fbpx

Enquanto a folia do Carnaval não é nada divertida para alguns, para outros, é um dos momentos mais aguardados do ano. São alguns dias de festas por diversas cidades do Brasil, que recebem milhões de foliões em busca dessa alegria e energia toda, que é tão característica deste país tropical.

O Brasil tem o maior Carnaval do mundo. Essa festa popular acontece em diversos países, mas é o nosso que é conhecido por ela, atraindo milhares de turistas (que unem os dias de festa com a curtição do nosso verão).

Se você gosta dessa folia, veja quais são os melhores destinos para curtir o Carnaval aqui em terras tupiniquins! Basta continuar a leitura!

Salvador

destinos para curtir o carnaval

 

Pensar em Carnaval e não se lembrar de Salvador é impossível. Se a capital do axé oferece diversas atrações, por si só, ela consegue ter ainda mais no alto verão e unida ao festejo! Na capital baiana, é possível encontrar os trios elétricos de grandes artistas, que têm um percurso preestabelecido, e alguns cobram ingressos antecipadamente. Já outros trios são gratuitos. É só seguir!

Salvador é tomada pelo Carnaval. Então, a cidade, que já tem mais de 2 milhões de pessoas, costuma dobrar esse número nessa data. Toda reserva para os dias precisa ser feita com muita antecedência.

Basicamente, curtir o Carnaval em Salvador requer preparo, tanto financeiro quanto físico. Tem que ter disposição para estar em um mar de gente!

Rio de Janeiro

destinos para curtir o carnaval

O Carnaval do Rio de Janeiro também é muito reconhecido, especialmente fora do país, pois é sinônimo de samba. O sambódromo Marquês de Sapucaí fica lotado de pessoas que assistem ao desfile de escolas de samba, que são provenientes de comunidades, e um espetáculo de criatividade, cores e ritmo.

O sambódromo tem capacidade para 72 mil pessoas, e os ingressos são vendidos com antecedência e dividem-se entre camarotes, onde há cobertura (e alguns são patrocinados por marcas) e lugares ao longo das arquibancadas, que são descobertos — mas garantem uma bela visão do desfile.

No entanto, nem só de samba vive o Rio no Carnaval. Quem gosta de bloquinhos pode montar o seu ou sair em algum já existente. Em muitos, é possível levar as crianças junto e divertir-se com as fantasias. A própria prefeitura do Rio de Janeiro divulga a lista dos blocos.

São Paulo

destinos para curtir o carnaval

Assim como o Rio, São Paulo também tem uma passarela para o desfile de suas escolas de samba, que é o sambódromo do Anhembi, no bairro de mesmo nome (Anhembi). Essa arena tem capacidade para até 27 mil pessoas.

As cores continuam invadindo a selva de pedras com os bloquinhos de rua, e eles têm crescido nos últimos anos, especialmente pela criatividade dos brasileiros, com suas fantasias irreverentes, e por sua acessibilidade.

Os blocos podem desfilar em avenidas ou reunir-se em praças públicas. Cada um tem sua própria organização e pode ou não cobrar algo pela participação.

Recife

destinos para curtir o carnaval

 

Recife tem diferentes manifestações em seu Carnaval. Existe uma gama realmente diversa de atrações para quem ama curtir a folia. É o chamado Carnaval multicultural, pois as origens de cada manifestação são diferentes, embora aconteçam na mesma cidade.

Há o frevo, desfile que marcha pelas ruas com bailarinos e coreografia típica. Há também shows de bandas e cantores a céu aberto, e os trios elétricos com cantores também marcam presença. Além disso, claro, não poderíamos deixar de mencionar a grande estrela do Carnaval recifense: o Galo da Madrugada.

O Galo da Madrugada é o maior bloco de Carnaval do mundo e tem como característica o boneco de um galo gigante, que todo ano tem um novo estilo, e faz um trajeto pelas ruas de Recife, junto a trios elétricos que animam os foliões. Ele dura um sábado inteiro, e esse bloco é totalmente gratuito, assim como todas as atrações públicas de Recife.

Olinda

destinos para curtir o carnaval

Olinda é uma cidade charmosa e encantadora, um patrimônio histórico importante para o Brasil. Seu Carnaval também é um dos mais esperados e visitados. Como fica ao lado de Recife, sendo distrito, Olinda é um destino para curtir o Carnaval bem acessível para quem vai a Pernambuco nesses dias.

Os famosos Bonecos de Olinda compõem um desfile público de bonecos gigantes feitos de papel machê e outros materiais, que homenageiam celebridades e que, unidos ao frevo e ao maracatu e junto a foliões, andam pelas ruas da cidade.

Florianópolis

destinos para curtir o carnaval

Florianópolis é conhecida por suas belas praias e por uma vida noturna relativamente agitada. É um equilíbrio entre o sossego em alguns pontos e a folia em outros. No entanto, no Carnaval, a cidade toda é só festa!

A ilha da magia também tem seu Carnaval. Há o desfile das escolas de samba locais na passarela Nego Quirido, shows gratuitos com artistas, bloquinhos de rua e, ainda, casas noturnas com sua programação própria para festas temáticas com a data.

Belo Horizonte

destinos para curtir o carnaval

Já diz a música que quem conhece Minas não esquece jamais. O estado, no coração do Brasil, é famoso por suas cidades históricas. Se algumas delas são voltadas a quem procura muita tranquilidade no Carnaval, esse é o oposto da capital.

Belo Horizonte tem se destacado por ter um animado e crescente Carnaval, especialmente em questão de blocos de rua, assim como várias outras cidades de Minas.

Uma das vantagens de curtir o Carnaval em Belo Horizonte é também dar um pulo em outras cidades e aproveitar o turismo de Minas Gerais. Para descansar da folia, pode-se, por exemplo, fazer um passeio mais tranquilo, incluindo um pouco de ecoturismo antes da volta para casa.

Independentemente do destino escolhido para curtir o Carnaval, é importante se cuidar com boa alimentação e muita água, alternar a folia com períodos de descanso, usar protetor solar e planejar-se bem antes de comprar suas passagens para qualquer destino.

O Carnaval é um evento que costuma lotar os hotéis das cidades, já que o verão brasileiro é a alta temporada de turismo para muitas que recebem a festa.

Gostou do nosso conteúdo que traz os melhores destinos para curtir o Carnaval? Agora, para saber muito bem o seu roteiro e aproveitar o melhor que as cidades têm para oferecer, indicamos que baixe o nosso aplicativo de guia das cidades!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert