Qualidade de vida

Precisamos falar sobre a importância do lazer em família

Quer se sentir mais próximo e conectado àqueles que você mais ama? No post de hoje, falamos sobre a importância dos momentos de lazer em família.

Viajar Faz Bem, trazendo muitos benefícios para a saúde física e dos nossos relacionamentos. E a família é um dos principais fatores responsáveis pela felicidade de uma pessoa, além de ser o motivo pelo qual traçamos planos e enfrentamos desafios: é fonte de apoio e confiança.

Em meio a uma rotina corrida e atribulada, muitas vezes, deixamos de curtir momentos de lazer em família sem valorizar aquilo que estamos preterindo.

Mas nem tudo está perdido! Com um pouco de organização e planejamento, é possível encontrar um tempinho para se dedicar aos entes queridos, seja por meio de uma viagem com as crianças, seja por meio de um momento simples de conexão familiar.

Se você quer uma ajudinha para criar rotinas de lazer em família, este artigo é para você! Separamos algumas dicas e ideias para criar pequenos momentos especiais junto de quem você mais ama. Boa leitura!

Por que é importante desfrutar de momentos de lazer em família?

Viver momentos de lazer em família pode trazer mais benefícios do que se imagina. Confira, a seguir, os principais!

Fortalecimento de laços familiares

Viver momentos de lazer junto à família pode dar força aos laços, potencializando a sensação de segurança, de confiança e de conforto para todos os membros.

Em especial quando se investe em atividades que exijam trabalho em equipe (como brincadeiras e jogos), um valor muito importante é estimulado: a cumplicidade.

Descubra quem é você nas viagens!

Faça nosso teste e receba dicas exclusivas pro seu perfil 🤍

FAZER TESTE

Desenvolvimento das crianças

Uma criança ou um bebê que conta com pais presentes, que estimulam e incentivam práticas motoras, verbais e intelectuais, certamente, desenvolve-se de forma diferente. Em contrapartida, pais que se dedicam a vivenciar momentos de estímulo junto aos filhos tornam-se responsáveis ativos pelo seu crescimento.

O resultado? Filhos mais confiantes e pais mais orgulhosos!

Melhor qualidade de vida

Quando vivemos momentos de diversão e lazer em família, a sensação de bem-estar e o bom humor tornam-se presentes na vida de todos.

Se as atividades coletivas envolvem contato com a natureza ou vivências ao ar livre, contribuem ainda mais para a melhora da qualidade de vida, trazendo impactos diretos na saúde de todos os membros do grupo.

Criação de memórias coletivas

Que privilégio é poder construir memórias junto de quem se ama, não é mesmo? A despeito de tudo o que fazemos de forma automática, atividades que envolvem empatia e vínculos familiares tendem a representar lembranças muito mais fortes para quem as vive.

Aproveite a oportunidade para marcar sua presença no processo de desenvolvimento de seus filhos e torná-los, também, personagens de suas melhores recordações.

Quais são as atividades ideais para realizar em família?

Existem diversas possibilidades capazes de despertar vínculos, aliviar o estresse e divertir a criançada. A seguir, daremos algumas dicas do que fazer para proporcionar momentos de lazer para toda a família.

Piquenique

Que tal juntar seus filhos e parentes próximos para um belo piquenique? Essa é uma ideia simples e divertida e envolve a participação de cada membro. O piquenique pode ser realizado em meio à rotina ou durante uma viagem em família; o importante é que seja um momento leve e de aproximação.

Acampamento

É possível viajar sem sair do lugar? Se sua intenção é criar um momento especial de conexão entre a família de forma simples e caseira, a resposta é sim! E nada mais estimulante para uma roda de conversa do que uma fogueira (ainda que de mentirinha) e um acampamento! Seja em casa, seja no quintal, seja em um local aberto, a ideia do acampamento tem tudo para dar certo.

Noite de jogos

Reunir crianças e adultos para desvendar mistérios, trabalhar em equipe e exercitar a organização familiar: esse pode ser o enredo de uma noite de jogos. Misture jogos de tabuleiro com brincadeiras educativas e ensine importantes lições por meio de um evento de lazer em família!

Tarde de brincadeiras criativas

Já imaginou voltar aos velhos tempos e reviver brincadeiras antigas junto a seus filhos? Uma boa dica de lazer em família é reunir cada membro em uma empolgante tarde criativa. Sombras projetadas na parede, brinquedos com caixas de leite, carimbos de batata e uma bela contação de histórias são ingredientes capazes de tornar a ocasião uma receita de sucesso.

Passeios diferentes

Que tal criar um cronograma de passeios em família? A cada semana, um membro do grupo decide para onde todos os familiares irão. Cinema, parque, aula de dança, lanchonete — seja onde for, uma família que se permite viver os sonhos e vontades uns dos outros se fortalece e transforma-se.

Esportes em equipe

Como falamos no início do artigo, estimular a interação entre os membros da família por meio de atividades em times é uma ótima maneira de desenvolver a cumplicidade e a confiança. Já pensou, então, em levar toda a família para praticar esportes em equipe? Da canoagem à peteca, há sempre muito o que aprender com as atividades esportivas.

Viagem em família

Viajar faz bem. Especialmente, se for ao lado de quem está sempre conosco: a família. Por isso, uma das melhores formas de viver momentos de lazer com nossos parentes mais próximos é levando-os para uma viagem de férias ou para um passeio rápido por cidades vizinhas.

Como organizar momentos de lazer em família?

As possibilidades de lazer em família são inúmeras, e, para garantir que os planos se concretizarão sem gerar frustrações, temos algumas dicas que podem auxiliar no processo:

  • crie um planejamento financeiro;
  • varie a programação de atividades, construindo um cronograma diversificado;
  • separe uma data na semana para se dedicar exclusivamente à família;
  • faça planos com a participação de todos os membros;
  • invista em um clube de viagem.

Vivemos constantemente em um ritmo acelerado de atividades, obrigações, trabalhos e entregas. Separar um tempo para desfrutar de atividades de lazer em família pode representar uma verdadeira salvação para esse eterno ciclo. Permita-se estar com quem você ama. O contato com a família e os momentos de descanso certamente terão um papel fundamental na sua autoestima, na saúde e no bem-estar.

O que achou do nosso artigo? Está inspirado a viver momentos inesquecíveis de lazer em família? Então, compartilhe nosso post em suas redes sociais para que mais pessoas reflitam sobre o tema!

Posts Relacionados

10 dicas para a sua viagem de verão

O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…

18 de dezembro de 2023

8 dicas para escolher o hotel ideal para a sua viagem

Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…

13 de novembro de 2023

Os melhores resorts do Clube para curtir com as crianças

Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…

7 de novembro de 2023

6 motivos para começar a planejar sua viagem hoje mesmo

Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…

31 de outubro de 2023

5 dicas para manter sua viagem em alta temporada dentro do orçamento

Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…

25 de outubro de 2023

Viajar em alta temporada no Brasil: o guia completo para você aproveitar!

Viajar em alta temporada não precisa ser sinônimo de muito gasto e estresse. Mas, para…

29 de setembro de 2023