fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Cumprir tarefas profissionais, no trabalho, e, algumas vezes, em casa, cuidar do lar, educar os filhos, prestar assistência aos parentes, enfrentar o trânsito das grandes cidades etc. Ufa! São tantos afazeres no dia a dia de várias pessoas, que se torna possível compreender o alto nível de stress percebido na sociedade atualmente.

Porém, por questão de saúde, é fundamental buscar alternativas para tornar a rotina mais leve e reduzir o impacto das responsabilidades diárias sobre a mente. O objetivo principal deve ser a busca por mais qualidade de vida. Para isso, é essencial praticar atividades que gerem relaxamento e promovam bem-estar.

Quer saber quais são elas e como reduzir o stress? Então, venha com a gente e confira nossas 6 dicas para fazer isso!

Menos compromissos e mais diversão

Infelizmente, não tem jeito: problemas podem surgir durante o dia, sejam eles profissionais, sejam eles pessoais, e isso contribui bastante para agravar a situação de stress já vivenciada por uma pessoa. Isso é comum.

No entanto, para amenizar os efeitos deles na saúde mental, é preciso tentar restringi-los a apenas alguns períodos, não deixando que tarefas do trabalho sejam levadas para casa, por exemplo. Afinal, os momentos de descanso devem ser aproveitados da melhor maneira possível, para que o cansaço não se acumule.

E, para potencializar o relaxamento, é importante buscar atividades que distraiam a mente e façam com que você se “desligue” dos problemas, pelo menos, por algum momento. Vamos a alguns exemplos.

1. Faça atividades físicas

Você deve saber que a prática de atividades físicas faz bem, tanto em relação à tonificação muscular quanto em relação ao próprio funcionamento do corpo. Mas, para além disso, os exercícios físicos são responsáveis por estimular a produção de hormônios. Um deles é a endorfina, que, entre outros efeitos, provoca sensação de prazer, relaxando o organismo e aliviando dores.

Outra substância é a adrenalina, que, no stress do dia a dia, provoca mau humor, mas, durante a atividade física, prepara o corpo para os esforços que você fará, dando mais energia aos músculos. Ou seja, trata-se de uma excelente estratégia para dar outra “finalidade” a esse hormônio presente em nosso corpo.

Portanto, pense naquele exercício de que você mais gosta e que tem prazer em fazer. Reserve um tempinho do seu dia para praticá-lo e, assim, insira-o na sua rotina. Dessa maneira, com o passar do tempo, você verá os resultados no seu humor e na sua disposição!

2. Pratique meditação

A meditação é uma prática milenar na qual a pessoa busca relaxar a mente, esvaziando-a de pensamentos ruins e focando apenas a respiração ou um objeto. Ela traz inúmeros benefícios à saúde mental, já que, além de aliviar o stress, é capaz de melhorar a concentração e a disciplina.

A maior vantagem dessa prática é que ela pode ser feita em apenas 15 minutos. No entanto, para que os efeitos sejam efetivos, é preciso que ela se torne um hábito, ocorrendo preferencialmente uma vez por dia.

Trata-se, verdadeiramente, de uma ginástica mental. Isso porque a meditação é capaz de condicionar o seu cérebro a trabalhar com menos intensidade em momentos que poderiam provocar stress e, assim, a controlar as emoções.

3. Permita intervalos ao longo do dia

Por mais que a sua agenda seja cheia de compromissos, é fundamental que você preze por fazer pequenos intervalos ao longo do dia. Essa é uma maneira de reduzir o ritmo e, assim, evitar o cansaço excessivo.

Então, seja nas atividades profissionais, seja nos afazeres domésticos, procure sempre tirar alguns momentos para relaxar. Se você costuma passar muitas horas sentado, levante-se por alguns instantes, dê uma volta pelo ambiente e aproveite para tomar um copo de água, por exemplo. Por outro lado, se você fica muito tempo de pé, que tal sentar-se um pouco de vez em quando e respirar?

Nesses intervalos, procure não pensar nos afazeres e nas responsabilidades. Aproveite-os de verdade. Essas parecem ser atitudes simples, mas que fazem a diferença ao final do dia, e, em um longo prazo, é possível notar a redução do stress.

4. Dedique-se a trabalhos manuais

Os trabalhos manuais são como uma terapia. Isso se deve ao fato de que eles permitem relaxar a mente, já que, durante a sua realização, ela está voltada apenas para isso. Além disso, eles são uma excelente maneira de trabalhar a imaginação.

Assim, experimente fazer algo de que goste em seus momentos de lazer, costurando bonecas de pano, bordando, fazendo pinturas, entre outros trabalhos. Depois, você pode aproveitar o resultado final para decorar ambientes da casa ou, até mesmo, vender, para fazer uma renda extra, o que acha?

5. Mantenha uma alimentação saudável

Você pode até não perceber, mas a alimentação tem forte influência sobre o stress sentido por uma pessoa. Afinal, alimentos pesados, e, portanto, de difícil digestão, reduzem o metabolismo, fazendo com que você se sinta com menos energia para realizar suas atividades diárias.

Nesse sentido, para buscar uma vida mais tranquila e com mais qualidade, você deve procurar manter uma alimentação saudável. Isso significa balancear os nutrientes, evitando ingerir muitos carboidratos e frituras.

Dê preferência, então, a refeições ricas em ômega 3, presente em peixes e sementes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Consuma, ainda, frutas, verduras e legumes e busque ter sempre um prato variado e bem colorido!

6. Viaje com frequência

Talvez você não saiba, mas viajar faz bem para a saúde física, já que, em contato com ambientes diferentes, o seu sistema imunológico é estimulado a produzir mais anticorpos. E, mais do que isso, viajar é algo saudável para a sua mente.

Sabe aquela sensação de prazer e bem-estar que você sente só de estar na estrada, no avião ou em alto-mar? Pois é, a simples mudança de ares e a fuga da rotina ajudam a aliviar a carga mental e a esquecer um pouco os problemas. Em consequência disso, o sentimento de felicidade é maior, a autoestima se eleva, a ansiedade diminui e o humor melhora.

Isso sem contar os benefícios relacionados ao fato de estar em contato com novos lugares e pessoas, expandindo os conhecimentos e abrindo a mente. Viver novas experiências também é uma forma não apenas de descansar, mas de se conhecer melhor e de se conectar com o mundo.

Como você pôde observar, embora o stress seja uma realidade para muita gente, e isso tenha alguma razão, ele pode e deve ser combatido. Isso porque estamos falando de saúde, e a dificuldade no controle das emoções pode ser um fator de risco para doenças. Você viu, ainda, a partir das dicas de como o reduzir o stress, que há muitas maneiras de fazer isso, para viver bem.

Elas envolvem as atividades físicas, a meditação, o descanso ao longo do dia, os trabalhos manuais, a alimentação e, principalmente, viajar. Afinal, não há forma melhor de aproveitar os momentos de lazer do que sentindo novos ares, e um clube de viagens pode ser a solução para garantir essa sensação. Coloque tudo isso em prática, organize sua viagem e garanta mais qualidade de vida a você mesmo!

Gostou dessas dicas sobre como reduzir o stress? Então, compartilhe-as nas suas redes sociais, para que seus amigos também saibam o que fazer!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert