fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Chega o fim o de ano e logo começamos a pensar no que queríamos ter feito e não fizemos e também a planejar a lista de promessas (nem sempre cumpridas) do próximo ano. Mas entre desejos não realizados e planos futuros, uma vontade sempre permanece: viajar mais. A boa notícia é que você não precisa esperar até o ano que vem para  começar a realizar este sonho: com uma boa organização e investimento do seu 13º salário, é possível planejar sua viagem ainda em dezembro.

O 13º salário é um benefício de todo funcionário empregado com carteira assinada e permite que ao fim do ano um salário extra seja depositado. Verdade que também funciona como uma economia forçada que chega como um bônus para movimentar o comércio no Natal.. Confira como converter o 13º salário no seu primeiro passo para viajar mais no próximo ano e realizar seus sonhos.

O que é 13º salário

A gratificação foi implantada em 1962, no governo de João Goulart, e corresponde ao salário de 1 mês do empregado. O valor também pode ser calculado proporcionalmente aos salários que recebidos enquanto trabalhador com carteira assinada. Por exemplo, se você trabalhou 10 meses do ano no modelo CLT, terá direito a 10/12 avos como quantia do 13º salário.

Todo funcionário empregado com carteira assinada, aposentados pelo INSS e funcionários públicos têm direito a gratificação do Brasil e receberá o valor divido em 2 parcelas. A primeira parcela é paga até o dia 30 de novembro e a segunda, até dia 20 de dezembro. 

Mas atenção, os valores não serão exatamente iguais entre as duas parcelas. Acontece que a primeira parcela é paga sem nenhum dos impostos aplicados, enquanto todos os descontos são deduzidos na segunda parcela. Por isso o valor do pagamento de novembro é sempre maior que o de dezembro.

Como usar o 13º salário

Apesar do 13º salário chegar em um momento tentador, próximo às festas de fim de ano, é importante lembrar que essa quantia pode ser muito útil para organizar as contas e quitar qualquer dívida remanescente. Essa inclusive é a principal recomendação de especialistas em gestão financeira: aproveitar o dinheiro extra no fim de ano para entrar no ano seguinte sem complicações financeiras.

Mas uma vez que as contas estão ajustadas a recomendação não pode ser outra senão planejar a realização de sonhos. Ou melhor, já começar a realizá-los. Aplicar o 13º salário em investimentos pode gerar uma boa renda futura com alguns juros, além é claro da economia em si do salário.

Outra dica, e essa com certeza é que deve gerar mais felicidade, é trocar gastos com compras e investir o 13º salário para viagens. Lembra daquela promessa do ano novo de aproveitar mais a vida e conhecer novos lugares que você não cumpriu? Então, use o 13º para viajar mais no próximo ano.

Viaje mais com seu 13º salário

Na maioria das vezes as promessas que deixamos de cumprir ao longo do ano são aquelas que não colocamos em prioridade. E por mais triste que possa ser, a maioria desses objetivos são aqueles diretamente relacionados a nós e as nossas realizações. Pense bem em como você vai querer se sentir ao final do próximo ano: realizado por ter viajado ou ainda decepcionado por mais uma vez ter aberto mão do que você realmente queria fazer?

Usar o 13º para viajar é uma decisão que prioriza a realização pessoal e também de quem estará com você nesse momento. O fato de essa quantia chegar como um salário extra ao fim de ano colabora para estabelecer essa prioridade e o valor pode facilmente pagar grande parte da viagem, como por exemplo a hospedagem em algum hotel para aproveitar o verão na temporada de Janeiro, Fevereiro ou Março.

Mas se você é mais do perfil que gosta de viagens de inverno ou ainda só tem disponibilidade para viajar no meio do ano, o 13º salário pode adiantar os pagamentos por um preço muito vantajoso – basta se programar. Já pensou em começar o ano que vem com uma viagem já encaminhada? Interessante, não é?

Clube de Viagens facilita o planejamento e pagamento

Já que uma das promessas para 2020 é viajar mais, por que não usar o 13º salário para iniciar um clube de viagens e planejar a realização desse sonho? Os Clubes de Viagens tem uma grande vantagem por incentivarem o pagamento de parcelas pequenas todo o mês, ao mesmo tempo que você pode usar o valor total para reservar diárias de hotel. É uma forma muito simples e economicamente saudável para viajar mais vezes.

Além disso, alguns Clubes de Viagem como o SBTUR, permitem que você utilize do benefício das diárias, antes mesmo de concluir o pagamento delas. Em resumo, é um jeito muito prático de organizar e pagar suas viagens.

Por exemplo, você pode adquirir um plano de 7 diárias por ano e usar o 13º salário para pagar a primeira mensalidade ainda em dezembro – tudo por valores compatíveis com seu orçamento e abaixo dos valores praticados na alta temporada. E claro, é possível utilizar essas diárias quando quiser ao longo do próximo ano. Fato que com o 13º salário investido em um Clube de Viagens você começará já em dezembro a realizar o sonho de viajar com mais frequência.

Veja como funciona um clube de viagens em mais detalhes

Destinos para conhecer com seu 13º salário

Florianópolis

Com mais de 42 praias para se visitar, sol e calor para aproveitar o mar e excelente opções de gastronomia fica fácil entender porque a capital catarinense agrada cada vez mais turistas todos os anos. Florianópolis ainda consegue encantar diferentes pessoas pela diversidade de praias e opções de lazer. Na região Norte, estão praias de mar mais calmo e maior infraestrutura, como Jurerê ou Ingleses. Mas ao Sul e Leste, você encontra áreas mais preservadas como as praias da Barra da Lagoa e Joaquina.

No que envolve a rede hoteleira, a cidade conta com opções para todos os gostos. Inclusive, a região central – que não tem praias, passar a  ser uma boa alternativa por oferecer bons hotéis, restaurantes.

Bombinhas

Ainda em Santa Catarina, a cidade de Bombinhas é um dos pequenos paraísos do Estado. Há diversas praias na região, algumas de fácil acesso e com grande infraestrutura, outras acessíveis apenas por trilhas e altamente preservadas. E claro, uma dica da região é praticar a atividade de mergulho naquele mar espetacular.

Porém, a melhor recomendação ainda é evitar o mês de Janeiro, quando o volume de turistas é muito alto. Bombinhas é lugar perfeito para se conhecer a partir da segunda quinzena de Fevereiro.

Gramado

Talvez a cidade mais charmosa do Brasil.  Gramado atrai turistas o ano todo. Nos meses de Verão, o Natal Luz ilumina cada cantinho. São atrações, shows, gastronomia, e muito espírito natalino para aproveitar um dos momentos mais gostosos do ano. Já no Inverno, o frio transforma os ambientes em lugares aconchegantes, românticos e convidativos para um excelente jantar. Com sorte, ainda é possível prestigiar um dia com neve, fenômeno que costuma ocorrer nas épocas mais frias do ano.

Se você não conhece Gramado ainda, coloque na sua lista. E se você já conhece, experiente passar alguns dias de férias em algum dos excelentes hotéis da cidade com todo o conforto que você pode ter. É incrível.

planejar-feriasPowered by Rock Convert