Um amigo jovem e que adora festas, por exemplo, pode saber que você prefere ambientes que são mais tranquilos e dar uma sugestão de que tipo de hospedagem selecionar.

Outro amigo que conhece a sua cidade de destino pode oferecer recomendações de bairros e regiões que vão agradá-lo com mais precisão do que qualquer guia ou livro de viagem.

5. Analise o custo-benefício

Delimitou sua pesquisa a algumas opções de hospedagem, mas ainda não decidiu onde ficar? A pesquisa de hotéis, agora, chega à sua fase de análise de custo-benefício. Nessa etapa, o viajante deve colocar na ponta do lápis seus gastos presumidos da viagem.

Há um hotel que é um pouco mais caro do que os outros, mas que oferece café da manhã incluso? Pode valer a pena fazer um investimento um pouco maior e garantir uma das refeições diárias “na faixa”.

Existe uma opção de hospedagem com uma metragem menor nos quartos, mas com uma localização perfeita, bem no centro da cidade que você visitará e perto dos principais pontos turísticos? Talvez, sacrificar um pouco do espaço possa valer a pena, se você levar em conta que não gastará nem tempo e nem dinheiro com transportes até os principais pontos de interesse local.

6. Faça comparações de preços em sites especializados

O último passo da pesquisa de hotéis costuma acontecer uma vez que você já tem uma ou duas hospedagens de preferência bem definidas.

Para fechar com chave de ouro, faça uma comparação dos preços de cada hotel nos sites especializados e já consolidados como referência em turismo. Por meio deles, você poderá, por exemplo, encontrar alguma promoção interessante ou um desconto maior, além da disponibilidade nas datas desejadas, que poderão ajudá-lo a fazer uma decisão final de qual será sua opção de hospedagem.

Fazer a pesquisa de hotéis pode ser uma tarefa longa, mas vale muito a pena. Afinal de contas, viajar faz bem! Quer mais dicas de viagem incríveis? Assine já a nossa newsletter e receba nossas próximas publicações na sua caixa de entrada!

planejar-feriasPowered by Rock Convert