fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Muitos brasileiros escolhem a praia para aproveitar o verão e o Carnaval. Com a chegada do outono, outras partes do país se tornam mais atrativas para receber visitantes que desejam passar alguns dias com a família ou apenas se conectar com a natureza.

Se você deseja se afastar um pouco da rotina agitada e prefere aproveitar a temperatura mais amena do outono para viajar, saiba que alguns locais do Brasil são perfeitos para recuperar as energias. Outra vantagem é a possibilidade de economizar, já que o outono é considerado uma época de baixa temporada.

Neste artigo, você descobrirá as vantagens de viajar durante o outono, dicas de lugares para visitar e como fazer o planejamento. Leia até o final e saiba como planejar a sua viagem no outono.

Veja as vantagens de marcar a próxima viagem no outono

Um bom viajante gosta de conhecer novos lugares durante o ano todo. Apesar de o verão e o inverno serem mais propícios devido às férias escolares, as viagens entre os meses de março e junho são ótimas opções. Se você ainda não viaja no outono, veja algumas das principais vantagens dessa época.

A mudança da paisagem

Alguns locais são pouco recomendados no verão devido à alta quantidade de chuvas e à cheia dos rios. Com a chegada do outono, acontece a vazante dos rios, quando o nível das águas fica mais baixo, e você tem a possibilidade de observar melhor o comportamento de animais silvestres.

Além disso, os parques, as vinícolas e as florestas transformam o verde em uma paisagem bucólica, com folhas amareladas que caem no chão e trazem uma coloração especial ao lugar.

As temperaturas mais agradáveis

Se você acha que as altas temperaturas do verão combinam apenas com praia para refrescar e que o inverno obriga a vestir várias camadas de roupa, o outono é um meio-termo. Com certeza, a temperatura mais amena é a principal vantagem dessa época.

Se você quer fazer trilhas, caminhar desbravando novos lugares e praticar esportes de ecoturismo, o outono tem temperaturas mais agradáveis que permitem curtir os lugares sem sofrer com o calor ou o frio.

As promoções de baixa temporada

Qualquer pessoa apaixonada por viagem já se assustou com os preços durante os meses de férias, como dezembro, janeiro e julho. Por ser considerada uma época de baixa temporada, as promoções aéreas e de hospedagens pipocam em diversos sites especializados em turismo.

Além disso, o fluxo de viajantes é menor e permite aproveitar melhor os pontos turísticos e passeios.

Programe-se com antecedência

Viajar é algo que sempre requer planejamento. No outono, existem algumas dicas específicas sobre a temporada que você precisa saber, e é claro que nós vamos ajudar nisso! Veja algumas dicas rápidas a seguir.

1. Avalie a duração da viagem

Sempre avalie o tempo disponível que você tem para viajar no outono. Se você tem filho, é possível que precise viajar apenas no fim de semana. Mas isso não é problema, pois, com poucos visitantes, os locais estão mais vazios nessa época do ano, mesmo nos fins de semana.

2. Planeje os deslocamentos

Lembre-se de que, no outono, os dias são mais curtos e, por isso, você deve planejar os passeios com eficiência. Use o GoogleMaps para calcular os deslocamentos entre os passeios ou pontos turísticos.

3. Confira os horários de funcionamento das atrações

Não se esqueça de que você está viajando fora de temporada. Isso significa que algumas atrações podem sofrer alterações no horário de funcionamento e até estar fechadas. Busque informações nos sites oficiais.

4. Escolha roupas apropriadas para o outono

Como você vai viajar entre o verão e o inverno, lembre-se de variar o tipo de roupa que levará na mala. Camisetas regatas e de manga, calças e bermudas — leve uma opção para cada tempo previsto e não se esqueça de consultar o clima nos dias que permanecerá viajando.

5. Escolha os melhores lugares para viajar no outono

Agora que você está convencido das vantagens de marcar sua viagem no outono, vamos apresentar alguns lugares perfeitos para conhecer nessa época do ano.

Chapada Diamantina (BA)

Já conhecida como um dos principais destinos de ecoturismo do país, a Chapada Diamantina é uma região de serras localizada na Bahia e compreende uma área que pertence a 24 cidades.

No outono, as cachoeiras não estão muito cheias, mas você consegue percorrer as trilhas com mais facilidade. Você também pode praticar diversos esportes do ecoturismo, como rapel e trilhas. Os locais mais altos são perfeitos para observar o nascer e o pôr do sol. Da mesma maneira, existem maravilhosas grutas e cavernas submersas que podem ser visitadas por meio de mergulhos guiados.

Pantanal (MS e MT)

Que tal aproveitar o outono para conhecer um Patrimônio Natural Mundial da Unesco? Considerado uma das faunas mais ricas do planeta, o Pantanal compreende uma área entre as fronteiras dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolívia.

O outono é a época perfeita para visitar o Pantanal devido ao período de seca e à vazante dos rios. Com esse fenômeno, os viajantes têm a deslumbrante oportunidade de observar diversos animais selvagens que se aproximam do rio para beber água. As garças, os jacarés, as onças e os crocodilos são alguns dos animais que você pode encontrar durante um passeio de canoa, a cavalo ou uma simples caminhada.

Bento Gonçalves (RS)

A Serra Gaúcha é conhecida pela influência europeia e por seu clima frio durante o inverno, transformando-se em um refúgio para aqueles que gostam de temperaturas mais baixas. A cidade de Bento Gonçalves também se destaca por conta do Vale dos Vinhedos, a maior área de produção de vinhos do país.

As paisagens que compõem as vinícolas já são bonitas por natureza, mas o outono traz um toque especial. Além do clima ameno e da exuberante paisagem com folhas amareladas, você ainda pode desfrutar de vinhos de alta qualidade e da maravilhosa culinária gaúcha.

Aiuruoca (MG)

Para quem gosta de relaxar em meio à natureza, a pequena cidade de Aiuruoca, em Minas Gerais, é o local perfeito para descansar. Localizada entre duas reservas florestais — o Parque Nacional do Itatiaia e o Parque Estadual da Serra do Papagaio —, a cidade é repleta de cenários exuberantes e cachoeiras. Em Aiuruoca, você também tem a possibilidade de conhecer o Vale Matutu, uma área que preserva a fauna e a flora nativa.

Ficou com vontade de reservar as passagens e hospedagens para sua próxima viagem? Como você pôde ver, nosso Brasil tem opções de locais para conhecer em qualquer época do ano! E alguns lugares mudam completamente entre uma estação e outra.

Se você quer aproveitar a família, descansar por alguns dias e se conectar com a natureza, não espere o verão para viajar. As promoções, os lugares menos lotados e a mudança da paisagem são vantagens indiscutíveis para fazer você aproveitar uma viagem no outono para qualquer lugar.

Quer mais dicas? Curta a nossa página no Facebook e prepare-se, pois novidades vêm por aí! Porque #ViajarFazBem!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert