fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Depois de um longo período trabalhando, você deve estar pensando que precisa de férias, certo? E precisa mesmo! Embora a gente saiba a importância dessa pausa, muitos de nós ainda ficamos sem descanso por longos períodos. Férias são um assunto de saúde e, além de recarregar as baterias, elas podem ter um grande impacto na sua vida pessoal e profissional. Mas para que tudo isso tenha um efeito realmente positivo, é preciso que você crie o hábito de programar férias!

Assumir a responsabilidade por aquilo que queremos para o futuro torna mais fácil encontrar a motivação e os meios necessários para concretizar as coisas. Você deve estar se perguntado por que esse falatório todo, se o assunto é férias? Porque boa parte das pessoas desconhece a importância do planejamento e o quanto viajar faz bem. Mas não se preocupe, nós preparamos um post incrível, que vai deixar você expert nesse assunto! Venha conferir!

1. Pesquise as melhores opções de datas para a viagem

Escolher bem o período é essencial. Se você vai viajar e deseja encontrar temperaturas mais amenas, em viagens ao exterior, por exemplo, as melhores épocas são a primavera e o outono. O maior número de turistas costuma sair de férias na alta temporada, período em que os preços das hospedagens, das passagens e pacotes turísticos são maiores.

Na baixa temporada, os preços podem cair em até 50% em alguns casos, o que pode ser mais atrativo. Dependendo do local escolhido, até as filas das atrações são menores, permitindo um melhor aproveitamento do tempo. Então, se você pode escolher o período, opte por uma época mais tranquila.

A antecedência é um fator importante por dois motivos principais: vai ajudar você a encontrar preços menores e se organizar financeiramente. Sem contar que, ao programar férias com tempo, você tem tranquilidade para deixar as coisas profissionais organizadas. Assim tudo vai correr bem durante sua ausência e você vai conseguir se desligar dos assuntos de trabalho.

2. Estabeleça um propósito para suas férias

Saber o que esperar desses dias é fundamental para que eles sejam benéficos. Descanso, agito, cultura, aventuras na natureza, crescimento profissional, desenvolvimento pessoal. Reserve algum tempo para refletir sobre as experiências que você gostaria de ter. A partir daí, já dá para pensar em um possível destino. Se você não tem um rumo fixo ainda, escolha dois ou três que podem oferecer o que você quer.

Saiba que, para programar férias, você não precisa, necessariamente, se deslocar grandes distâncias. Escolher um hotel aconchegante, que esteja a uma curta distância de casa, para uma semana de descanso, pode ser o suficiente para recarregar as baterias.

3. Determine o estilo de viagem ideal

Com essas informações em mãos, é preciso definir qual o estilo de viagem você tem em mente e, não se engane, você não precisa abrir mão do conforto para economizar. Conhecer alguns estilos, vai ajudar a descobrir o que você considera indispensável.

Excursão

Esse é o estilo da praticidade, você escolhe o destino e todo o resto fica com a operadora de turismo, passagens, hospedagens e passeios locais. Normalmente é realizada em grupos acompanhados de um guia. A vantagem é não ter que se preocupar com nada, a desvantagem é que você fica preso ao grupo e ao roteiro proposto pela operadora. Se você gosta de liberdade, essa não deve ser sua escolha.

Mochilão

A premissa básica de um bom mochileiro é viajar barato, mesmo que esteja levando uma mala, e não uma mochila! O importante é economizar. Alimentação, passagens, hospedagem, passeios, tudo tem quer ser reduzido ao mínimo necessário. O hostel é o tipo de hospedagem mais procurado por mochileiros, seus quartos compartilhados reduzem muito os preços das diárias. Mas lembre-se de que aqui você também vai dividir o banheiro com desconhecidos!

Conta própria

Nesse estilo, você vai cuidar de tudo que precisa para programar férias! Criar seu roteiro, pesquisar as melhores diárias, reservar as passagens. Planejamento é fundamental para não sair do orçamento e ter problemas.

Clube de viagens

Se você não gosta de surpresas, esse estilo é uma ótima escolha. Com ele você consegue controlar o orçamento de maneira eficiente, pois dilui o custo do passeio durante o ano e ainda mantém a liberdade de escolher o destino preferido, a hospedagem e as atividades que vai fazer no local.

4. Estabeleça uma verba

Pegue um papel e caneta porque é hora de definir, mais ou menos, quanto você quer gastar nesse passeio. Separe as despesas entre passagens, transporte, hospedagem, alimentação diária e extras (atrações, lembrancinhas etc). Agora pesquise alguns destinos e veja quais se encaixam melhor no seu orçamento.

Use a internet para encontrar dicas e lugares que possam oferecer experiências gratuitas ou de baixo custo. Descubra como é o transporte público e se é viável utilizá-lo. Lembre-se que, ao escolher uma hospedagem mais barata, mas que fica isolada, você aumenta os gastos com deslocamentos.

5. Pesquise sobre o lugar escolhido

Se vocês já definiu o destino, é hora de pensar no que é preciso para fazer as malas! Caso você vá para o exterior, comece verificando a necessidade de visto e se é preciso alguma vacina (alguns estados brasileiros também exigem).

6. Crie um roteiro de atrações

Planeje seus dias, isso vai ajudar você a aproveitar melhor o tempo. Mesmo depois de montar o roteiro, ele deve ser flexível, pode aparecer algo de última hora para fazer. Reserve alguns dias livres para visitar lugares indicados por pessoas que moram no local. Essas dicas podem levar a experiências incríveis!

Se você ainda não possui controle financeiro, essa é uma boa oportunidade para começar a se organizar. Guardando pouco mais de R$100,00 por mês é possível conseguir hospedagem em hotéis incríveis! Os clubes de viagem são uma boa opção. Além de oferecer descontos em tarifas, cuja vantagem pode chegar a 50%, em relação às aquisições feitas diretamente com o hotel, essa modalidade ajuda você a reservar o dinheiro de maneira segura e sem desvalorização!

Nós conseguimos dar o empurrão que você precisava para programar férias? Já decidiu que precisa mesmo descansar? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais, assim você ajuda outras pessoas que precisam de férias! E prepare-se, novidades vêm por aí! Porque #ViajarFazBem!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert