fbpx

Nascer, crescer, desenvolver-se cada vez mais cedo e trabalhar! Há tempos o ciclo de vida das pessoas tem sido esse: estudar muito, encontrar um trabalho, capacitar-se ainda mais, buscar uma promoção no emprego, outra qualificação e assim por diante. Quando conseguem olhar para si mesmas, acabam se perguntando: “o que fiz para ter mais qualidade de vida, além de trabalhar”?

É claro que, com o mercado mais competitivo a cada ano que passa, não há como deixar de lado esse movimento em busca de melhores oportunidades.

A chave, aqui, é encontrar um caminho que possibilite o equilíbrio entre a vida profissional e o seu prazer — aqueles momentos de lazer entre amigos, família ou sozinho, fazendo algo que realmente traga felicidade.

Você pode se questionar se isso é possível, se esses momentos cabem em sua rotina já tão cheia de tarefas. Neste artigo, queremos responder a você que sim! Por isso, vamos dar algumas dicas para que você consiga organizar o seu dia a dia de um jeito que a qualidade de vida também seja uma prioridade.

Aceita o desafio? Então, continue a leitura!

Fazer a gestão do tempo

qualidade de vida

O primeiro passo para melhorar a sua qualidade de vida é parar de brigar com o tempo e passar a usá-lo a seu favor. É isso, basicamente, que significa fazer a gestão do tempo: ele trabalha para você e não o contrário! Como aprender a dominar os ponteiros do relógio, que não param de girar? Com organização!

É preciso colocar as coisas no seu lugar, ou seja, colocar o trabalho em sua hora e aproveitar o restante do dia sem que a cabeça esteja voltada para ele. É um exercício diário, no começo, mas depois você verá que se tornará parte da sua vida.

Assim, comece organizando a sua rotina profissional em busca de mais produtividade dentro do prazo estipulado para o trabalho. Para que funcione bem, você terá que ser firme e estabelecer uma agenda que realmente caiba nesse período, para que não caia na tentação de fazer horas extras desnecessárias ou levar trabalho para casa.

Evitar distrações

qualidade de vida

Essa dica está diretamente relacionada à anterior. Nesse tempo que você estipulou para o trabalho, é preciso se concentrar verdadeiramente em suas tarefas e na sua meta diária. Para isso, é fundamental evitar as distrações que, hoje, basicamente se resumem àquelas espiadas nas redes sociais e ao uso dos aplicativos de mensagens no smartphone.

Claro que é quase impossível manter-se longe do aparelho durante o trabalho, até porque, em muitos casos, ele é uma ferramenta importante para as suas atividades. Mas você pode dar-se algum momento para as mensagens de amigos e o entretenimento, nas pausas entre uma tarefa e outra, para que não se distraia e perca o foco.

Ter um hobby

qualidade de vida

Será que depois que chegou à vida adulta você ainda consegue se lembrar das coisas de que gosta fazer? Aquelas que fazem você relaxar, se alegrar ou se distrair, limpando a mente dos problemas? Saiba que essas pausas são fundamentais para dar um reboot na sua cabeça, ou seja, reiniciar o cérebro e, com isso, conseguir até mesmo melhorar o desempenho quando voltar ao trabalho.

Resgate de sua memória algo para fazer que seja completamente diferente do seu trabalho, alguma atividade que faça a sua mente se esquecer dos problemas e relaxar. Pode ser algum esporte, algum curso de artesanato ou de artes, culinária, costura ou qualquer outro hobby que faça bem a você.

Manter hábitos saudáveis

qualidade de vida

O trabalho é cansativo, tanto para a mente quanto para o corpo. Por isso, é importante que você mantenha em sua rotina alguns hábitos que ajudem a promover a sua saúde. Você pode começar com uma alimentação equilibrada, incluindo refeições que vão ajudar o corpo a manter energia. Tente não pular o café da manhã, o almoço e a janta e inclua, entre elas, algum lanche.

Além disso, é importante praticar alguma atividade física e, mais uma vez, insistimos que você escolha algo que dê realmente prazer. Pode ser uma caminhada, corrida, pedalada ou mesmo aulas em uma academia. O importante é que elas estejam presentes em sua rotina, pelo menos, duas ou três vezes por semana.

Viajar durante as férias

qualidade de vida

Se você é do tipo workaholic, que se orgulha de contar às pessoas que não tira férias há anos, nossa recomendação é que pare com isso! O período de descanso é fundamental para que você mantenha a produtividade quando está trabalhando.

Você já deve ter ouvido falar no “ócio criativo”, de Domenico Di Mais: é preciso parar para refrescar a mente e conseguir absorver as melhores ideias.

E nada melhor do que uma viagem para fazer com que esse período seja aproveitado ao máximo. É saindo da sua cidade que você poderá conhecer novas culturas, curtir paisagens diferentes, encontrar pessoas novas e enriquecer a sua vida. É também um momento perfeito para aproveitar mais o tempo com a família e com os amigos.

Assim, quando voltar ao dia a dia no trabalho, terá mais energia para enfrentar os desafios e desenvolver-se profissionalmente.

Aproveitar a vida com intensidade

qualidade de vida

Sabe toda a energia que você usa para estudar e dar o melhor de si no trabalho? Use essa intensidade a seu favor também nos momentos de lazer. Quando estiver entre amigos e familiares, aproveite cada momento como se fosse único, interagindo com as pessoas e compartilhando com elas de forma profunda.

Se tiver filhos, isso é ainda mais importante. Passamos muito tempo longe deles, enquanto estamos trabalhando — e isso não é motivo para sentir-se culpado. Mas deve servir como motivação para que as horas passadas com as crianças sejam aproveitadas intensamente.

Organizar melhor a sua rotina, mantendo foco no trabalho e nos estudos nos momentos em que deve e reservando períodos para cuidar de si mesmo e da sua saúde são atitudes que contribuem para o seu bem-estar físico e mental. E certamente ajudarão a deixar a sua vida mais leve, colaborando para melhorar o seu desempenho em todas as áreas.

E você? O que tem feito com o seu tempo para garantir mais qualidade de vida? Conte para nós nos comentários e divida conosco as suas experiências!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert