fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Para quem é de outras regiões, estar em terras gaúchas é como sair um pouco do país e conhecer uma cultura incrivelmente hospitaleira, muito voltada à gastronomia e à importância de se confraternizar em torno de uma mesa farta, conversar e contar histórias. Além disso, você vai visitar paisagens interessantes, de uma natureza muito diferente da que estamos acostumados a ver do Sudeste para cima.

Ficou curioso? Neste artigo, vamos mostrar algumas das cidades para visitar no Rio Grande do Sul e aproveitar ao máximo o que esse povo tão cheio de personalidade tem a oferecer aos turistas. Confira e faça já o seu planejamento!

1. Bento Gonçalves

cidades para visitar no rio grande do sul

Vamos começar a lista atingindo em cheio os apreciadores de um bom vinho nacional. Bento Gonçalves é a Capital Brasileira da Uva e do Vinho e tem entre os seus passeios mais marcantes a visita a suas vinícolas. A cidade está localizada na Serra Gaúcha, e é nela que você provavelmente mais vai sentir a hospitalidade desse povo.

A gastronomia local é uma herança da imigração italiana, então você deve estar preparado para comer bem — e muito!

Não há mesa vazia em uma casa nessa região do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves foi, também, pioneira no enoturismo no Brasil, abrigando e recebendo os turistas nos eventos mais importantes do país relacionados à produção de vinhos.

Estar nessa cidade é como fazer uma visita à Europa, experimentando temperaturas próximas de 0ºC no inverno e muito quentes, chegando a 36ºC, em média, no verão. Em sua paisagem, você poderá conferir os parreirais e vales cobertos pelo branco das geadas no inverno. De janeiro a março, é possível participar da vindima, a colheita das uvas para a preparação dos vinhos.

2. Gramado

cidades para visitar no rio grande do sul

Gramado mantém as características europeias encontradas em Bento Gonçalves, mas adiciona a elas o charme e os prazeres da caminhada pelas suas ruas, cercadas por floreiras, restaurantes e cafés com suas mesas nas calçadas e um clima que mistura as culturas alemã, italiana e suíça.

Isso tudo se reflete na arquitetura das suas construções, na beleza do seu povo e na gastronomia. É também uma cidade em que você deve ir preparado para comer muito bem! Outra boa opção em Gramado são as compras de itens para o inverno, como casacos e blusas de couro ou de lã.

Apesar de parecer mais atraente visitar a região no inverno, quando ocorre também o Festival Internacional de Cinema e a entrega do Kikito de Ouro às melhores produções nacionais e internacionais, o ano inteiro tem programação para os turistas.

Entre as atrações estão o famoso Natal Luz, que começa já em novembro e encanta tanto adultos quanto as crianças, os parques e museus, a Rua Coberta, cercada de bares, lojas, restaurantes e cafés.

Outro convite aos visitantes são as imersões em suas fábricas de chocolate artesanal e as tradicionais casas de café colonial.

3. Canela

cidades para visitar no rio grande do sul

Na sua visita a Gramado, certamente você deve incluir no roteiro a ida a Canela — as cidades ficam a menos de 10 quilômetros de distância e se complementam. Suas opções de lazer incluem passeios mais voltados aos amantes da natureza, que podem vislumbrar mata nativa, aproveitar o ar puro, visitar cachoeiras, como a Cascata e o Parque do Caracol.

Seus hotéis e pousadas oferecem aconchego aos turistas, aliado à gastronomia que inclui fondues, churrascos, galetos, polenta, entre outras delícias da região. No comércio, você vai se encantar pela malharia local e pelo artesanato. Mas as trilhas e parques são a principal atração desse destino gaúcho, onde você verá grandes florestas de pinheiros e de araucárias preservadas há centenas de anos.

Outra visita obrigatória é a Catedral de Pedra, com seus 12 sinos de bronze italianos.

4. Garibaldi

cidades para visitar no rio grande do sul

Não é só de italianos e de alemães que a população do Rio Grande do Sul foi formada. Em Garibaldi, você encontrará traços da colonização libanesa e francesa, que podem ser vistos nos casarões do início do século passado construídos, principalmente, no centro histórico da cidade.

O melhor disso é que, durante a noite, eles recebem iluminação especial, encantando os visitantes.

Se Bento Gonçalves é famosa pelos vizinhos, Garibaldi é chamada de Terra do Espumante, abrigando vinícolas como a Chandon e a Peter Longo, apenas para citar as mais conhecidas. Você pode visitar todas elas e fazer a degustação da bebida. Lá também está a segunda maior produção de frango do Brasil.

5. Torres

cidades para visitar no rio grande do sul

Saindo da Serra Gaúcha rumo ao litoral, você vai se surpreender com a beleza única da praia de Torres, a Capital Brasileira do Balonismo. Sua topografia e seu clima são ideais para a prática e, por isso, os voos ocorrem durante todo o ano, o que dá ao local uma beleza especial.

Além disso, a praia recebe turistas de todo o estado e dos países vizinhos, como Argentina e Uruguai para veraneio.

Sua orla é contornada por morros, sendo a única com essa característica no Rio Grande do Sul. As areias são vastas e brancas, com clima agradável, dunas e rochedos. Ao redor da praia você vai encontrar regiões com Mata Atlântica preservada, cachoeiras e fauna variada.

A praia da Guarita é considerada o cartão postal da cidade por combinar penhascos e enseada de forma única. O mar é agitado e, portanto, é preciso cautela — a não ser que você seja surfista. Para quem gosta de tranquilidade, a praia de Itapeva oferece isso, com poucos visitantes e nada de quiosques ou ambulantes. Ali, o mar é mais calmo.

Para apreciar a gastronomia local, você deve ir para a margem do Rio Mampituba, onde ficam os restaurantes com frutos do mar. Mas você também vai encontrar churrascarias, claro, para curtir um típico almoço gaúcho.

6. Caxias do Sul

cidades para visitar no rio grande do sul

Para encerrar esse guia, nossa sugestão é que você faça uma visita a Caxias do Sul, terra ocupada pelos imigrantes italianos da região de Vêneto. Os traços de sua colonização estão presentes na vinicultura (já percebeu como muitos dos caminhos do Rio Grande do Sul levam ao vinho?) e no passeio pelos Caminhos da Colônia, onde essa origem está fortemente preservada.

Caxias do Sul é, também, um destino para a apreciação de museus, como o Municipal, o da Casa de Pedra e o Parque Centenário, onde é realizada a conhecida Festa da Uva. Na gastronomia, você não deve deixar de provar o galeto al primo canto, que reúne a culinária italiana a um toque brasileiro, com um sabor delicioso.

Há muitas outras cidades para visitar no Rio Grande do Sul, mas se você seguir esse roteiro, temos certeza de que já terá experimentado o melhor do que a hospitalidade gaúcha tem a oferecer. A região é muito bem preparada para receber os turistas, quase sempre oferecendo um bom chimarrão e uma boa contação de histórias.

E então, deixamos você com vontade de conhecer o Rio Grande do Sul? Que tal contar para nós, nos comentários, o que você espera dessa viagem aos pampas gaúchos?

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert