fbpx

Sabia que há um jeito de viajar muito mais vezes por ano sem ter que gastar mais do que o seu orçamento permite? Isso é possível se você procurar planejar seus passeios para os períodos de baixa temporada, quando há menos turistas nas cidades e os preços acabam caindo, em razão da demanda menor. Você pode ter certeza de que dá para aproveitar o melhor do que esses lugares têm a oferecer, mesmo fora daquelas datas mais tradicionais para o turismo.

Para que você curta essas viagens ao máximo, é bem interessante que consiga fazer um bom planejamento, que inclui reserva antecipada de hospedagem e de passagens. Assim, poderá organizar melhor suas férias e descansar em lugares incríveis, pagando menos. Outra vantagem é que esses pontos não estarão lotados de turistas, o que garante mais tranquilidade, não é mesmo?

Neste artigo, vamos mostrar para você a seleção que fizemos com as 7 melhores cidades para visitar na baixa temporada. Dê uma olhada e escolha aquelas que mais combinam com o seu sonho de viagem!

1. Natal (RN)

baixa temporada

Bom, se estamos falando em baixa temporada e o destino é uma praia, já sabe: evite os meses de novembro a fevereiro. Porém, no Norte e no Nordeste, dá muito bem para aproveitar o calorzinho e as belas paisagens litorâneas com preços mais baixos.

Natal abre a nossa lista por aliar as vantagens de uma capital, com sua infraestrutura completa de cidade grande, às belezas exuberantes de suas praias. Lá, você poderá curtir as dunas em passeios de buggy com ou sem emoção. Além disso, terá à disposição uma gastronomia deliciosa, típica da região, e que conquista a todos os visitantes.

2. Canoa Quebrada (CE)

baixa temporada

Um verdadeiro paraíso a poucos quilômetros de Fortaleza — assim é Canoa Quebrada, um lugar que fará você se arrepiar com sua beleza única e um dos pores do sol mais bonitos e peculiares do Brasil. A dica, claro, é fugir dos meses em que o verão está no auge para concorrer com menos turistas na areia e pagar menos nas atrações, na hospedagem e nas passagens.

Pode ter certeza de uma coisa: há sol o ano inteiro em Canoa Quebrada! A paisagem encanta pela formação de falésias alaranjadas. O mar é verde e limpo, como o do Caribe, além de estar cercado por dunas e pelo frescor do vento no litoral nordestino. Não importa a época, a vila tem bares e restaurantes agitados todo o tempo.

3. Porto de Galinhas (PE)

baixa temporada

Ainda nas dicas sobre praias, não deixe de considerar a ida a Porto de Galinhas para aproveitar esse verdadeiro cenário de filme, com águas cristalinas e areia clarinha. O lugar é ideal para um passeio em família e conta com hotéis e resorts que oferecem um atendimento de excelência.

Você pode aproveitar os meses em que há menos turistas para conhecer mais profundamente as Galés, que são piscinas naturais criadas pelas barreiras de corais presentes na região. Você não vai se esquecer facilmente dessa experiência de nadar ao lado dos peixes.

4. Bonito (MS)

baixa temporada

Os períodos de meia estação também podem ser reservados para um passeio ecológico. Bonito é um lugar que trará experiências diferentes a você e à sua família, encantando com atrações sustentáveis e inesquecíveis.

Em Bonito, você encontrará lagos de água límpida, nos quais poderá mergulhar com os peixes, em meio a uma natureza exuberante. Uma dica é organizar um passeio pelo Rio Sucuri. Também há cachoeiras, como a de Rio do Peixe, e prática de esportes radicais.

5. Morro de São Paulo (BA)

baixa temporada

Para terminar nossas dicas de passeios em lugares onde o calor é importante, mas que podem ser visitados fora da alta temporada, chegamos à Bahia. O Morro de São Paulo atrai gente de todo o mundo e você não pode ficar de fora dessa escolha. O lugar fica na Ilha de Tinharé, na chamada Costa do Dendê, e garante a você um descanso perfeito em suas praias límpidas.

Suas ruelas antigas não suportam o tamanho dos carros, o que traz um charme à região. Nos restaurantes, você encontrará uma culinária deliciosa, embalada por música ao vivo. Para chegar ao lugar, você terá que ir de barco ou de avião monomotor.

6. Gramado e Canela (RS)

baixa temporada

A partir de agora, chegamos aos destinos que tradicionalmente são visitados no frio, mas têm, na baixa temporada, a vantagem de apresentar preços mais atrativos, podendo ser aproveitados tranquilamente, mesmo nos dias mais quentes. Só é preciso ter um cuidado ao escolher Gramado e Canela para esse passeio: com o evento Natal Luz, em novembro e dezembro, esse período é considerado alta temporada por lá.

Mas se você puder viajar entre os meses de fevereiro a maio, vai curtir os inúmeros museus, igrejas históricas e atrações que agradam a adultos e crianças. Gramado e Canela são cidades charmosas, enfeitadas com belas floreiras, cheias de restaurantes incríveis, além de parques temáticos e atrações sazonais.

7. Bento Gonçalves (RS)

baixa temporadaNosso roteiro para a baixa temporada termina com uma visita ao Vale dos Vinhedos, tendo como base o município de Bento Gonçalves. O lugar fica pertinho da capital, Porto Alegre, e tem referência na cultura italiana, devido à imigração no século 19.

Nessa região, você encontrará alguns dos melhores produtores de vinhos e espumantes do Brasil. As vinícolas estão espalhadas entre Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, quase todas abertas à visitação e à degustação dos produtos. Há, ainda, um passeio de trem ambientado na época da imigração, que garante uma boa diversão à família.

Não perca as contas na hora de escolher o seu destino de baixa temporada: no verão, busque algumas cidades, como Canela ou Bento Gonçalves, que estão no período em que recebem menos turistas. Quando o calor vai embora (ou quando já não é mais tão forte), é hora de procurar por um lugar no litoral. Não se esqueça, também, de fazer um bom planejamento financeiro de viagem para conseguir bons lugares nesses períodos. Participar de um clube de viagens é uma boa pedida para conseguir passear mais e gastar menos.

Ficou interessado nessa ideia? Entre em contato conosco e conheça as vantagens de participar de um clube como a SBTUR, que ajuda a tornar sua viagem mais prática e confortável!

[infográfico] Veja os melhores lugares para viajar em cada mês do ano!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert