fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Viajar faz muito bem, é uma das melhores coisas da vida e quase sempre deixa como lembrança uma experiência única e marcante. Ao colocar na ponta do lápis, podemos ver como viajar tem um bom custo-benefício, já que experimentar novos ambientes, explorar o novo e expandir seus horizontes têm um valor difícil de imaginar. Mas você sabe realmente calcular quanto custa viajar?

No turismo convencional e pouco planejado, uma viagem pode custar o dobro, o triplo, ou muitas vezes mais do que poderia ser. Mas por que isso ocorre? Viajar, na verdade, envolve muitos pequenos detalhes, situações que precisam ser resolvidas, e que nem sempre temos tempo para fazer da melhor forma possível. Isso faz com que a conta final daquela viagem ultrapasse em muito o seu custo real.

Muita calma, então. A seguir, vamos mostrar quanto custa viajar, apontando a realidade e dando dicas pertinentes para você, que não quer perder as delícias de uma viagem nem gastar além do orçamento – com tudo muito bem planejado, sem surpresas e imprevistos. Vamos lá?

Os principais custos de uma viagem

É comum as pessoas não enxergarem o real custo de uma viagem, que acaba sendo muito mais alto do que deveria. Por isso, entender ponto a ponto quais são os custos mais relevantes é essencial, e nosso primeiro passo para compreender qual a melhor opção para viajar sem gastar demais.

Hospedagem

Sim, a hospedagem quase sempre vai ser o principal custo de uma viagem. Não importa o tamanho do seu roteiro, a hospedagem vai consumir uma quantia importante do seu orçamento total, e ninguém quer acabar em um hotel que não era aquilo que imaginávamos, não é mesmo?

Deixar para a última hora, então, é um erro comum e fatal. Com a proximidade da chegada da viagem, a tendência é encontrar menos opções e com preços superiores aos praticados na compra com antecedência, nos planos dos clubes de viagem ou nos períodos com menos movimento. Aqui, pesquisar é essencial.

Alimentação

Viajar tem tudo a ver com gastronomia, comer bem. Mergulhar no sabor do local, conhecer suas particularidades, principais pratos e iguarias. Por conta disso, em uma viagem, não é fácil economizar com a alimentação. É um momento de relaxar, de tranquilidade, e acabamos gastando um pouco mais nesse ponto, mesmo que inconscientemente.

Normalmente, a alimentação fica no segundo lugar quando o assunto são os custos ao viajar. Ainda assim, é possível aproveitar da mesma forma e gastar menos. Mas isso nós vamos abordar com mais profundidade adiante, na nossa dica bônus. Basta seguir com a leitura.

Lazer

Turismo é lazer, e explorar o que cada cantinho tem para oferecer é chave para ter boas experiências. Seja o clima, a vegetação, as praias, montanhas, fenômenos geográficos, piscinas, parques de diversão, esportes radicais e aventura, não faltam boas opções para se divertir por todo o Brasil.

Esses gastos também são naturais em uma viagem, já que é difícil prever o custo e disponibilidade das atrações, então quem não planeja tudo a fundo antes de partir para a viagem, acaba gastando uma parte de suas reservas com passeios extras que não foram vistos antes.

Transporte

Seja qual for seu tipo de transporte – carro particular, público, ônibus, avião, navio –, esse é um ponto em que o custo pode variar bastante, dependendo do seu nível de planejamento. Especialmente no caso de passagens aéreas e pacotes de cruzeiro, comprar com antecedência é uma ótima opção para evitar preços altos.

Despesas extras

No turismo padrão, despesas extras vão aparecer. São imprevistos, novidades e um pouco de tudo que pontuamos até aqui. Mesmo em viagens bem planejadas, os atrativos são tantos que levar um dinheiro além do valor para as necessidades básicas é importante para não deixar algo para depois. Pode ser uma visita única, uma oportunidade que não vai aparecer novamente. Tenha isso em mente.

3 dicas para planejar seu orçamento para a viagem

Poupe dinheiro

Pensar em longo prazo é a melhor escolha ao planejar o orçamento para uma viagem. A melhor opção é poupar o que for possível, pois vai valer a pena. Dentro da sua renda mensal, defina um valor acessível (dependendo das expectativas para a viagem) e guarde todo mês. Assim, será muito menos trabalhoso na hora de definir tudo e partir.

Pesquise sobre os melhores preços

Pesquisar é imprescindível para economizar com todo tipo de gasto. Hospedagem, alimentação, transporte, atrações turísticas. Hoje em dia, é possível ficar por dentro de tudo antes de chegar. Use e abuse dos recursos tecnológicos nesse ponto, desde sites até aplicativos mais elaborados que compilem informações e os melhores preços.

Defina um limite para os gastos extras

Desde o começo do planejamento para a viagem, coloque na cabeça que os gastos extras são tão prováveis como os demais. Eles vão aparecer, e você precisa estar preparado para não ser pego desprevenido. Para uma viagem perfeita, reserve uma parte para os extras.

Dica bônus: faça parte de um clube de viagem

Agora, pense no seguinte: existe uma opção que junta todas as dicas que citamos acima de uma só vez. Isso mesmo, algo que ajuda você com hospedagem, alimentação, transporte… Tudo com os melhores preços, em um planejamento de longo prazo e que garante tranquilidade e sossego nesse processo pré-viagem.

É o clube de viagem. Nele, você se antecipa a tudo. É possível guardar dinheiro com a flexibilidade dos planos, conseguir descontos nos melhores hotéis afiliados, ter o auxílio na organização do seu orçamento e não evitar surpresas na hora H.

Se você está pensando em quanto custa viajar, participar de um clube de viagem é um bom investimento planejar melhor e ter economia. As vantagens são inúmeras para você viajar tranquilo e com segurança, pensando somente nos dias de prazer e nas novidades que estão por vir. Tudo o que você sempre quis para a sua viagem, não é mesmo?

Bom, espero que você não deixe passar essa dica bônus, agora você sabe quanto custa viajar e qual a melhor forma de viajar gastando menos! Se ficou interessado, assine agora mesmo nossa newsletter para receber todas as últimas novidades e promoções direto no seu email!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert