fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Quem é que não curte aproveitar o meio, o fim do ano ou até mesmo os feriados para fazer uma bela viagem? Porém, se toda viagem requer planejamento, quando feita em alta temporada, isso merece ainda mais atenção. Alguns fatores podem sofrer alguma alteração, seja no valor, seja na disponibilidade. No caso das estadias, por exemplo, contar com um clube de viagem nesse momento pode ser a escolha certa para evitar surpresas.

Afinal, você sabe como se preparar para viajar em alta temporada? Entende quais são os prós e contras de escolher essa época para um passeio? Neste post, vamos responder essas perguntas e ainda dar algumas dicas para esse tipo de viagem. Vamos lá?

Prós e contras de viajar em alta temporada

Como mencionado, viagens feitas em alta temporada têm seus benefícios, mas também alguns pontos desfavoráveis. Então, convém balancear todos esses fatores no momento de decidir fazer uma. Confira, a seguir, alguns elementos a serem considerados.

Prós

Viajar com a família e amigos

Uma das maiores vantagens de viajar em alta temporada é a possibilidade de reunir a família ou os amigos para o passeio. Quem tem filhos, por exemplo, tem a oportunidade de aproveitar as férias ou alguma data festiva para curtir os parentes sem preocupações.

Para quem não os têm, essa é uma ótima chance de reunir os amigos, já que é mais comum que as pessoas escolham tirar férias nessas épocas. O verão, por exemplo, é um período em que normalmente se tira um tempo de descanso e, dessa forma, pode-se fazer uma ótima viagem em grupo.

Maiores chances de conhecer pessoas

Viajar é uma oportunidade e tanto para conhecer não apenas lugares nunca antes visitados, mas também pessoas desconhecidas e, assim, fazer amigos. Afinal, uma experiência como essa é capaz de aproximar aqueles que estão dispostos a fazer algo novo e interagir.

Por serem épocas em que normalmente os destinos turísticos estão mais cheios, viajar em alta temporada faz com que aumentem as chances de conhecer pessoas novas.

Maiores chances de atrações e locais funcionarem

Em todo destino turístico existe aquele local ou atração que só funciona em alta temporada, além daqueles que, apesar de funcionarem na baixa, têm horário restrito. Com isso, o passeio pode ficar de alguma forma prejudicado, limitando ou impossibilitando conhecer alguns deles.

Viajar em alta temporada é uma boa escolha nesse sentido, já que nessas épocas é mais provável que tais pontos turísticos estejam funcionando ou com horário ampliado.

Contras

Alto custo

Considerando as férias escolares e outros fatores já citados, a alta temporada é uma época em que muitas pessoas decidem viajar. Em razão da lei da oferta e da procura, esse é um dos motivos pelos quais os preços se elevam durante esse período.

Dessa maneira, estadia, alimentação, ingressos para pontos turísticos e, em alguns casos, transporte podem ter valores aumentados, o que encarece a viagem.

Pontos turísticos e de interesse cheios

Para além do preço dos ingressos, viajar em alta temporada pode ser sinônimo de locais cheios, filas e, consequentemente, longo tempo de espera para acessar alguns pontos turísticos. Em alguns casos, há limite de quantidade de visitantes, o que pode impossibilitar o acesso.

Tudo isso sem considerar restaurantes e lanchonetes, que podem ter o atendimento mais demorado, tendo em vista a alta demanda.

Vagas em hotéis e pousadas

Ainda seguindo a linha de raciocínio, destinos turísticos abarrotados de gente consequentemente têm como sinônimo hotéis, pousadas e hospedagens em geral cheios ou superlotados. Ainda, aqueles mais bem avaliados costumam esgotar rapidamente e, assim, o hotel que você tanto gosta pode não ter disponibilidade.

Tudo isso se traduz em preços mais altos, alteração nas condições de cancelamento, falta de privacidade, entre outros pontos.

5 dicas para que a viagem em alta temporada não fuja do orçamento

Ainda assim, com bastante planejamento, é possível que a viagem em alta temporada supere os fatores contrários citados acima. Acompanhe as dicas a seguir e garanta uma viagem relaxante, divertida e, principalmente, dentro do orçamento disponível.

1. Pesquise com antecedência

A primeira dica é: pesquise com bastante antecedência. Como mencionado, por ser uma época de bastante procura, as hospedagens costumam se esgotar ou encarecerem rapidamente. Ainda, dificilmente aparecerão promoções. Então, a dica é fazer a reserva entre 60 e 90 dias antes da viagem para garantir seu lugar.

2. Tente fazer a viagem durante a semana

Essa dica serve não apenas para a hospedagem, mas principalmente para passagens. Normalmente, hotéis e pousadas têm maior procura aos fins de semana, ainda que seja alta temporada. Além disso, passagens de avião ou ônibus costumam ter preços mais elevados nesses dias. Definir dias de semana como datas de partida e de retorno pode ser uma ótima maneira de reduzir os custos da viagem.

3. Compare preços

Apesar de essa ser uma dica válida em qualquer viagem, em épocas de alta temporada ela deve ser levada ainda mais a sério. Essa comparação de preços deve ser feita em diversos sentidos: entre diferentes hospedagens, datas, locais de destino, entre outros. Então, tenha em mente os possíveis destinos para viajar e contraponha os custos envolvidos em cada um deles para definir o que realmente cabe no seu bolso.

4. Compre pacotes de viagem

Pacotes de viagem são uma ótima alternativa para economizar nas viagens de alta temporada. Isso porque o custo deles costuma ficar bem menor do que contratar cada serviço separadamente (hospedagem, passagens, translado). Isso sem contar com a expertise das agências, que auxiliam no planejamento e tornam todo o processo ainda menos trabalhoso.

5. Invista em clube de viagem

Clubes de viagens são, de longe, a melhor opção para reduzir os custos de uma viagem em alta temporada. Funciona assim: você compra uma cota de viagens, sendo o valor dessa cota dependente da quantidade de diárias desejada. O pagamento pode ser dividido em até 12 vezes e isso dará o direito a desfrutar de diárias em hotéis que façam parte do plano. Apesar de ainda estar sujeito à disponibilidade dos hotéis em alta temporada, há uma garantia de preços mais acessíveis, dadas as prestações preestabelecidas.

Apesar de ter alguns empecilhos, viajar em alta temporada pode ser mais relaxante e divertido do que a princípio possa parecer. Reunir amigos e família e fazer passeios diversos com certeza fará com que você consiga renovar as energias! Contando com um clube de viagens, então, o estresse de ter que lidar com altos custos de hospedagem desaparece!

E aí, nossas dicas ajudaram você? Então, assine nossa newsletter para receber as novidades do nosso blog em seu e-mail!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert