Planejamento de Viagem

Guia de viagem para região Nordeste: conheça os melhores destinos!

É um admirador da região Nordeste do país? Que tal ler nosso guia completo sobre o local e começar a planejar sua viagem para lá?

Temperatura agradável o ano inteiro, praias paradisíacas, traços culturais marcantes e um povo muito hospitaleiro. Isso é o que encontra o turista que embarca em uma viagem para a região Nordeste, um dos melhores destinos nacionais para visitar.

Com nove estados em seu território, o Nordeste brasileiro foi a primeira região colonizada pelos portugueses. Por isso, guarda resquícios de momentos importantes de nossa história e de luta pela independência e liberdade.

Se você tem vontade de passar férias no Nordeste e conhecer algumas das melhores praias do país, leia este artigo sobre grandes destinos na região e comece a viagem antes mesmo de colocar os pés na estrada!

Alagoas

Existem inúmeros motivos para querer visitar Alagoas. O estado pode ser pequeno em território, mas guarda tesouros naturais e culturais que merecem a atenção do viajante.

Seus 230 quilômetros de praias encantam a todos com a limpidez de suas águas e com a temperatura amena, que parece quase morna aos banhistas.

Mas o encanto de Alagoas não reside apenas no mar! Quem encara a viagem para a região Nordeste e se propõe a conhecer o estado também tem contato com rios, lagoas e com os famosos mangues.

Quer conhecer algumas das principais cidades do estado e o que oferecem de melhor aos turistas? Veja a seguir!

Maceió

Maceió, a capital do estado, recebe turistas de todo o mundo durante grande parte do ano. Isso acontece porque seu clima quente e úmido faz com que as temperaturas sejam altas em qualquer estação!

Entretanto, se você quer aproveitar o mar e os pontos turísticos ao ar livre, evite visitar Maceió entre abril e julho, os meses de chuva. Por outro lado, para encontrar preços mais convidativos, a baixa temporada pode ser a época ideal para a viagem.

No roteiro de quem visita a capital de Alagoas, não podem faltar visitas às belas praias de Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara, o bairro de Jaraguá (que abriga uma série de pontos turísticos da cidade, como o Museu da Imagem e do Som de Alagoas e a Praça Dois Leões), a Catedral Metropolitana e o Museu Théo Brandão.

Maragogi

Distante 128 quilômetros da capital, Maragogi é o berço das famosas Galés, piscinas naturais de águas profundamente azuis e cristalinas.

É impossível visitar Maragogi e não se render a um passeio de barco ou lancha pelo local, conhecer as piscinas naturais de Taoca e Barra Grande, conhecer a incrível Japaratinga e experimentar alguns tesouros da culinária local, como o bolo de goma (feito com maisena e leite de coco) e as bolachas de Maragogi, em suas versões doce e salgada.

Assim como a maioria dos destinos de viagem para a região Nordeste (nos quais o inverno não significa quedas de temperatura), Maragogi é uma ótima dica para curtir as férias de julho em família.

Bahia

Ah, Bahia! Um dos lugares incríveis no Brasil para uma viagem de férias.

O estado é tão rico em cultura e tradicionalismo que é um dos únicos da América que ainda guarda, em seu território, um castelo. Conhecida como Castelo Garcia D’Ávila, a fortaleza, que, hoje, já está em ruínas, ainda pode ser vista e visitada na cidade de Mata de São João, na praia do Forte.

A seguir, falaremos um pouco sobre duas das principais cidades do estado, com dicas imperdíveis do que conhecer ao visitá-las.

Salvador

Capital do Brasil até 1973, Salvador inspira história e brasilidade. Visitar a capital da Bahia é viajar no tempo e reviver momentos marcantes de nossa trajetória até os dias de hoje.

Não deixe de conhecer o Pelourinho e o Centro Histórico, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, o Rio Vermelho, o Farol da Barra e as praias da Barra e Stella Maris.

Vale a pena visitar também a suntuosa Igreja de São Francisco e a de Nosso Senhor do Bonfim, especialmente se você gosta de turismo religioso.

Porto Seguro

Coqueirais, muito sol, vento fresco e um acarajé na mão. Precisa de mais alguma coisa? Em Porto Seguro, essa imagem pode se tornar uma realidade.

Para isso, basta visitar as praias de Taperapuã, Mundaí e Taípe, relaxar o corpo e a mente em Caraíva e se deslumbrar no vilarejo de Arraial D’Ajuda.

Também vale a pena incluir, no roteiro, uma visita aos atrativos da própria cidade, que são muitos! O Museu do Descobrimento, o Centro Histórico, a Passarela do Álcool (com inúmeras casinhas coloridas que vendem artesanato e diversos tipos de bebidas), o Museu de Porto Seguro e a Ilha dos Aquários são alguns deles.

Ceará

Você sabia que só o Ceará tem mais de 88 praias? E que, nesse mesmo estado, há serras belíssimas com clima frio e cachoeiras de águas límpidas?

Além de reunir o que há de melhor em aspectos naturais, o Ceará também é berço de muita cultura (grandes humoristas brasileiros nasceram no estado) e uma gastronomia única (quem nunca ouviu falar do famoso baião-de-dois, da tradicional tapioca e da carne seca com macaxeira)?

Fortaleza

Uma vez na capital do Ceará, prepare-se para uma viagem inesquecível! Inclua, no roteiro, as praias urbanas do Futuro, Beira Mar, Iracema e Mucuripe; visite o movimentado centro cultural Dragão do Mar e aproveite seus festivais, exposições, o planetário e os museus.

Outra forma de se conectar com a cultura cearense é conhecendo o Mercado Central. Só quem visita sabe como é estar em um espaço com mais de 600 lojas dedicadas a valorizar o que é produzido ali — chega a ser emocionante!

Os passeios paralelos à cidade também não podem ficar de fora. Quem vai viajar para a região nordeste e passa por Fortaleza precisa ir também à Canoa Quebrada (e às suas praias paradisíacas) e ao Beach Park, um lugar perfeito para quem decide viajar com os filhos.

Jericoacoara

A cidade de Jeri, para os íntimos, já figurou em inúmeras listas das melhores praias do país e é um dos destinos preferidos de quem busca um pacote de viagem atrativo, com atividades diversificadas e paisagens deslumbrantes.

As opções de roteiro são vastas, e o ideal é se planejar para passar, no mínimo, 4 dias na cidade. Assim, é possível conhecer e desfrutar de tudo um pouco.

Entre os pontos turísticos, destacamos a Duna Pôr-do-Sol, a Lagoa Paraíso, a Pedra Furada e o Parque Nacional.

Maranhão

Terra dos maravilhosos Lençóis Maranhenses, o estado, que é um dos maiores da região Nordeste, é rico em diversidade natural: dunas, rios, cachoeiras e praias. Há de tudo um pouco nessa região cheia de cor e alegria.

São Luiz

A capital do Maranhão, São Luiz, é bem cotada entre os turistas por conta da mistura de história e natureza. Com um centro histórico admirável e praias de tirar o fôlego, agrada a todo tipo de viajante.

Entre os pontos mais famosos da cidade, estão o Centro Histórico (Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO), a Rua Portugal, a Igreja da Sé e a Feira da Praia Grande.

As praias de maior destaque são a Praia de Calhau, Olho D’Água e Ponta D’Areia.

Barreirinhas

Principal porta para acessar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas mistura a efervescência de uma cidade que atrai turistas de todo o mundo com uma tradição interiorana e simples.

Se você está em busca de cenários de tirar o fôlego, o Parque Nacional em Barreirinhas deve estar em sua lista!

Paraíba

Você sabia que a primeira praia de naturismo do país fica no estado da Paraíba? Essa é apenas uma das inúmeras curiosidades que fazem com que o local seja buscado por viajantes curiosos e encantados com as particularidades do estado.

João Pessoa

João Pessoa tem praias com águas azul-bebê e uma estrutura preparada para receber visitantes ávidos por conhecer melhor as tradições e os encantos da cidade.

Quem chega ao local tem que conhecer as praias de Tambaú, Bessa, Praia do Amor e Tabatinga. Além das praias, a cidade tem piscinas naturais e ilhas, como a Ilha de Areia Vermelha.

Campina Grande

Terra do “Maior São João do Mundo”, Campina Grande honra as tradições. A cidade se pinta de bandeirolas e tudo o que se ouve é o som das sanfonas, da zabumba e do triângulo, instrumentos típicos do bom e velho forró.

Distante 135 quilômetros da capital, Campina Grande também tem pontos de referência bastante turísticos: o Açude Velho, boa opção de lazer em família, e a vibrante Vila do Artesão são alguns deles.

Pernambuco

Qual a primeira palavra que lhe vem à mente quando falamos em Pernambuco? Se você pensou em frevo, estamos na mesma sintonia!

Marcado pelo ritmo contagiante do frevo, o carnaval pernambucano segue a tradição dos passos marcados desde o século XIX.

Mas não é só de dança que vive o pernambucano! Há muito mais para conhecer nesse estado.

Recife

História e cultura no Recife Antigo, tranquilidade e autonomia no bairro (e na praia) de Boa Viagem. Assim é o Recife, que abriga o Museu Ateliê do famoso artista Francisco Brennand.

Visitando Recife, não deixe também de dar um pulo em Olinda: a vizinha, que dista apenas 15 minutos da capital, tem ruas de pedra, casario antigo e muitas cores contrastantes.

Ipojuca

Lar da praia de Porto de Galinhas, Ipojuca mistura presente e passado em uma experiência única para quem visita.

Se for para esses lados, visite as praias da Gamboa, Muro Alto e Maracaípe também. Passeie pelas vilas de pescadores e conheça o artesanato local.

Por suas características paradisíacas, Ipojuca e Porto de Galinhas são destinos muito recomendados para quem vai passar a lua de mel no Brasil.

Rio Grande do Norte

Localizado na extremidade da região, Rio Grande do Norte faz coro com os demais estados nordestinos e dá um verdadeiro show de belezas naturais e biodiversidade para quem o visita.

Natal

Na capital do estado, há três belas praias urbanas: Praia do Forte, dos Artistas e do Meio, além do Rio Potengi (com seu passeio de catamarã) e das praias litorâneas (pelas quais é possível passear de buggy — com ou sem emoção!).

Para os dias em que o tempo não ajudar, há opções de passeios a locais fechados, como o Aquário de Natal e os restaurantes de comida potiguar.

Pipa

Se o destino do passeio for Natal, é perfeitamente possível fazer viagens curtas (e até no estilo bate-volta) até Pipa, um vilarejo com ótimas praias e lugares tranquilos, que casam perfeitamente com uma viagem romântica a dois.

Uma vez em Pipa, visite as praias do Amor e Madeiro e a Lagoa Guaraíras e faça passeios de jardineira, buggy e quadriciclo.

Sergipe

Por ser um estado pequeno em extensão, é um prato cheio para turistas desbravadores. Alugando um veículo ou com um bom planejamento de viagem, é possível conhecer o estado de Norte a Sul em uma tacada só.

Aracaju

Aracaju está situada entre dois importantes rios do estado: o Rio Sergipe e o Vaza-Barris.

A cidade está repleta de atividades turísticas e belezas naturais que vão além das praias, como os passeios de catamarã pelos dois rios principais, trajetos de baro pelo Cânion do Xingó, a badalada Orla de Atalaia (que abriga uma unidade do Projeto Tamar, outro local que vale a visita) e o Centro de Cultura e Arte de Sergipe.

Barra dos Coqueiros

Uma ilha separada de Aracaju pela Ponte Construtor João Alves. Assim é a Barra dos Coqueiros, cujo nome foi inspirado nos coqueirais que salpicam o local, deixando-o ainda mais paradisíaco.

Ali, a pesca é forte, as praias são belíssimas, e das paisagens, nem se fala.

Se tiver a chance de ir até Barra dos Coqueiros, visite a Praia de Capuã, especialmente no pôr do sol.

Piauí

O último estado da lista é o Piauí, destino perfeito para uma viagem de férias. Quer saber o porquê?

Porque além das atrações inusitadas, como a “árvore penteada”, localizada entre as praias do Coqueiro e de Miramar, o local conta com o único delta (foz de rio formada por vários braços de seu leito) em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba, e tem lençóis tão bonitos quanto os maranhenses — e bem menos concorridos entre os turistas!

Teresina

Tersina é a única capital nordestina que não é banhada pelo mar. Mas não pense que isso a torna menos atrativa!

Se passar por lá, conheça o Mirante da Ponte Estaiada, o clássico Palácio de Karnak e o Museu do Piauí. Aprecie as praias de águas doces e valorize o artesanato local, baseado em barro e cerâmica.

Cajueiro da Praia

Se você já ouviu falar na Rota das Emoções, roteiro que inclui cidades dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, certamente, sabe algo sobre Cajueiro da Praia.

O destino faz parte do roteiro, e oferece aos turistas diversos passeios, incluindo a famosa Trilha do Barbaço. Outro ponto turístico que diz muito sobre a cidade é o maior cajueiro do mundo, que atrai turistas e curiosos ao local.

Viajar faz bem, e desbravar o Brasil é uma das melhores formas de (re)conhecer nossa cultura e nos conectar com a rica essência do país. Se você está com uma viagem para a região Nordeste marcada ou se tem planos de visitar o local, lembre-se de ler e reler este artigo para não perder nenhuma dica!

Agora, quer ver todos os nossos conteúdos sobre viagens incríveis? Então, siga a Viajar Faz Bem no Facebook e no LinkedIn e não perca nada!

Posts Relacionados

10 dicas para a sua viagem de verão

O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…

18 de dezembro de 2023

8 dicas para escolher o hotel ideal para a sua viagem

Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…

13 de novembro de 2023

Os melhores resorts do Clube para curtir com as crianças

Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…

7 de novembro de 2023

6 motivos para começar a planejar sua viagem hoje mesmo

Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…

31 de outubro de 2023

5 dicas para manter sua viagem em alta temporada dentro do orçamento

Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…

25 de outubro de 2023

Viajar em alta temporada no Brasil: o guia completo para você aproveitar!

Viajar em alta temporada não precisa ser sinônimo de muito gasto e estresse. Mas, para…

29 de setembro de 2023