fbpx

Existem roteiros para terceira idade que são ideais para serem feitos em um final de semana. Escapar da cidade por dois ou três dias é a oportunidade perfeita para viver novas aventuras, conhecer pessoas, fazer amizades e recarregar as energias antes de voltar para a rotina e o dia a dia.

Para ajudá-lo a escolher um destino perfeito para sua próxima viagem de final de semana, elaboramos alguns roteiros para a terceira idade. Confira!

1. Campos do Jordão

roteiros terceira idade

Conhecida por seu clima mais ameno, cheio de geadas e névoa durante o inverno, Campos do Jordão é uma cidade localizada a cerca de 180 km de São Paulo, capital. De carro, esse trajeto pode ser percorrido em pouco mais de duas horas, sendo que as estradas até lá costumam ser seguras e bem sinalizadas.

Campos do Jordão tem temperaturas mais amenas porque está localizado no alto da serra da Mantiqueira, uma cadeia de montanhas que atravessa os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Além de ser o principal chamariz da cidade, o clima ameno faz com que a região ganhe ares europeus. Por conta disso, ela é repleta de edifícios com características arquitetônicas, como o enxaimel, que vão fazê-lo se sentir em outro país. Um dos pontos de interesse da cidade é a Cervejaria Baden Baden, que oferece tours e também degustações da bebida que é produzida no local.

Quem vai a Campos do Jordão não pode deixar de visitar pontos turísticos, como o Morro do Elefante, que tem um teleférico que oferece uma vista incrível de toda a cidade. O Horto Florestal, o Borboletário, o Pedalinho e o Parque Floresta Encantada são outras atrações locais que oferecem muita diversão em meio a natureza.

O centro de Campos do Jordão é chamado de Vila Capivari, sendo que essa região é repleta de bares, restaurantes, lojas e, até mesmo, um shopping. Os lugares são ideais para quem não dispensa um bom artesanato, além de oferecerem roupas de frio, como malhas e tricôs, que são bem quentinhas.

Uma viagem, ainda que curta, até Campos do Jordão merece que, pelo menos, uma das refeições feitas seja com o fondue, em suas versões salgada, com queijos, carnes e pães, e doce, com frutas variadas e muito chocolate!

2. São Roque

roteiros terceira idade

São Roque é uma cidade do interior de São Paulo, localizada a cerca de 70 km da capital, que é conhecida como ponto inicial da rota do vinho.

Seu clima predominantemente mediterrâneo favorece o crescimento das uvas e, na cidade, foram instaladas vinícolas diversas, que oferecem tours privados, além de almoços e degustações. Quem visita o local no mês de janeiro pode, ainda, colocar a mão na massa e fazer parte da vindima, que é o processo de colheita do vinho. Uma das vinícolas locais mais famosas é a Góes.

São Roque também é perfeita para quem não dispensa aventura e esportes radicais. Tudo isso pode ser encontrado no Ski Mountain Park, que tem um teleférico e uma enorme pista que simula a descida de uma montanha de neve.

3. Holambra

roteiros terceira idade

Também localizada no estado de São Paulo, Holambra é conhecida por ser a capital estadual das flores. Durante o verão e a primavera, milhões de pessoas se dirigem à cidade, localizada a cerca de 130 km da capital, por conta de seu festival de primavera, a Expoflora.

A enorme celebração conta com expositores de flores e orquídeas raras, além de vendedores que ofertam, entre outras plantas, tulipas, hortênsias, peônias e outras flores que não são tão facilmente encontradas em outras partes do Brasil.

Como outras atrações, a cidade concentra, ainda, um Museu Histórico, o Moinho dos Povos Unidos, e a Rua Dória Vasconcelos, cenário perfeito para fotos.

4. Ouro Preto

roteiros terceira idade

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais importantes de todo o Brasil. Ela está localizada em Minas Gerais, a menos de 100 km da capital do estado, Belo Horizonte. Ouro Preto foi palco dos movimentos da Inconfidência Mineira e guarda locais históricos, como o Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes.

A cidade tem, ainda, a Igreja de São Francisco de Assis, que apresenta pinturas impressionantes em seu interior. Outros santuários locais incluem a Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia.

Se o espírito for de viagem de aventura, é possível contratar guias de turismo que fazem pequenos tours pelas minas de ouro que foram exploradas durante o passado colonial do Brasil, como a Mina de Chico Rei, a Mina du Veloso e a Mina de Ouro da Passagem.

O Museu Casa dos Contos ajuda a retratar parte da exploração do ouro que aconteceu na cidade, em especial, na parte dos impostos abusivos que eram cobrados pela coroa portuguesa. Vale a visita para descobrir um pouco mais sobre a história local.

5. Gramado

roteiros terceira idade

Gramado é uma cidade localizada na Serra Gaúcha, a cerca de 125 km de Porto Alegre, que também é muito procurada por quem busca fazer roteiros para terceira idade.

A cidade também tem um clima ameno e muitas atrações tranquilas, perfeitas para quem quer se divertir sem deixar o relaxamento de lado.

Quem visita Gramado pode conhecer alguns lugares, como o lavandário, um enorme campo de lavanda, que, durante a primavera, funciona como um verdadeiro cenário para fotos incríveis. A cidade conta, ainda, com os pedalinhos do Lago Negro, que oferecem um passeio romântico.

Como atração singular, a cidade tem um Mini Mundo, um enorme museu feito com miniaturas de alguns dos principais pontos turísticos do mundo, como a Torre Eiffel e o Museu do Ipiranga. Há um museu de cera, o Dreamland, e o Mundo a Vapor, um museu dedicado inteiramente a contar a história dos objetos movidos a vapor.

Quem gosta de aventuras radicais pode aproveitar a Snowland, um parque feito com neve artificial que permite ao público experimentar a adrenalina de alguns esportes, como ski e snowboarding.

Para fechar a aventura em Gramado, o público pode aproveitar e realizar uma visita ao Reino do Chocolate, uma enorme fábrica de doces e guloseimas.

Se a viagem for feita com crianças, Gramado fica ainda mais mágica por conta da Aldeia do Papai Noel e do Parque dos Dinossauros, perfeitos para encantar os pequenos.

Gostou de descobrir cidades perfeitas para roteiros para terceira idade? Aproveite a visita ao blog para receber dicas sobre como montar um roteiro de viagem perfeito e comece já a programar e planejar sua próxima aventura de fim de semana!