fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Quando pensamos no sul do país, muitas vezes levamos nossa imaginação direto para os pampas gaúchos e para as cidades do Rio Grande do Sul. Mas há muito mais para ver! Londrina, por exemplo, está localizada no estado do Paraná, e, por ser uma cidade repleta de encantos, merece fazer parte do seu roteiro de viagens.

Se você tem planos de ir visitar a Região Sul do país, mas ainda não bateu o martelo sobre o destino, leia este artigo! Separamos algumas dicas de pontos turísticos imperdíveis na charmosa Londrina.

Conheça Londrina

Você sabia que o nome Londrina é uma referência a Londres, na Inglaterra? Foram os próprios ingleses, que trabalhavam nas empresas construídas nas terras paranaenses, que batizaram a cidade em homenagem à terra da rainha.

A cidade fica localizada ao norte do Paraná, e, em extensão, perde apenas para Curitiba, a maior do estado. Entretanto, é muito comum ouvirmos dos visitantes que Londrina, apesar de grande, tem um clima aconchegante e hospitaleiro, digno de uma pequena cidade.

Por esta razão, o destino é muito recomendado para quem deseja fazer uma viagem romântica ou embarcar em um passeio com a família.

Fortemente ligada à história do café em nosso país, Londrina oferece diversos programas que remetem ao passado, com informações ricas sobre o processo de colonização brasileiro.

Quer algumas dicas de passeios em Londrina? Então, continue a leitura!

Dicas de passeios em Londrina

A cidade de Londrina, com quase 500 mil habitantes, oferece uma vasta gama de atividades para os turistas. As opções vão desde passeios históricos a momentos de contato com a natureza, passando, também, por importantes museus e instituições culturais.

A seguir, mostramos algumas dicas imperdíveis de lugares para conhecer em Londrina. Aproveite!

Conhecer o Salto de Apucaraninha

Pense em uma queda d’água de 116 metros de altura. Pois essa é exatamente a dimensão do Salto de Apucaraninha, cachoeira localizada ao sul de Londrina.

A cachoeira fica localizada dentro da reserva indígena Kaingang, a 80 km de distância do centro da cidade.

Visitar o Museu Histórico de Londrina

Desde 1986, o Museu Padre Carlos Weiss, conhecido como Museu Histórico, ocupa a antiga Estação Ferroviária de Londrina, que possui fortes traços da arquitetura inglesa.

O museu é dividido em três setores: Imagem e som (com um acervo de cerca de 50 mil peças, entre fotografias, negativos e filmes), Objetos (com coleções de objetos remanescentes do período colonial de Londrina) e Biblioteca e Documentação (com mapas, plantas, documentos e monografias sobre a história da cidade).

Fazer a Rota do Café

Grande ponto turístico de Londrina, o passeio da Rota do Café abrange 15 cidades do norte do Paraná, e oferece mais de 30 opções de atrações para os turistas, desde visitas a museus e memoriais até fazendas de café, cafeterias e indústrias do ramo.

Conhecer o bosque Marechal Cândido Rondon

Localizado no coração da cidade, entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro, o bosque conta com 20 mil metros quadrados de extensão.

Repleto de vegetações (algumas espécies já seculares), o bosque é uma excelente opção para passeios com crianças, já que oferece um parquinho equipado com brinquedos diversos, e para amantes de caminhadas, uma vez que conta com uma extensa pista de cooper.

Visitar o Jardim Botânico

Famoso pela beleza e pelo trabalho de conservação de espécies ali realizado, o Jardim Botânico de Londrina não pode ficar de fora dos roteiros turísticos.

No local, opera uma unidade de pesquisa voltada para a conservação de animais nativos e exóticos do estado. Espécies raras e em extinção podem ser encontradas no local.

Além de conhecer o trabalho de preservação ali realizado, quem gosta de passar um tempo em meio à natureza também pode fazer a trilha de 1 km que corta a mata nativa.

Ir até o planetário da cidade

O planetário de Londrina possui capacidade para receber 45 pessoas por vez, e oferece, como opções para seus visitantes, sessões de astronomia e projeções do céu da cidade.

Sua estrutura faz parte do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Conhecer os lagos Norte e Igapó

O Lago Norte tem mais de 188 mil metros quadrados, e é uma bela área verde localizada no vale do Ribeirão de Lindoia. Além da beleza de sua paisagem, há pista de caminhada e parque infantil para os pequenos.

As caminhadas no Igapó são famosas em Londrina. Considerada uma das mais belas áreas turísticas naturais da cidade, o Lago Igapó é, na verdade, composto pela junção de três lagos (chamados Igapó I, II e III).

Por essa razão, apresenta um território vasto e é palco de piqueniques, encontros entre amigos, passeios românticos e práticas de esportes.

Melhor época para visitar Londrina

A cidade de Londrina tem verões quentes (com tendência de chuvas) e geadas pouco frequentes. A temperatura anual oscila entre 22ºC, nos meses mais quentes, e 18ºC para menos, nos meses mais frios.

Para quem aprecia turismo ecológico e gosta de aventuras em meio à natureza, os meses mais indicados para a viagem são março, abril, setembro e novembro, quando os índices de chuva estão menores e as temperaturas mais amenas.

Planeje sua viagem

Se está se planejando para uma viagem para a Região Sul, temos algumas dicas para ajudar você a se organizar para que a experiência seja inesquecível:

Viajar faz bem. Quando saímos da rotina ao lado de quem mais amamos, temos a oportunidade de conhecer lugares incríveis, aliviar o estresse do dia a dia e criar laços afetivos ainda mais fortes. Leve sua família para conhecer Londrina! Com as nossas dicas, temos certeza de que será um passeio incrível.

Gostou do nosso artigo sobre Londrina? Conhece a cidade ou está planejando viajar para lá? Conte para nós nos comentários!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert