fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Pegar a estrada e partir rumo a um destino novo é mesmo uma sensação maravilhosa. Fazer isso com a família, então, é melhor ainda! Porém, para que tudo corra bem em uma viagem de carro, é preciso planejar-se.

Os preparativos envolvem algumas questões financeiras, a parte mecânica do carro, a análise do trajeto, o entretenimento das crianças, a música, entre outros aspectos. Eles são decisivos para garantir que tudo corra bem e para evitar problemas.

Organizar tudo isso parece difícil, mas, acredite, não é. Venha com a gente e confira as nossas 8 dicas para ter uma viagem de carro tranquila e aproveitar muito!

1. Crie uma estimativa de gastos

O primeiro passo do planejamento da sua viagem de carro é fazer a estimativa de gastos. Ela é fundamental, pois permitirá que você tenha uma ideia de quanto dinheiro deverá reservar para fazer o trajeto de ida e de volta. Então, crie uma lista com os custos que a aventura poderá gerar, incluindo:

  • revisão do automóvel;
  • combustível;
  • pedágios.

Para o primeiro, basta fazer orçamentos em mecânicos de sua confiança. Quanto ao segundo, confira no manual do veículo ou pesquise na internet o consumo de gasolina, álcool ou diesel. Depois, verifique o preço do combustível no local onde você pretende abastecer e calcule de acordo com a distância a ser percorrida, da seguinte maneira:

  • multiplique a distância total em quilômetros pela média de consumo do veículo, para obter a quantidade de litros necessária para o trajeto;
  • multiplique o resultado do cálculo pelo preço do combustível.

E, pronto, você poderá saber quanto custa fazer o deslocamento. Em relação aos pedágios, busque, na internet, os valores cobrados nos postos, para saber a quantia total necessária para passar por eles.

Dessa maneira, será possível ter um maior controle do seu dinheiro e você terá mais facilidade em evitar excessos. Isso torna a viagem mais econômica, permitindo que você possa gastar com outras atividades no destino!

2. Faça a revisão do carro

Como mencionado na listinha de gastos acima, a revisão do carro é uma etapa importante e obrigatória ao pegar a estrada. Afinal, ainda que o seu veículo funcione bem na cidade, é preciso verificar se não há defeitos ou falhas ocultos que podem gerar riscos durante a viagem.

Portanto, procure um local em que você confie e peça para que o funcionamento do carro, como um todo, seja analisado. Isso inclui a parte elétrica (faróis, luz de neblina, setas etc.) e a mecânica (freios, volante, embreagem, motor etc.).

Outros detalhes, como cintos de segurança, airbag, ar-condicionado e estepe, também são fundamentais. Assim, você e sua família evitarão preocupações desnecessárias e terão a certeza de viajar com segurança!

3. Monte um kit de emergência

Por mais que você se planeje, imprevistos podem acontecer durante uma viagem de carro. Por isso, é sempre bom estar preparado, com um kit de emergência em mãos. Para montá-lo, inclua, em uma bolsa de tamanho médio, alguns itens, como:

  • papel higiênico;
  • protetor solar;
  • peças de roupa extras;
  • repelente;
  • sacola plástica;
  • paninho de limpeza.

Eles podem ser necessários, se você precisar limpar alguma sujeira, proteger a sua pele e a das crianças do sol, do frio, de insetos ou, até mesmo, para o caso de os pequenos ficarem enjoados. E, mesmo que você não os utilize durante o deslocamento, esses objetos poderão ser úteis também no destino.

4. Monte uma playlist

Pode parecer besteira, mas uma boa música ajuda a tornar a viagem de carro mais agradável. Por isso, escolha aquelas de que você e sua família mais gostam com antecedência e montem, juntos, uma playlist. Há vários aplicativos de smartphone para isso!

Essa é uma excelente estratégia para distrair as crianças e evitar brigas ou desentendimentos quanto à escolha do que ouvir. Mas, para isso, lembre-se de atender a todos os gostos e mesclar diferentes estilos, para que todos fiquem satisfeitos. Vocês podem até cantar juntos, para se divertirem e fazer o tempo passar mais rápido, que tal?

5. Pesquise sobre a estrada com antecedência

Percorrer um trajeto sem, antes, conhecê-lo pode tornar a viagem insegura. Então, evite surpresas e pesquise sobre a estrada com antecedência. Verifique a quantidade de curvas e o perfil delas, analisando se são mais fechadas ou mais leves.

Também é fundamental analisar a possibilidade de haver neblina em alguns trechos, de acordo com o horário do dia em que você for transitar neles, assim como a incidência de raios solares diretamente no rosto do motorista.

Confira, também, se há muitos postos de combustível, acostamentos e paradas para refeições. Eles serão importantes caso seja necessário abastecer, fazer uma parada de emergência ou alimentar-se.

6. Evite deixar a cidade em horários de pico

O tempo de viagem pode ficar ainda maior se você decidir sair da sua cidade em horários de pico, pois você deve saber que, nesses momentos, o trânsito costuma ficar mais intenso. Assim, você pode acabar por perder muito tempo em engarrafamentos.

Evite isso. Prefira partir em períodos do dia em que as ruas estão menos movimentadas. Sair de manhã bem cedo, no meio da tarde, ou à noite, é uma boa estratégia para fugir desse problema. Mas, para isso, defina um horário certo e incentive a família toda a ser pontual. Afinal, viagem é momento para descansar, e não para estresse!

7. Economize combustível durante o trajeto

De nada ou muito pouco adiantará fazer um orçamento dos gastos da viagem, se você não tentar economizar combustível durante o trajeto. Isso porque, dependendo da maneira como o carro é guiado, o consumo pode ser maior.

Portanto, leve isso em consideração. Se o veículo for seu, provavelmente, você já sabe como ele se comporta quanto a isso, mas, se não for, procure ler o manual para descobrir. Uma sugestão é, mantendo o carro com a marcha engatada, evitar pressionar o acelerador desnecessariamente em trechos mais planos ou em descidas.

8. Mantenha as crianças ocupadas

Ficar horas sentadas dentro de um carro pode ser entediante para as crianças, é verdade. Essa situação gera ansiedade, e elas desejarão chegar o quanto antes ao destino. Logo, procure distraí-las para que o trajeto não fique tão cansativo.

Algumas estratégias, como brincadeiras e músicas, podem ajudar a tornar a viagem de carro mais leve e tranquila. Além disso, itens para que elas possam dormir confortavelmente, como travesseiro, apoio para o pescoço e cobertores, também são eficientes. Fazer pequenos lanches também é uma boa ideia, até mesmo, para fazer menos paradas.

Realmente, sair da rotina e conhecer lugares novos é o que todo mundo quer. Aliás, em meio à correria do dia a dia, isso pode ser uma necessidade. No entanto, você deve ter compreendido que, para garantir que a viagem de carro será tranquila, é preciso tomar alguns cuidados.

Como você viu, são muitos os detalhes aos quais atentar, mas não há grandes dificuldades em observá-los. Ainda, com a lista que elaboramos acima, essa tarefa será bem mais fácil. Então, não se preocupe! Tudo o que você precisa fazer é definir um roteiro seguro, seguir essas dicas e, finalmente, curtir a tão esperada viagem de férias!

Gostou deste conteúdo sobre como ter uma viagem de carro tranquila e quer ter acesso a outros? Assine nossa newsletter!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert