fbpx

O blog de viagens da SBTUR. Vamos viajar juntos?

Sem cansaço, dor ou formigamento: descubra os melhores exercícios para viagem!

Compartilhe:

Para aproveitar ao máximo sua viagem é fundamental que seu corpo e mente estejam em sintonia!

Lista de viagemPowered by Rock Convert

Para aproveitar ao máximo sua viagem é fundamental que seu corpo e mente estejam em sintonia. Afinal, do que adianta estar animado para conhecer tudo do seu destino turístico mas está cansado, com dores no corpo ou simplesmente sem energia? 

Isso é mais comum do que imaginamos. É difícil deixar o estresse do dia a dia em casa e demoramos para nos desligar, ainda mais no momento em que estamos vivendo.

Muitas vezes chegamos ao destino com dores no corpo e não preparados para explorar tudo o que ele pode proporcionar, principalmente em climas e temperaturas diferentes das que estamos acostumados. E isso é normal, nossa rotina, mais do que nunca, está mais ociosa e não prontos para o ritmo que certos roteiros podem requerer.

Para você melhor aproveitar sua viagem, o ideal é preparar seu condicionamento físico antes de viajar e, também, aproveitar os espaços e serviços dos próprios hotéis para cuidar de você como: academia, piscina, jardim e spa.

Nós já deixamos aqui dicas incríveis para você fazer suas viagens com segurança, tranquilidade e, claro, economia. Viajar de carro é uma das melhores alternativas pela liberdade, a praticidade e a flexibilidade. Com isso em mente, a gente sabe que muito tempo na direção, na mesma posição, às vezes com pouco espaço por causa da bagagens acaba deixando “sequelas” no corpo: formigamento nas extremidades, desconfortos musculares…

Confira abaixo nossas dicas para manter a saúde e o corpo ativo em todos os tipos de viagem!

Atividades físicas e novas formas de conhecer o mundo

Imagine que você está prestes a realizar um sonho, por exemplo, conhecer Paris. No seu roteiro pela cidade provavelmente estará uma visita ao Louvre, a Torre Eifel, ao Moulin Rouge; Quem sabe até um passeio a barco no Rio Sena. Lindos e históricos, são pontos conhecidos mundialmente e quase obrigatórios para muitos turistas.

Você pode visitar todos esses pontos turísticos no conforto do taxi, ou mesmo pegar um metrô, mas e se você aproveitasse todas as paisagens incríveis e ainda se exercitasse?

Imagine ter de fundo, na caminhada da manhã, o Rio Sena? É uma outra experiência, próxima ao que os parisienses vivem diariamente. Até andar de bicicleta em Paris mostra a cidade de uma outra maneira e faz bem para o seu corpo.

Confira nossas dicas:

Em primeiro e último lugar: alooooooooooooooooooongue bem

Os alongamentos são fundamentais ao viajar de carro, ônibus e antes de todas as atividades físicas. Esticar braços e pernas, soltar a região lombar, aliviar o pescoço e ombros é o básico, mas procure também praticar estes exercícios para um resultado bem mais completo:

-Leve uma perna para frente com o joelho estendido e a ponta dos pés para cima, deixando somente o calcanhar no chão. A perna de trás com o joelho flexionado. Incline seu tronco para baixo, colocando as mãos no joelho e descendo até onde for possível. Faça isso com o abdômen encolhido e o pescoço acompanhando o movimento. Se você tem flexibilidade, aproveite para alongar as costas, inclinando seu corpo para frente até os dedos tocarem no tornozelo ou no chão. Volte lentamente para a posição original e troque as pernas.

– Deitado (a) no chão ou no colchão (desde que esse seja firme), flexione uma perna, trazendo o joelho para o seu peito o máximo que puder, e segure. A outra perna deve estar estendida. Mantenha a posição por pelo menos 30 segundos ou o tempo de quatro respirações lentas. Faça o mesmo com a outra perna; cada uma deve ser flexionada pelo menos três vezes.   Por fim, flexione as duas pernas e segure os dois joelhos juntos respirando profundamente várias vezes.

– Em um meio-fio, posicione o pé direito inclinado com a ponta do mesmo para cima. A perna esquerda deve estar um passo para trás. Ao encontrar um ponto de equilíbrio, alongue seu corpo para cima, elevando seus braços para cima. Uma mão puxando a outra. Empurre então levemente seu quadris para frente, se certificando que a perna direita esteja bem estendida. Permaneça nesta posição por umas 3 a 5 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Depois disso alterne para a perna esquerda.

Melhores exercícios para viagem: Caminhada

A caminhada é excelente para estimular a circulação sanguínea e trabalhar a resistência dos músculos das pernas, garantindo ainda mais disposição e energia para o turista manter o pique durante a viagem. Em viagens é ainda mais interessante, já que o cenário novo torna a atividade estimulante, até mesmo para quem não costuma caminhar com frequência: em trilhas, na beira da praia, na cidade -tudo é válido!
 
Outro benefício da caminhada é que pode ser praticado a qualquer hora do dia, é só usar uma roupa confortável e protetor solar. Para quem não abre mão de dormir um pouco a mais nas férias, o fim da tarde ou mesmo a noite tem o mesmo efeito benéfico para a saúde.

Melhores exercícios para viagem: Pedalada

O Cicloturismo é um dos segmentos que mais ganhou adeptos nos últimos anos. E para ser cicloturista você não precisa cruzar países em duas rodas e um pedal. “Cicloturistar” pode ser também desbravar seu destino turístico usando a bicicleta. Simples, né? E extremamente prazeroso. Voltando à viagem dos sonhos em Paris, que é uma das sete capitais mais seguras para turistas, existem passeios turísticos específicos para se fazer de bike, tanto de dia como de noite.
 
Pedalar, assim como caminhar, são atividades fantásticas para trabalhar todo o corpo. Pedalar movimenta os músculos inferiores, superiores, além de gastar muita caloria, (ponto positivo para quem está de olho no peso mesmo durante as férias).
 
Alguns cuidados são importantes na pedalada: a postura e o pescoço devem estar eretos, para garantir a sustentação dos músculos costais. Isso garante melhor suporte das costas. E, lembre-se: é fundamental hidratar-se frequentemente durante os passeios!
 

Melhores exercícios para viagem: Natação

Se seu passeio é no litoral ou sua hospedagem tem piscinas, aproveite para nadar e mergulhar. Muitos hotéis e resorts também ofercem atividades físicas na piscina para a família toda! Nade muito. A natação é um dos exercícios mais completos porque trabalha braços, pernas e estimula o sistema respiratório.
 
Essa atividade, no entanto, requer cuidados básicos:

  • O protetor solar é indispensável se for nadar na praia ou em piscina externa. Espere pelo menos 30 minutos para entrar na água depois de aplicá-lo. Também procure nadar em horários de menor incidência solar;
  • Se for nadar no mar, procure conhecer muito bem o local.

Melhores exercícios para viagem: Pilates, Yoga e meditação

Praticantes de yoga nunca deixam de lado seus tapetes, principalmente em viagens. E, mesmo quem não pratica a atividade mas planeja viajar para descansar, relaxar ou ainda colocar algumas ideias em ordem, tanto a yoga como a meditação são excelentes. Todas as poses e indicações podem ser acessadas por aplicativos ou vídeos na internet.
 
Para um simples relaxamento você pode fazer um exercício muito prático que está bem detalhado neste vídeo. Neste último, você não precisa ser praticante de Pilates, basta identificar uma leve tensão no pescoço e não deixar que ela aumente.


Gostou das nossas dicas?
Não esqueça de sua saúde ao viajar, hein?! Exercite-se sempre que puder e aproveite para descobrir ainda mais detalhes especiais de seu destino turístico. Com certeza você voltará para casa com disposição de sobra e com muitas recordações para compartilhar!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert

Comente:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Não perca nenhuma dica!

Assine nossa newsletter e receba a cada duas semanas as melhores dicas e roteiros de viagem, escolhidas por nossos especialistas!

Categorias

Mais