Estar sozinho pode parecer triste para muitas pessoas. Em uma sociedade, somos cobrados para andar em grupos em todos os lugares, e a solidão é vista como um ponto negativo. No entanto, esse é um pensamento negativista e não é exatamente verdade. Muitas pessoas preferem ter seus momentos de mais introversão e reserva.

A solitude é a opção pela reclusão, e é tida como a contemplação da própria privacidade. Muitos podem aproveitá-la para uma jornada importante em que conhecem mais a si mesmos e vivem de sua própria maneira, sem interferências.

É comum que as pessoas optem por alinhar a sua solitude com a escolha de viagens para fazer sozinho e há motivos para a experiência de viajar colaborar tanto para o próprio bem-estar. Veja algumas razões para escolher viagens para fazer sozinho e alguns destinos enriquecedores!

1. Exercita sua independência

Viagens para fazer sozinho

Mesmo que você já tenha independência financeira, sair em uma viagem sozinho faz com que você precise planejar-se e organizar-se também sozinho. Esse é um senso de responsabilidade e independência muito grande. Você encontrará coragem para tomar as próprias decisões e, quando voltar à sua rotina, pode usar essa nova independência como uma vantagem.

2. Possibilita conhecer mais pessoas

Viagens para fazer sozinho

Por mais que amemos nossa família e nossos amigos, eles têm compromissos e, muitas vezes, não podemos encontrá-los com frequência. Além disso, algumas pessoas são mais sozinhas e não têm muitos amigos ou família por perto. Independentemente de em qual situação você se encaixa, viajar sozinho é uma oportunidade para fazer novas amizades, sejam elas de outra cidade, sejam elas de outro país.

Por exemplo, em passeios com guias turísticos, que costumam ser feitos em grupos, é possível aprender novas dicas de viagens com outros turistas que possam ser mais experientes que você.

3. Traz mais liberdade

Viagens para fazer sozinhoA convivência em sociedade, em diversas instituições, obriga-nos a seguir algumas regras em cada lugar e nem sempre tomamos decisões que nos agradam inteiramente. Escolher viagens para fazer sozinho é uma oportunidade de ir a lugares novos e fazer escolhas que agradem totalmente a pessoa que você é por dentro.

4. Colabora para um detox de tecnologia

Viagens para fazer sozinho

Se você trabalha com computador ou percebe que passa muitas horas no smartphone, vendo televisão ou jogando videogame, fazer um detox pode ser renovador. A tecnologia nos proporciona muitos benefícios, mas pode também ser cansativa.

Em uma viagem, o ideal é aproveitar mesmo o seu passeio e não usar nem as redes sociais. Isso não significa ficar incomunicável. Por motivos de segurança, é recomendável que você sempre mantenha seu celular carregado e consigo.

5. Contribui para sua autorrealização

Viagens para fazer sozinho

 

Pense nas comidas diferentes que gostaria de provar, em algum acampamento que gostaria de fazer, em esportes de aventura que gostaria de praticar, ou em qualquer outra experiência fora da sua zona de conforto. Em viagens para fazer sozinho, você pode realizar, com mais facilidade, cada um desses desejos. Basta escolher seu destino e roteiro de acordo com os desafios que você quer vivenciar.

6. Ajuda a abrir a mente

Viagens para fazer sozinho

Mesmo nas cidades vizinhas, é possível perceber que há outra cultura. A forma como as pessoas se comportam em sociedade é muito mutável. Quando você vai para outra região ou outro país, o choque cultural é ainda maior.

Essa imersão unida a estar consigo mesmo como companhia pode ser muito enriquecedora para quebrar preconceitos com relação a outra cultura, pensamentos e comportamentos.

7. Promove seu autoconhecimento

Viagens para fazer sozinho

Essa é a maior vantagem de fazer viagens sozinho. O autoconhecimento é alimentado de uma forma eficaz. Já que você estará longe da sua rotina e imerso em outra cultura e sem um cotidiano fixo, ficará em um estado mais reflexivo e poderá descobrir coisas novas sobre si. Essas descobertas podem ajudá-lo a resolver conflitos que surjam no seu dia a dia.

Agora, confira dicas de destinos para fazer viagens sozinho!

Arembepe, Bahia

Arembepe é um distrito localizado em Camaçari, que fica próximo a Salvador. A vila é famosa por ter a maior comunidade hippie do Brasil. Para quem procura um detox da tecnologia e deseja viver um pouco desse estilo de vida e ter novos aprendizados, pode ser um bom destino.

Lá, é possível também visitar o projeto TAMAR, que faz a preservação de tartarugas marinhas. O lugar nem sempre pode estar paradisíaco, pois muitos turistas visitam. Então, fique atento e faça reservas com antecedência.

Chile

O Chile é um país de paisagens estonteantes e um dos países da América Latina mais procurados por turistas. Um dos pontos mais procurados é o Deserto do Atacama, conhecido por sua experiência rica com a visibilidade de estrelas e por ser muito frio (durante a noite) devido à sua altitude. Durante o dia, a paisagem é linda, pois é possível ver os oásis no deserto. No entanto, a temperatura é extremamente alta, podendo chegar aos 40ºC.

Outros lugares para conhecer no Chile são sua capital, Santiago, que tem muitas atrações e mais agitação urbana, e Valparaíso, com suas vinícolas, arquitetura colonial europeia e vista para o Oceano Pacífico. Também é possível esquiar no Vale Nevado.

Machu Picchu, Peru

Machu Picchu é um lugar essencialmente turístico e um dos patrimônios da humanidade. Ao viajar para lá, nunca se está sozinho, pois a subida é feita com guias e em grupos. No entanto, a experiência de estar em uma cidade construída por pedras em alta altitude será muito pessoal.

O passeio só é realizado durante o dia. O ideal é ficar hospedado na cidade de Cusco, como a maior parte dos turistas, e aproveitar o misto de urbano e moderno com rústico que a cidade oferece.

A melhor forma de ter coragem para escolher viagens para fazer sozinho é pensar que você tem a sorte de ter mais liberdade de escolhas com essa forma de viagem. A companhia de outra pessoa, até do seu melhor amigo ou de algum parente, pode se mostrar decepcionante.

Uma viagem é um momento em que as pessoas passam por provações com as novas experiências. Além disso, você pode decidir em que época fará sua viagem, sem precisar esperar pelas férias de outra pessoa.

Gostou do nosso post? Então, não espere as férias do seu trabalho chegarem. Saiba como é possível viajar mais vezes todos os anos!