fbpx

Colocar em prática uma organização familiar nem sempre é uma missão fácil. E administrar trabalho, casa e filhos é bem difícil, não é mesmo? Mas e se, com apenas uma reunião, você conseguisse dividir as funções diárias com a sua família? Delegar tarefas ajuda numa convivência mais harmônica. Além disso, você consegue gerenciar melhor o tempo para curtir com a família e incentiva, nas crianças, uma formação mais disciplinada.

Neste post, vamos ajudar com algumas dicas para você incentivar a sua família a ser mais colaborativa no dia a dia. Você confere também quais os benefícios que essa organização familiar traz para a sua vida pessoal. Prepare o papel e a caneta, e boa leitura!

1. Reunião familiar

Organização familiar

Reúna a família e converse sobre a importância de todos ajudarem nas rotinas diárias. É importante não haver uma imposição e que eles não vejam isso como uma “obrigação”, e sim, como apenas uma tarefa. Para isso, faça perguntas a fim de que todos participem e tentem achar as respostas para decidirem, juntos, sobre a nova rotina.

2. Calendário compartilhado

Organização familiar

Estudos, trabalho, namoro, eventos… Às vezes, a gente precisa de mais horas no dia para conseguir dar conta de tudo. E lembrar de todas essas obrigações pode ser uma tarefa complicada. Por isso, uma agenda é uma boa solução para resolver esse problema!

Mas você já pensou em compartilhá-la com a família? Essa alternativa pode facilitar a comunicação familiar, caso haja um imprevisto, e até reaproxima os integrantes, que antes não sabiam dos seus compromissos diários. O Google Agenda é uma ótima opção de aplicativo para o serviço de calendário compartilhado.

3. Use a tecnologia a seu favor

Organização familiar

Hoje em dia tem aplicativo para tudo! Então facilite a sua vida e abuse da tecnologia. São diversas opções, como app’s de lembrete de vacinas, organização das contas, dicas de receitas fáceis e até solicitação de orçamentos. Se o tempo estiver curto, você nem precisa ir mais ao supermercado — com apenas alguns cliques é possível os itens de que precisa, e eles entregam em sua casa. Fácil, não?

4. Mantenha o espírito em equipe

Organização familiar

Um dos pontos positivos em promover a organização familiar é justamente mostrar que todos são do mesmo time. Por exemplo, se alguém percebeu, pelo calendário compartilhado, que um integrante está com um dia muito ocupado, cheio de tarefas escolares ou tem uma reunião no trabalho, ofereça ajuda para fazer alguma função antes destinada a ele. Lembre-se de que, na próxima vez, pode ser você que precise de uma forcinha a mais.

5. Não exija perfeição

Organização familiar

É normal que você queira tudo do seu jeito, mas evite reclamações. A sugestão é que, na primeira reunião, você ensine a família como tal tarefa deve ser executada e mostre disposição para ajudar, se necessário. Mas não se esqueça: cada pessoa leva o seu tempo e tem a sua própria maneira de fazer as coisas. Nesse caso, é melhor uma tarefa imperfeita que não feita!

6. Elogie sempre que possível

Organização familiarQuem não gosta de ganhar um elogio? Elogiar é estimular! Mesmo que não haja perfeição ao executar a tarefa, destaque os pontos positivos para que na próxima vez a pessoa se sinta mais motivada a fazer melhor.

7. Planeje tudo com antecedência

Organização familiar

Já comentamos aqui que cada um tem o seu próprio ritmo para executar as tarefas, certo? Então, para não gerar estresse, planeje tudo com antecedência. Não perca o timing! Estipule prazos para a entrega de tarefas e adicione-os no calendário. Isso evita cobranças fora do tempo e um desgaste entre os membros familiares.

8. Aproveite o tempo livre

Organização familiar

Um dos objetivos em delegar tarefas é garantir o descanso de todos e, com isso, ter mais tempo em família, certo? Então aproveite o tempo livre com quem você ama. Dessa forma, todos vão perceber como uma organização familiar é vantajosa para todo mundo.

9. Recompense no final

Organização familiar

Se você tiver crianças em casa, uma dica legal é fazer um “quadro de tarefas” com o nome dos seus filhos. No final de cada dia, coloque uma estrelinha para as atividades realizadas com sucesso. No final da semana, ou do mês, dê alguma remuneração pela colaboração. Essa atividade estimula uma competitividade saudável entre irmãos e mostra que toda ajuda pode ser recompensada no futuro.

É interessante que a bonificação seja simples, como um doce. Ou, em alguns casos, use essa “desculpa” para fazer algo prazeroso com toda a família, como um passeio diferente, ou uma viagem. E explique que essa recompensa só foi possível graças à colaboração de todos.

10. Organização familiar em qualquer situação

Organização familiar

Além de promover a organização familiar nas rotinas domésticas, peça ajuda inclusive para quando vocês forem se divertir. Dessa forma, a família se sentirá útil e unida também nas ” horas legais”. Em caso de viagem, envolva todo mundo, desde a decisão do destino até as escolhas dos passeios. E o que antes era estressante, com a união de toda a família, pode ser bem prazeroso.

Ah, e seja em casa, ou em viagens, delegue as funções de acordo com a aptidão de cada um! Se o marido for mais metódico, ele pode ficar por conta dos documentos, cartões de vacina e seguro de viagem, por exemplo. A mãe, que gosta de pesquisar preços, pode ser a responsável pelas reservas de passagem e hotel. O filho, que adora um mapa, ajuda no itinerário. E o outro, que gosta de saber tudo sobre o destino, pode planejar um roteiro bem legal.

Agora que você já sabe todas as dicas de como ter uma organização familiar, aproveite mais o seu tempo livre com a família! E para ajudar vocês a organizar um passeio sem estresse, conheça o aplicativo Nativoo, o guia de viagens na palma da sua mão! Com ele, você consegue saber das melhores ofertas, atrações do destino, opções de restaurantes, vida noturna e muito mais!

Gostou deste conteúdo? Então que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Afinal, ele pode também ajudar os seus parentes e amigos!

planejar-feriasPowered by Rock Convert