fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Quem não se anima com a perspectiva de uma viagem, não é mesmo? A pesquisa da Kantar Ibope Media, divulgada em setembro deste ano, reforça nossa afirmação: de acordo com os dados levantados, 33% dos entrevistados já haviam feito, ao menos, uma viagem no último ano!

Se está chegando a sua hora de ganhar a estrada, mas o passeio, dessa vez, é reduzido, a dúvida do momento certamente é: o que levar em viagem curta?

Não se preocupe! Preparamos um artigo especial com algumas dicas para ajudar na organização de uma mala compacta, leve e recheada de itens úteis! Aproveite a leitura!

Quais os desafios de arrumar a mala para uma viagem curta?

Seja uma viagem de férias com a família, seja um passeio obtido pelo clube de viagens, seja um deslocamento para negócios, as dúvidas no momento da arrumação da mala sempre aparecem. Com a perspectiva de chegar a um local com características diferentes daquele no qual nos encontramos, acaba sendo comum errarmos a mão na escolha dos itens, pecando pelo excesso ou pela falta.

Os principais desafios para entender o que levar em viagem curta são diversos, especialmente se o passeio for em família e, além dos adultos, for necessário montar, também, uma mala de viagem infantil — o que é essencial? Será que aquele item deixado para trás não fará falta em algum momento? Se faltar algo, os itens levados permitirão o improviso?

Para vencer os desafios, é preciso lançar mão de alguns artifícios para compreender as reais necessidades da viagem. Continue a leitura para descobrir o que levar em conta antes de arrumar a mala e quais itens levar em viagem curta!

O que considerar antes de arrumar a mala?

Antes de começar a organizar a mala de viagem, é importante checar algumas informações e tomar nota de detalhes que servirão como verdadeiros guias para a arrumação. Confira as principais dicas a seguir!

Características do destino

Com base nas características principais, sabemos que a mala de viagem para Gramado terá itens diferentes daquela planejada para alguns dias em Morro de São Paulo, certo?

Por isso, se o destino visitado ainda é desconhecido, pesquise as características do local em busca de dicas para organizar melhor a bagagem. Ruas de pedra? Muita umidade? Tudo isso pode influenciar na escolha do que levar em viagem curta!

Tipo de passeio

Outra dica de ouro para quem está em busca do que levar em viagem curta é considerar o tipo de passeio. Será uma oportunidade de viajar com crianças? Ou o passeio será uma chance de viajar sozinha? Haverá passeios em meio à natureza? Jantares de negócio? Saídas românticas?

Aproveite o momento para planilhar as atividades já definidas. Isso também ajudará na decisão sobre os itens indispensáveis para a mala.

Estação do ano e previsão do tempo

Por fim, dois detalhes que podem definir os rumos da mala de viagem: a estação do ano e a previsão do tempo para os dias de estadia.

Uma mala de viagem de verão, por exemplo, é baseada em itens leves e sapatos refrescantes e confortáveis. No inverno, o perfil dos itens muda, dando lugar a roupas mais quentes e pesadas.

Saber de antemão se haverá chuvas ou picos de temperatura nos dias da viagem influencia a escolha dos acessórios e dos itens de apoio, como guarda-chuvas, sombrinhas e chapéus.

O que levar em viagem curta?

Alguns itens são essenciais para qualquer viagem, não importa a previsão do tempo, as condições climáticas do período ou o tipo de passeio feito. Portanto, antes de pensar em todos os outros detalhes, não se esqueça de separar os objetos abaixo.

Kit saúde

Incidentes acontecem em qualquer viagem, até mesmo nas mais curtas. Por isso, separe medicamentos para emergências e mal-estares e recheie seu kit com curativos, um termômetro, um inalador, para o caso de doenças respiratórias, e outros itens que ajudem a controlar situações indesejadas.

Produtos de higiene

Outro kit indispensável para quem viaja é o de higiene. Sabonete, shampoo, condicionador, desodorante, escova e pasta de dente, fio dental, pente e cremes para cabelo devem ser colocados na mala tão logo a viagem é confirmada, para que não haja risco de esquecimento — e gastos desnecessários já no destino.

Sapato/chinelo

Um segredo para ser estratégico na escolha dos sapatos para a viagem é pensar no conforto: sempre coloque na mala um chinelo ou sandália para descansar os pés, e aposte também em outro par que combine com o estilo da viagem. Nesse caso, invista em um tênis ou sapatilha.

Roupa para dormir

Se o cronograma de viagem for intenso, repleto de passeios e aventuras, a hora do sono ganha um valor a mais. Por isso, não deixe de pensar num traje confortável para dormir e repor as energias para aproveitar o próximo dia.

Agasalho

Todo destino de viagem, até mesmo para incríveis e paradisíacas praias, pode surpreender com dias ou noites mais frios. Não caia no engano de levar apenas roupas de verão. Um agasalho estilo cardigan pode ser o salvador em uma mudança de clima inesperada!

Como arrumar uma mala estratégica para viagens curtas?

Você já ouviu falar na empresária japonesa Marie Kondo? Sua especialidade em organização pessoal lhe rendeu reconhecimento mundial, e suas dicas de como otimizar arrumações (inclusive, de bagagens) inspiram a todos.

Separamos, abaixo, algumas dicas adaptadas dos conteúdos da escritora para ajudá-lo a definir, de forma estratégica, o que levar em viagem curta:

  • leve acessórios que versatilizem as peças da mala;
  • faça uma lista de itens indispensáveis de acordo com o perfil da viagem;
  • vista os itens mais pesados para manter a mala leve;
  • dobre as peças de forma inteligente;
  • organize as peças por categorias;
  • invista em peças que você já tem o hábito de usar;
  • aproveite todos os espaços da mala.

Independentemente do motivo e da duração, viajar é sempre sinônimo de sair da rotina. No entanto, para usufruir ao máximo dos passeios e dos locais visitados, é fundamental saber o que levar em viagem curta ou longa, projetando as necessidades e particularidades da experiência.

Se você captou as dicas de como montar uma mala prática e está pronto para colocar o pé na estrada, confira nossas orientações para viajar de carro com tranquilidade e sem surpresas desagradáveis! Não perca o post!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert