fbpx

As melhores viagens com crianças são aquelas feitas em família e que proporcionam memórias inesquecíveis. Além de se divertirem e brincarem muito, os pequenos têm a oportunidade de descobrir novas culturas, estilos de vida, idiomas, culinárias e até mesmo hábitos de vida que são completamente diferentes dos que eles têm normalmente.

Se você está convencido de levar seus filhos para viajar, sobretudo para destinos nacionais, reunimos dicas incríveis de como fazer as melhores viagens com crianças. Descubra!

Escolher os destinos

Se seus filhos são pequenos, o ideal é escolher um destino nacional para viajar com eles. Assim, mesmo que os ambientes sejam diferentes, a língua e a gastronomia ainda serão bastante familiares, de modo que ele não vai estranhar o local completamente.

O Brasil é repleto de destinos ideais para fazer as melhores viagens com crianças. Algumas sugestões incluem as cidades abaixo.

Gramado

Localizada na Serra Gaúcha, a cidade de Gramado oferece opções incríveis de passeio para crianças, como um Parque dos Dinossauros, com imagens dos animais que povoaram a Terra no passado; o Mini Mundo, um grande museu com várias maquetes de lugares e pontos turísticos famosos, e a Fábrica de Chocolate, que oferece um tour dos bastidores da produção de chocolate.

São Paulo

A capital paulista é uma opção ótima para as crianças que são cosmopolitas. Para atrair os pequenos, você pode levá-los ao Catavento, um grande museu de ciências com experimentos que podem ser realizados “ao vivo”, além da Pinacoteca e do MASP, dois museus de arte imperdíveis. Para fechar o roteiro, leve seu pequeno para passear a pé pela Avenida Paulista ou para andar de bicicleta no Parque do Ibirapuera.

Fortaleza

Se seu filho adora praia, Fortaleza é famosa por ter várias que são incríveis. Porém, o grande atrativo da cidade para os pequenos é o famoso Beach Park, que fica em um município vizinho, a cerca de 60 km da capital do Ceará.

Manaus

Para os pequenos que adoram a natureza, Manaus é uma excelente opção de destino porque oferece contato direto com a Floresta Amazônica. O ideal é levar crianças maiores, até mesmo pré-adolescentes, para que elas possam aproveitar os passeios incríveis como o nado com botos cor-de-rosa, a visualização do encontro das águas do Rio Negro e Solimões e o Museu do Seringal, que explica como a região ficou tão próspera.

Fazer o planejamento de viagem

Escolheu o destino? Chegou a hora de fazer o planejamento para que essa seja realmente uma das melhores viagens da vida da família! Veja quantos dias vocês poderão ficar no destino, pesquise a melhor época para conhecer esse local e comece a planejar tudo.

Esse é um bom momento para convidar outros amigos e familiares para participarem da viagem com vocês, assim, a diversão se torna memorável para todo mundo.

Financiar a viagem

Depois de planejar datas, é hora de fazer a pesquisa de preços para saber se essa aventura cabe ou não no seu bolso. É nessa fase que você pode começar a separar parte de seu orçamento mensal, que poderá ajudar a materializar esse sonho. Se você não puder fazer a viagem, não desanime! Existem várias facilidades e formas de tornar esse sonho realidade.

Uma delas é fazer a assinatura de um clube de viagens, uma opção que oferece planos mensais que dão créditos de viagem. Assim, quando você tiver alcançado um determinado valor e puder viajar, poderá “resgatar” as diárias de hotel da sua viagem sem gastar mais nada.

O clube de viagens permite que você torne as viagens em família uma rotina com data marcada, facilitando a criação de memórias inesquecíveis.

Escolher os hotéis adequados

Se você viaja por meio de um clube de viagens, possui a facilidade de ter à disposição uma pré-seleção de hospedagens que oferecem qualidade e excelência na hospitalidade para todas as idades e gostos. Se não, terá que iniciar a busca por um hotel ideal para a sua próxima aventura.

A fim de ter certeza de que sua viagem será confortável para toda a família (e amigos!), opte por hotéis que sejam renomados no atendimento a famílias com crianças. São hotéis que oferecem, por exemplo, um clube kids como uma forma de distração adicional para os pequenos.

Verifique os comentários e avaliações de viajantes que passaram por aquele local antes de você, como forma de verificar qual é a realidade daquele hotel. Também é válido conversar com familiares e conhecidos que já viajaram antes de você para esse destino. Assim, você pode receber dicas mais personalizadas.

Definir o roteiro

Uma vez que o destino, as datas da viagem e o hotel foram definidos, é hora de trabalhar em cima de um roteiro. Para fazer viagens que sejam memoráveis tanto para adultos quanto para crianças, aposte em atrações que agradem ambos os públicos, como parques.

Os pequenos possuem um ritmo diferente dos adultos, por isso, lembre-se de programar pausas e momentos vazios. Assim, eles conseguem descansar e recarregar as energias para poderem aproveitar os passeios ao máximo.

Não fique frustrado se a criança quiser descansar ou tirar uma soneca ao invés de ir brincar. Por vezes, vale a pena parar por uma ou duas horas, ao invés de forçá-la a fazer algo que ela não deseja fazer naquele momento.

Se você vai visitar museus e instituições culturais, crie jogos que vão fazer as crianças se divertir. Faça com elas procurem objetos específicos nas pinturas retratadas, como óculos e flores. Sempre que elas os verem, dê uma balinha ou inicie uma conversa sobre aquele quadro em específico.

Preparar os pequenos

Agora que está tudo programado, comece a explicar para o seu filho o que vocês vão fazer. Fale um pouco sobre o local de destino e dê dicas sobre os pontos turísticos que serão percorridos durante a viagem de vocês. Deixe a criança empolgada para essa aventura e lembre-se de apontar a ela que viajar é mais que diversão, é conhecer novas culturas, povos e lugares.

Distrair as crianças durante o trajeto

Chegou o grande momento de embarcar, agora é só se sentar e relaxar, certo? Não! É preciso se programar também para o trajeto de viagem, de acordo com a modalidade de transporte que será usada por você e sua família.

Viagens de carro, por exemplo, devem incluir paradas frequentes para ir ao banheiro. Leve brinquedos e filmes para distrair o pequeno no trajeto. Se você vai de avião, leve sempre um cobertor ou agasalho, já que a temperatura na aeronave pode se tornar bem gelada.

Lanches rápidos, como bolachas e sanduíches, são uma boa opção, já que os pequenos sentem fome com maior frequência que os adultos e isso pode torná-los mal-humorados. Leve também sucos e garrafas d’água, para garantir a hidratação a qualquer momento.

Todo esse planejamento vale a pena! Afinal de contas, além de viajar fazer muito bem, as melhores viagens costumam ser aquelas realizadas na infância. Tenha a certeza de que, no futuro, seus filhos vão lembrar com muito carinho desse momento.

Agora que você já sabe como planejar as melhores viagens com crianças no Brasil, que tal aproveitar para entrar em contato com a SBTUR e descobrir todas as possibilidades que são oferecidas quando você participa de um clube de viagens?

planejar-feriasPowered by Rock Convert