fbpx

Se você está em busca de uma cidade charmosa, com uma culinária deliciosa e repleta de atividades legais e diversas, pare agora mesmo de procurar! Além de existirem muitos passeios em Curitiba, a capital paranaense é repleta da tradição e da cultura que só o sul do Brasil pode oferecer.

De tirar fotos maravilhosas no Jardim Botânico a curtir o artesanato da Feirinha do Largo da Ordem, saborear pieroguis e visitar o Museu Oscar Niemeyer, a cidade é ideal para quem gosta de cultura, história e boa gastronomia.

Reunimos dicas de passeios em Curitiba que são perfeitos para serem aproveitados a sós, em uma viagem romântica ou com toda a família. Confira!

1. Ver as obras no Museu Oscar Niemeyer

passeios em curitiba

O Museu Oscar Niemeyer é o principal museu da cidade. Ele também é chamado de “Museu do Olho” porque sua arquitetura inovadora, feita pelo arquiteto que dá nome ao lugar, lembra o formato dessa região do corpo humano.

Quem visita esse museu pode desfrutar de uma ampla coleção de artes brasileiras, com obras de figuras e personalidades, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti.

Entre os destaques estrangeiros que fazem parte do acervo do Museu Oscar Niemeyer, encontram-se obras de Thomie Othake e de Andy Warhol.

2. Tirar fotos no Jardim Botânico

passeios em curitiba

Quando o assunto é Curitiba, as pessoas logo remetem a uma imensa estrutura feita de aço e de vidro, que serve como cenário de fotos de quem viaja para lá.

Pois saiba que essa estrutura faz parte do Jardim Botânico da cidade e é uma grande estufa que abriga plantas, flores e árvores nativas da Mata Atlântica Brasileira. Seu design foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres e chama a atenção de quem passa por ali.

O Jardim Botânico da cidade é enorme e, além do Palácio de Cristal, abriga também diferentes nichos e espaços, como o Jardim das Sensações. Ao todo, ele tem uma área de 245 mil m².

3. Descobrir a imigração local

passeios em curitiba

Curitiba foi povoada por imigrantes de diversos países europeus, como Itália, Polônia, Ucrânia e Alemanha. Fazer passeios em Curitiba é a chance perfeita de conhecer um pouquinho desses países sem precisar sair do Brasil, por meio da culinária.

Em determinados lugares, como o tradicional Bar do Alemão, é possível saborear iguarias, como joelho de porco e chucrute. O Madalosso é outro restaurante local bastante famoso, que foi considerado o maior restaurante da América Latina. Ele é especializado em culinária italiana e está localizado no bairro Santa Felicidade, reduto de imigrantes dessa região da Europa.

Por fim, os poloneses marcam presença na cidade por meio do pierogui, um tipo de massa recheada que é bastante consumida em Curitiba. Ela pode ser saboreada nos restaurantes de origem polonesa da cidade.

Para além da comida, a imigração polonesa também ganha destaque no Memorial da Imigração Polonesa, que conta um pouco da história local.

Os ucranianos ganham destaque porque existem muitos bares na cidade que homenageiam a culinária desse país, como o BarBan. Eles têm algumas iguarias, como os Varenekes, que são bastante similares aos pieroguis dos imigrantes poloneses, e a Borscht, um tipo de sopa feita de beterraba com uma cor forte característica.

4. Visitar o Centro Histórico

passeios em curitiba

O Centro Histórico de Curitiba é repleto de atrações que podem ser conhecidas em tours à pé, já que é tudo relativamente perto.

Uma visita à região começa na Praça Tiradentes, onde está localizada a charmosa e impressionante Catedral de Curitiba. Em frente à igreja, há um relógio feito de flores, que está lá desde 1972. Outro ponto de interesse é a Casa Romário Martins, que apresenta a arquitetura colonial portuguesa das primeiras habitações construídas no que viria a ser Curitiba e abriga uma permanente exposição sobre a história da cidade.

O Largo da Ordem também faz parte do Centro Histórico de Curitiba, sendo que ele é repleto de construções arquitetônicas impressionantes, erguidas no século passado.

Aos domingos, a Feirinha do Largo da Ordem é o passeio ideal em Curitiba, já que a região é tomada por barracas que vendem artesanato e comida tradicional local, como o pierogui.

Perto do Centro Histórico de Curitiba, ainda existe um pequeno parque — o Passeio Público — perfeito para quem quer curtir um pouco de natureza, e a Rua XV de Novembro, que também é chamada de Rua das Flores. Essa última também é outra atração local porque foi a primeira rua exclusiva para pedestres de todo o Brasil.

Até hoje, carros são proibidos de circular por ali, e o viajante ganha a chance de caminhar e apreciar a passagem, além de tirar fotos incríveis. O local costuma ser repleto de artistas de rua, além de ter inúmeros canteiros de flores.

5. Conhecer o Parque Tangá e a Ópera de Arame

passeios em curitiba

O Parque Tangá e a Ópera de Arame foram construídos em cima do terreno de uma pedreira, desativada no século passado. É por conta dessa característica que é comum encontrar desníveis impressionantes no local.

O Parque Tangá, por exemplo, é dividido em níveis superior e inferior, sendo que, no nível superior, há o Jardim Poty Lazzarotto, que, além de um espelho d’água charmoso, tem uma construção que foi apelidada de Castelinho pelos moradores locais. Do Castelinho, é possível avistar a parte inferior do Parque Tangá, que tem uma pequena queda d’água e muitas trilhas para serem percorridas.

A Ópera de Arame fica logo ao lado do Parque Tangá e merece ser visitada por sua arquitetura única, resultado da mistura entre vidro e ferro. Ela costuma ser palco de shows, peças de teatro e festivais de música que acontecem na capital curitibana.

6. Subir na Torre Panorâmica

passeios em curitiba

Um mirante que o permite ver boa parte de Curitiba do alto? Sim, por favor! A Torre Panorâmica tem mais de 100 metros de altura e está localizada em um bairro que apresenta uma certa elevação em relação ao resto da cidade, o que contribui ainda mais para a vista! O local possibilita que o visitante ande por seu interior e tenha uma visão de 360° de toda a Curitiba.

Charmosa, cheia de natureza e com uma culinária incrível, Curitiba é um destino sensacional para qualquer viajante que queira viver uma aventura em uma capital do Brasil.

Gostou de receber dicas de passeios em Curitiba? Em poucas horas de voo, a partir de qualquer cidade nacional, é possível descobrir esse e muitos outros destinos com atrações incríveis. Aproveite e descubra os melhores destinos nacionais.

planejar-feriasPowered by Rock Convert