fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Está planejando um passeio em família, mas ainda está em dúvida sobre o destino? Nós temos uma sugestão! A cidade de Águas de Lindóia, citada no guia “100 destinos imperdíveis no estado de São Paulo“, publicado pela Secretaria de Turismo do local, tem muito a oferecer.

Diante de tantas possibilidades de atrações naturais e urbanas, pode ser um pouco complicado escolher o que fazer em Águas de Lindóia. Por isso, preparamos este artigo especialmente para você! Conheça um pouco mais sobre o destino e saiba quais são os melhores programas para curtir na cidade.

Localização e características de Águas de Lindóia

Localizada a 8 quilômetros da divisa entre São Paulo e Minas Gerais, Águas de Lindóia fica a uma distância de 180 km da capital do estado paulista. Seu forte são as paisagens paradisíacas, como o Morro Pelado, cuja altura proporciona uma vista que chega a 100 quilômetros de montanhas repletas de vegetação, e a popularidade do poder terapêutico das águas lindoienses.

A cidade, que faz parte do Circuito das Águas paulistas, surgiu em torno das fontes minerais que originaram esse mistério: no século XIX, tropeiros e viajantes que garimpavam ouro na região perceberam que seus ferimentos e de seus animais se curavam quando se banhavam nas águas ali nascentes.

Investigado por cientistas durante muitos anos, o poder curativo das águas de Lindóia até hoje atrai turistas de todos os cantos do mundo. Geograficamente, a cidade tem uma altitude média de 945 metros, o que confere ao local um clima ameno e agradável na maior parte do ano.

Já pensou em desfrutar de todas essas maravilhas naturais em uma viagem romântica ou em um passeio com os filhos? Então, descubra o que fazer em Águas de Lindóia!

5 sugestões do que fazer em Águas de Lindóia

Prepare-se para uma chuva de boas dicas. Separamos alguns passeios e pontos turísticos imperdíveis para quem quer saber o que não pode perder em Águas de Lindóia.

1. Conhecer o Balneário Municipal de Águas de Lindóia

Oficialmente chamado Balneário Municipal Edison Brasil Tozzi Rizzo, o belo complexo de piscinas e águas quentes é uma das atrações imperdíveis para quem visita Águas de Lindóia. Por oferecer opções de lazer em águas aquecidas e agradáveis, visitar a cidade pode ser uma boa ideia nas férias de julho, quando as temperaturas alcançam índices mais baixos.

O espaço oferece cerca de 30 serviços, como banhos de imersão, duchas, massagens e drenagens linfáticas. Eles não são apenas direcionados aos tratamentos terapêuticos, mas também como forma de conforto e bem-estar.

Um fato interessante é que todas as piscinas do Balneário têm belas águas azuis, o que acontece por conta do elevado índice de oxigênio ali contido. Além do conjunto de piscinas, o ambiente conta com jardins projetados pelo paisagista Burle Marx, o que torna o passeio ainda mais especial.

2. Visitar o Thermas Hot World

Em uma voltinha de carro de 20 minutos, saindo do Centro, é possível chegar ao Thermas Águas de Lindóia, ou Thermas Hot World. Entre suas inúmeras atrações estão piscinas de água quente, toboáguas, bar molhado, ofurô e um espaço exclusivo para os pequenos (o que torna o destino uma boa pedida para datas como o feriado do Dia das Crianças).

Além das opções aquáticas, o parque agrada a quem gosta de atividades junto à natureza. A Área Adventure tem 15 estações com atividades que vão de escalada a arvorismo.

3. Apreciar a vista panorâmica no Cristo Redentor do Morro do Cruzeiro

O Cristo Redentor merece figurar na lista do que fazer em Águas de Lindóia. Situado a uma altura de 1,2 mil metros, o mirante, localizado no Morro do Cruzeiro, possibilita uma vista privilegiada da cidade.

Apesar de se localizar no centro da área urbanizada, ele divide a paisagem em duas, criando uma visão panorâmica de todo o território lindoiense.

4. Reviver a história no Engenho do Barreiro

Que tal acrescentar uma pitada de tradição ao passeio por Águas de Lindóia? Uma boa forma de revisitar a história da cidade é programar uma ida ao Engenho do Barreiro.

O espaço, prato cheio para os amantes de bebidas, coleciona maquinários antigos, inclusive aqueles movidos a tração animal. Eles já não fazem parte do processo produtivo, mas agregam valor histórico à visita.

No Engenho do Barreiro é produzida a cachaça de mesmo nome, em um processo inteiramente artesanal. Para quem gosta de um bom dedo de prosa, está aí um passeio imperdível.

5. Relaxar na praça Adhemar de Barros

Com uma excelente localização, a praça Adhemar de Barros fica próxima dos principais hotéis da cidade. O lugar, projetado por Burle Marx (ele mesmo: o criador dos jardins do Balneário Municipal), é perfeito para uma tarde de descanso com a família, especialmente porque tem uma fauna bastante diversa.

É comum que, durante o passeio, visitantes avistem gansos, patos, cisnes e diversos tipos de pássaros. Uma dica para quem gosta de interagir com a paisagem é pagar pelo passeio de pedalinho, e curtir o lago do parque em meio à natureza.

Melhor época do ano para visitar a cidade

As atrações de Águas de Lindóia estão disponíveis para receber turistas durante todo o ano, permanecendo abertas até mesmo no período de inverno. Entretanto, por ser uma cidade cujo forte são as paisagens e atividades que envolvem contato com a natureza, o ideal é tentar conciliar a visita com períodos menos chuvosos, como os intervalos entre os meses de abril e junho ou entre julho e outubro.

Dicas para economizar na viagem

Sabemos que, muitas vezes, o orçamento é o principal vilão de um planejamento de viagem. Mas não desista de realizar sonhos por conta disso! Separamos algumas dicas para fazer viagens baratas, aproveitando da mesma forma tudo o que o destino turístico tem a oferecer.

Viajar faz bem sempre, especialmente quando o destino é um lugar marcante, repleto de atividades e opções de lazer inesquecíveis. Agora que você já sabe o que fazer em Águas de Lindóia, já pode começar a organizar as malas e colocar o pé na estrada!

Gostou das dicas sobre a cidade? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e inspire mais pessoas a colocar o destino no próximo roteiro de viagem!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert