fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Muitas pessoas têm o sonho de viajar para São Paulo. Com quase 13 milhões de habitantes, São Paulo é uma verdadeira metrópole de ritmo acelerado e que não para nunca, com opções de turismo que vão desde o Parque do Ibirapuera até o Beco do Batman.

A cidade abriga, ainda, inúmeras atrações culturais que agradarão a públicos de todos os gostos e estilos e de todas as idades e a todos os perfis de viajante.

A seguir, reunimos todas as dicas para viajar para São Paulo, para que você se prepare e tenha um roteiro em mente antes mesmo de partir. Confira!

1. Decida a melhor época para visitar São Paulo

É possível viajar para São Paulo durante o ano inteiro. No entanto, nos meses de verão, quando o calor atinge picos, é comum que a cidade passe por chuvas fortes no final do dia, que podem resultar em alagamentos.

O inverno costuma ter temperaturas mais amenas, com tempo seco, assim como o outono.

A primavera costuma ter temperaturas mais quentes e sem tanta chuva. É o período ideal para conhecer a cidade e desfrutá-la ao máximo.

2. Faça passeios culturais

Shows dos maiores artistas mundiais, peças de teatro criadas com diretores e artistas da Broadway, exposições em museus e espaços artísticos com alguns dos quadros mais famosos de todo o mundo — o que quer que seja, São Paulo tem.

A agenda cultural da cidade é agitada e repleta de novidades. A cada fim de semana, acontecem eventos e atividades variadas, que podem ser perfeitos para você e para a sua família.

Se você já está com uma viagem programada para São Paulo, acesse os sites que costumam oferecer a programação cultural da cidade, além de checar os principais jornais locais. Eles costumam oferecer informações e dados variados sobre o que acontece na cidade, em termos de passeios culturais.

Viajar para São Paulo também é entrar um pouco no ritmo acelerado e frenético dos moradores da cidade, por isso, para aproveitar ao máximo sua aventura paulistana, tente atrelar os passeios culturais e os pontos turísticos e explorar os dois de uma única vez.

Quem vai até o Parque do Ibirapuera pode conhecer, de uma só vez, o Museu Afro Brasil, o Pavilhão da Bienal e a Oca, lugares que costumam abrigar exposições de arte incríveis e que estão localizadas no interior do parque. A Avenida Paulista é outro ponto turístico da cidade que pode ser explorado em conjunto com outras atividades turísticas culturais, como o MASP, o Museu de Arte de São Paulo, a Japan House, o Sesc Avenida Paulista e a Casa das Rosas.

Além desses, aproveite para descobrir os inúmeros Sescs que existem espalhados pela cidade, bem como as instituições, como o Itaú Cultural, o Centro Cultural São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake.

3. Faça compras

Quem é que não gosta de fazer compras, não é mesmo? Viajar para São Paulo e não fazer, pelo menos, algumas comprinhas é impossível!

Em alguns lugares, como a Rua 25 de Março e o Brás, é possível encontrar de roupas a badulaques por um preço ótimo. O que quer que você possa imaginar, é possível encontrar nesses endereços.

Por serem muito famosas, essas regiões costumam ter uma grande aglomeração de pessoas, especialmente em datas que ficam perto de feriados e comemorações, como o Natal, o Dia das Crianças e o Dia das Mães.

Para aproveitar bem esses locais e conseguir comprar o que deseja, opte por ir de tênis ou com um sapato confortável e não carregue bolsas ou mochilas. Se possível, leve seu cartão ou o dinheiro que gastará em um bolso ou bem perto de si mesmo, já que furtos podem acontecer nesses pontos.

Outros endereços de compras em São Paulo incluem a Rua José Paulino, que vende roupas mais formais e perfeitas para quem trabalha em escritório, além de vestidos para festas. Já a Rua São Caetano, na região da Luz, abriga inúmeras lojas de vestidos de noiva.

4. Conheça os principais pontos turísticos

Além da Avenida Paulista e do Parque do Ibirapuera, São Paulo tem inúmeros pontos turísticos que podem ser desfrutados por quem visita a cidade. É o caso do Beco do Batman, um verdadeiro museu a céu aberto com inúmeros grafites e obras de arte pintadas na parede que são periodicamente trocadas.

Outros pontos incluem o Pateo do Collegio, local de fundação da cidade, o Mosteiro de São Bento, de onde é possível ouvir canto gregoriano, o Theatro Municipal, o edifício Martinelli e a Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

5. Frequente bares e restaurantes

Cada vez mais, viajar para São Paulo significa também desfrutar do melhor da gastronomia local. A cidade conta com inúmeros restaurantes que agradam a diferentes paladares e que oferecem preços variados.

Alguns restaurantes contam com estrelas e boas avaliações, como é o caso do D.O.M, do chef Alex Atala, e do Arturito, da Chef Paola Carosella. Outros restaurantes incluem a Leiteria ITA, tradicional casa portuguesa no centro de São Paulo, o restaurante Esther, do chef Olivier Anquier e o SAL, do chef Henrique Fogaça.

Os preços nesses locais podem ser elevados, por isso, planeje seu orçamento de acordo. Em alguns restaurantes locais, é comum que seja cobrada, além da conta, uma gorjeta de 13% em cima do valor total dos pratos, como taxa de serviço.

São Paulo pode ser agitada e, muitas vezes, caótica, mas ganha o coração de qualquer um que caminha pelo encontro da Avenida São João com a Avenida Ipiranga. Ao visitar a cidade, aproveite para andar de metrô (lembre-se de deixar o lado esquerdo da escada rolante livre para circulação), já que a maior parte das estações turísticas fica perto desse meio de transporte.

Com tantas opções do que fazer ao viajar para São Paulo, pode ser difícil selecionar as principais atrações ou aquilo que é realmente relevante e que faz a diferença para você. Agora que você já conhece um pouco mais sobre a cidade de São Paulo, aproveite para já começar a montar seu roteiro de viagem e lembre-se de tentar atrelar passeios culturais com pontos turísticos, para que o rendimento de sua aventura seja máximo.

Anteriormente, em nosso blog, já demos dicas de como montar o roteiro ideal para sua aventura. Leia o material e aproveite São Paulo antes mesmo de sair de casa!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert