Quando se sentir sobrecarregado, ouça seu corpo! Neste post, falamos um pouco sobre a sensação e algumas maneiras de aliviá-la.
Você já ouviu falar em Burnout? A síndrome, caracterizada pela sensação de esgotamento, foi recentemente incluída na lista de doenças da OMS (Organização Mundial da Saúde), e pode ser uma das razões para você se sentir sobrecarregado. Em alguns casos, porém, a sensação de sobrecarga não chega a configurar um quadro de saúde, e sim um sinal de que o corpo e a mente estão pedindo para descansar.
Quando se sentir sobrecarregado, não ignore os sintomas. Preste atenção ao que o corpo diz e busque alternativas para aliviar a situação. Em tempos acelerados como os nossos, reservar um tempo para ouvir às próprias necessidades é fundamental.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre a sensação de sobrecarga e o que podemos fazer para evitá-la.
Sentir-se sobrecarregado é um importante sinal da necessidade de parar e dedicar um tempo a si mesmo. Confira, a seguir, alguns indícios de sobrecarga e fique atento a eles!
O fim de semana mal terminou e você já está extremamente cansado? Trabalhou um dia e sente como se a jornada já durasse um mês inteiro? Cuidado! O cansaço extremo é um dos sinais de que você está sobrecarregado.
A rotina intensa e a jornada dupla (especialmente no caso das mães) fazem com que a sensação de cansaço seja constante e que a cabeça funcione com dificuldade.
Se perceber este sinal, cuide-se e invista em alternativas para aliviar a carga mental.
Se situações corriqueiras tiram você do sério e é difícil recuperar a calma, pode ser que esteja diante de um momento de estresse exacerbado.
Com a intensidade da rotina e a dificuldade de reservar um tempo para colocar a mente em ordem, as emoções se acumulam e se sentir sobrecarregado é normal.
O fundamental é saber identificar o momento e entender como reduzir o estresse. As soluções variam de pessoa para pessoa, mas podem ser simples, como respirar fundo, meditar por alguns minutos, beber um copo d’água ou caminhar calmamente.
Quando o cansaço é evidente, mas o sono não vem, é comum nos sentirmos irritados e impacientes. E isso gera uma avalanche de sentimentos e emoções, que podem fazer você se sentir sobrecarregado.
De acordo com o conhecido médico Drauzio Varella, a insônia pode ter causas de origem orgânica ou psíquica. Quando falamos de causas orgânicas, nos referimos ao consumo exagerado de alguns alimentos (em especial aqueles ricos em cafeína), e quando falamos em causas psíquicas, nos referimos, especialmente, ao desgaste cotidiano ou às situações-limite que enfrentamos.
Em casos assim, algumas dicas podem ajudar a reverter a situação:
Reagir de forma desproporcional a estímulos do ambiente e ter tolerância baixa a situações de incômodo. Assim se sente quem passa por momentos de irritabilidade.
Neste cenário, é comum haver descontrole emocional e reações exageradas a situações que, em outros momentos, seriam mais facilmente contornadas.
Como resultado, além de se sentir sobrecarregado, é comum que o indivíduo também sinta desgaste, intolerância e mau humor.
Em alguns casos, a irritabilidade traz consigo uma série de sintomas corporais, como tonturas, suores frios, taquicardia e vertigem.
Já sentiu dores e tensões inexplicáveis no corpo diante de situações de alta sobrecarga?
Pesquisas científicas já mostraram que o estresse também é capaz de se manifestar por meio de sintomas físicos, como dores musculares e de cabeça.
Se estiver diante de momentos assim, pare e faça a si mesmo a seguinte pergunta: será que eu preciso viajar?
A seguir, falaremos um pouco mais sobre esta e outras alternativas para contornar a sobrecarga!
A sobrecarga acontece diante de situações em que há excesso de demandas, tarefas ou responsabilidades. Ao identificar um dos sinais apontados acima, faça um esforço para contorná-lo antes que a situação se complique ainda mais.
Abaixo, você confere algumas dicas para aliviar sintomas quando se sentir sobrecarregado.
A prática de exercícios traz uma série de benefícios ao corpo e à mente. Sabemos que, em meio aos compromissos diários e à pressa do dia a dia, fica difícil agregar uma atividade física constante.
Mas que tal começar aos poucos? Com 30 minutos diários de caminhada até o trabalho, ou ao trocar o elevador pelas escadas, é possível vivenciar os benefícios do exercício sem que isso interfira drasticamente na agenda.
Aos poucos, você certamente se sentirá motivado a integrar práticas de atividades físicas cada vez mais consistentes à rotina.
Cuidar da alimentação também é uma forma de manter a mente saudável. Por isso, alimente-se de forma consciente. Não é necessário adotar uma dieta restritiva (a não ser que haja recomendação médica) ou fazer sacrifícios.
O importante é buscar o equilíbrio e balancear as refeições, incluindo sempre alimentos leves e ricos em nutrientes.
Praticar meditação está cada vez mais simples. Nos dias de hoje, existem aplicativos e softwares que guiam o processo meditativo, fazendo com que a prática não exija nenhum tipo de formação e conhecimento prévio.
Basta reservar um momento do dia para ter um encontro com sua própria mente. Escolha um cantinho aconchegante, fique em silêncio e olhe para dentro.
Em poucas sessões, já será possível sentir a diferença na forma como sua mente lida com as adversidades.
Viajar faz bem sempre! Em situações de sobrecarga, pode ser um verdadeiro remédio.
Planeje viagens curtas, aprenda a viajar sozinho, organize uma rápida viagem de carro ou avião. O importante é sair da rotina, viver novas aventuras e respirar ares diferentes.
Para garantir que sua viagem não se torne mais um motivo de sobrecarga, tenha atenção à etapa de organização do passeio.
Reserve um tempo para fazer o planejamento financeiro, estude formas de montar um planejamento de viagem e busque alternativas para economizar, por exemplo, aderindo a um clube de viagens.
Quando se sentir sobrecarregado, dê atenção aos sinais do corpo. Pode ser hora de parar, respirar fundo e estudar formas de trazer um movimento diferente à rotina. Conte com a gente para inspirar você sempre, com dicas de destinos e passeios.
Se gostou deste artigo, curta nossa página no Facebook. Lá, compartilhamos conteúdo sobre bem-estar, planejamento, e, é claro, viagens incríveis!
Viajar em família é sempre motivo de alegria e aventura! Mas sabia que alguns cuidados…
O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…
Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…
Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…
Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…
Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…