Planejamento de Viagem

Pensando em viajar para Salvador? Veja nossas dicas para curtir a cidade!

Vai viajar para Salvador e ainda não organizou seu roteiro? Não se preocupe! Neste post, você confere dicas para aproveitar tudo o que a cidade oferece!

Daniela Mercury cantou e nós reproduzimos: salve, Salvador! A capital da Bahia tem atributos para dar e vender e, por isso, está entre os destinos nacionais que você precisa conhecer. Se você já está pensando em viajar para Salvador, este artigo é para você.

Falaremos sobre a cidade e seus encantos, bem como as principais informações para organizar um roteiro redondinho e completo, sem esquecer de nenhum atrativo importante.

Embarque com a gente nessa aventura pela história e cultura do nosso Brasil!

As maravilhas da capital da Bahia

Você sabia que Salvador é Patrimônio Mundial da Unesco? Por guardar fortes traços de nossa história colonial, o centro histórico é tido como um grande tesouro para a humanidade.

Como consequência de ser a primeira capital do Brasil pós-descobrimento, Salvador foi berço do contato inicial entre as culturas europeia, indígena e africana. O passado escravocrata do país ainda é relembrado em monumentos como o Pelourinho, cuja energia e vibração emociona turistas de todo o mundo.

Além da história que resiste nas casas coloridas e nos monumentos do centro histórico, Salvador carrega muita brasilidade em sua gastronomia e cultura popular. Se for fazer uma viagem pela região nordeste e a Bahia fizer parte do roteiro, prepare-se para uma verdadeira explosão de ritmos, cores, sabores e belezas.

Dicas de ouro para curtir Salvador

A cidade de Salvador tem atrativos por toda parte. Para ajudar você a se organizar e aproveitar melhor a viagem, preparamos uma lista com algumas dicas imperdíveis. Confira!

Melhor época para ir

Se você está em busca de destinos para curtir o Carnaval, já pode parar de procurar. Salvador tem uma das festas mais procuradas do Brasil e atrai turistas de todos os cantos do mundo.

Mas se está em busca de descanso, não descarte essa opção da sua lista de destinos! A capital baiana tem atrativos o ano todo. Seu clima estável e pouco chuvoso faz com que as praias e passeios ao ar livre possam ser aproveitados em qualquer período. Fuja da alta temporada, mas não deixe de ir a Salvador!

Locais para se hospedar

A cidade tem inúmeras opções de regiões e hospedagens para atender a todos os tipos de viagem. Seja uma viagem com filhos, seja uma oportunidade de viajar na terceira idade, certamente há acomodações perfeitas para você.

As melhores regiões para ficar fazem parte do circuito Barra-Ondina (com transporte acessível, uma orla repleta de bares e restaurantes e um dos principais pontos turísticos da cidade: o Farol da Barra).

Também, há o Centro Histórico (região do Pelourinho, próxima de grande parte das atrações de Salvador) e a região Norte, perfeita para quem busca tranquilidade e pode se hospedar em um dos resorts disponíveis no local.

Como se locomover

Para quem viaja em família, alugar um carro pode ser a melhor opção. O custo-benefício é atrativo e há a possibilidade de locomoção conforme necessidade.

Por ser uma cidade grande, as distâncias entre os pontos podem ser extensas. Em especial se levarmos em conta os horários de pico em que o trânsito não flui tão bem.

Por isso, corridas de táxi e aplicativos de transporte podem acabar saindo caro. Pesquise bem os preços antes de entrar em uma corrida e fique de olho no relógio para fugir dos momentos de tráfego intenso (em geral, na entrada e na saída do trabalho).

Pontos turísticos imperdíveis

Se vai viajar para Salvador, precisa carregar uma lista com os pontos turísticos imperdíveis da cidade. Abaixo, citamos alguns deles, mas aconselhamos uma pesquisa aprofundada, de acordo com o seu perfil de viagem, para não deixar nada de fora!

Entre as atrações mais clássicas estão o Centro Histórico, com suas vielas, casinhas coloridas e resquícios do período de colonização. Além disso, há o Pelourinho, as igrejas (as igrejas de Nosso Senhor do Bonfim e de São Francisco, toda esculpida em ouro em seu interior, são pratos cheios para quem aprecia o turismo religioso).

Não se esqueça, também, de passar pelo elevador Lacerda (elevador urbano mais antigo do mundo!), o Mercado Modelo (com sua vista direta para a magnífica Baía de Todos os Santos) e o Farol da Barra.

As praias são um atrativo à parte. Reserve um tempo para conhecer Itapuã, Porto da Barra e Stella Maris, e para se deliciar com alguns dos pratos típicos servidos nos quiosques e restaurantes à beira-mar. Moqueca, acarajé, vatapá, abará e lambreta são algumas das receitas típicas da região que precisam estar em seu cardápio.

Planejando a viagem perfeita

Deu para perceber que viajar para Salvador requer um bom planejamento, não é mesmo? São muitas opções de lazer e turismo e, para garantir que seja possível fazer um pouco de tudo, é essencial organizar todos os aspectos do passeio. Veja, a seguir, três deles.

Estudar sobre o destino

Nada melhor do que se dedicar a entender as características e ofertas do destino visitado. Antes de pegar as malas e partir para Salvador, leia relatos de viajantes, sugestões de roteiros e guias para uma viagem mais proveitosa. Assim, a rotina na cidade flui de forma orientada e nenhuma atração fica de fora!

Organizar tudo com antecedência

Já pensou em poder viajar todo ano? Com algumas dicas de organização, isso é possível. Uma das principais orientações para quem quer conhecer novos lugares e viver momentos incríveis ao lado de quem se ama é planejar tudo com antecedência.

Assim, é possível projetar necessidades e elaborar planos de ação para que todas se cumpram a tempo da viagem.

Elaborar um planejamento financeiro

É claro que, sem um bom planejamento financeiro, tornar um sonho de viagem real fica muito mais difícil. Por isso, mantenha as finanças controladas e fique de olho em novas formas de economizar.

Aderir a um clube de viagens, por exemplo, pode ser uma boa forma de manter o orçamento da rotina em dia, e, em paralelo, garantir que a viagem da família saia do papel!

Com as dicas acima, é possível viajar para Salvador com tranquilidade e a certeza de que a mente estará despreocupada e pronta para curtir o que a cidade tem de melhor!

Se você quer ver outras dicas para viajar mais e melhor, leia nosso artigo sobre como aproveitar o 13 º salário para poupar para o próximo passeio!

Posts Relacionados

10 dicas para a sua viagem de verão

O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…

18 de dezembro de 2023

8 dicas para escolher o hotel ideal para a sua viagem

Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…

13 de novembro de 2023

Os melhores resorts do Clube para curtir com as crianças

Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…

7 de novembro de 2023

6 motivos para começar a planejar sua viagem hoje mesmo

Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…

31 de outubro de 2023

5 dicas para manter sua viagem em alta temporada dentro do orçamento

Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…

25 de outubro de 2023

Viajar em alta temporada no Brasil: o guia completo para você aproveitar!

Viajar em alta temporada não precisa ser sinônimo de muito gasto e estresse. Mas, para…

29 de setembro de 2023