fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Deseja viajar para Belo Horizonte, a terceira maior cidade do país? A capital de Minas Gerais é repleta de história para contar, além de oferecer diversos pontos turísticos que agradam a todos os gostos — desde aqueles que gostam de passeios gastronômicos até quem apenas deseja ir a locais mais voltados para a cultura.

Fundado em 1897, foi um município planejado. As ruas que cruzam a Avenida do Contorno (uma das principais da cidade), refletem essa característica, uma vez que são todas bem alinhadas. Devido à sua importância econômica no estado, tem voo direto para todas as capitais do país, além de ser a porta de entrada para as cidades históricas de Minas.

Neste artigo, você conhecerá algumas dicas de viagem sobre a cidade. Confira!

Conheça o Circuito Cultural da Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade, por si só, é esteticamente muito bonita. Além disso, conta com importantes prédios, até mesmo um projeto de Oscar Niemeyer. Caso você vá na época do Natal, ainda será surpreendido com a sua decoração, muito iluminada e com visitantes de todas as partes da cidade.

Dessa forma, pode ter certeza que vai render inúmeras fotos para alimentar as suas redes sociais. Tratando especificamente do Circuito Cultural, há várias opções de museus e espaços públicos a serem conhecidos. Entre eles, destacam-se:

  • Arquivo Público Mineiro;
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa;
  • Casa Fiat de Cultura;
  • Memorial Minas Gerais Vale;
  • Museu das Minas e do Metal;
  • Palácio da Liberdade;
  • Centro Cultural Banco do Brasil, entre outros.

O ideal é reservar um dia apenas para fazer esse circuito, para conhecer os locais com calma e analisar tudo o que as obras têm a oferecer!

Faça compras no Mercado Central

Imagine um mercado enorme, onde as lojas trazem as mais diferentes sensações olfativas e para o seu paladar? Estamos falando do Mercado Central! Está localizado bem no Centro de BH, em que a entrada principal está voltada para a Avenida Augusto de Lima (uma das mais tradicionais da cidade).

Ali, você vai poder experimentar um pouco da culinária mineira, bem como conhecer o trabalho dos artesãos do local e experimentar as famosas iguarias — segundo os próprios moradores, é ali que fica o melhor fígado com jiló da cidade!

Deseja levar de lembrança para os seus familiares a cachacinha do estado? O que não falta no Mercado é opção. Existem lojas que oferecem produtos de diferentes alambiques, inclusive com sabores específicos — já imaginou ter a chance de sentir o gostinho de uma pinga de banana? Pois é o tipo de coisa que vai encontrar por lá!

Conheça o Savassi

Opções do que fazer à noite na cidade não faltam. O Savassi, bairro conhecido por sua boemia, é um dos pontos que devem ser visitados.

Você vai ter a chance de conhecer os mais variados tipos de estabelecimentos, para todos os gostos. Até mesmo se quiser sentir um pouco do tempero da Bahia: há uma região somente com bares especializados em servir o acarajé.

Como estamos em Minas, não se preocupe. Sentar em um barzinho e experimentar um farto prato de tira-gosto com carne, torresmo e demais ingredientes típicos é o que todo belo-horizontino ama!

Vá ao Maletta

Por falar em vida noturna, não podemos deixar o Maletta de fora deste guia de viagem! Localizado entre a Avenida Augusto de Lima (a mesma do Mercado Central) e a Rua da Bahia, o edifício Arcângelo Maletta fez e faz história na capital.

Entre lojistas, moradores e visitantes, nesse único prédio, circulam diariamente cerca de 5 mil pessoas: já imaginou a quantidade de opções que você pode encontrar por lá?

No primeiro e no segundo andares há diversos barzinhos, que buscam agradar a todos os públicos. Há alternativas veganas, sanduíches gourmets ou até aqueles mais simples e muitos bares. É ideal para quem deseja apenas beber uma cerveja curtindo o ar fresco que a varanda do edifício proporciona.

Assista a um jogo no Mineirão

Palco da Copa do Mundo de Futebol por duas vezes (inclusive, uma ainda bastante recente na memória afetiva dos amantes do futebol — se lembra do 7 a 1? Foi aqui! —, o Mineirão é um dos principais estádios do país. Nele, além dos inúmeros jogos, outros eventos são realizados durante o ano.

Durante a sua estadia por Belo Horizonte, vá até o site do estádio e confira a programação para o fim de semana. Há, inclusive, ocasiões bastante tradicionais na capital, como o evento Sarará, que reúne grandes nomes da música brasileira.

Conheça o Conjunto Arquitetônico da Pampulha

Talvez esse seja o ponto mais tradicional de Belo Horizonte: o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Além de ser rodeado pelos 18 quilômetros de extensão da Lagoa, oferece muitos outros destinos para fazer ótimos registros para as redes sociais.

Nele, nos deparamos com três obras de Oscar Niemeyer, todas projetadas durante a década de 1940:

  • Museu de Arte da Pampulha: no século passado, nesse espaço, funcionava um cassino;
  • Casa do Baile: local de exposições, cuja intenção inicial era abrigar festas e restaurante;
  • Igreja de São Francisco de Assis: considerado um dos principais cartões postais da cidade, foi desenhada com mais de dez painéis de autoria de Portinari em que se retrata a Via Sacra.

Para quem gosta de uma diversão mais radical, poderá visitar o Parque Guanabara, com atrações que agradam a toda família. Aqui, é o espaço perfeito para levar as crianças, além de contar com brinquedos que dão aquele friozinho na barriga e permitem uma bela vista de toda a orla — como a roda gigante.

Se quiser fazer esse circuito, basta pegar o ônibus circular 512, com início na estação Pampulha do Move. Dessa forma, você terá a oportunidade de avistar a lagoa vista sob todos os pontos de vista.

E então, o que achou dessas dicas para quem deseja viajar para Belo Horizonte? O ideal é contar com um bom planejamento para que todo o passeio seja executado dentro das expectativas, além de evitar que haja imprevistos tanto na questão financeira quanto com os passeios. Assim, pode ter certeza de que todo o roteiro pensado para as férias de sua família será um sucesso!

Gostou dessas sugestões e deseja ter mais dicas como essas? É só assinar nossa newsletter e receber nossos conteúdos direto em sua caixa de entrada!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert