fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Hospitalidade, cultura e boa gastronomia. Esses são alguns dos presentes recebidos por quem viaja a Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A retribuição? Mais visitas!

De acordo com a Secretaria Municipal do Turismo da cidade, mais de 700 mil turistas passearam pelo município apenas no primeiro semestre de 2019. O número é 11% maior do que o registrado no mesmo período, em 2018.

Quer saber tudo o que Bento Gonçalves tem a oferecer a seus visitantes? Então, continue lendo este artigo e descubra tudo!

Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho

Apegada à sua tradição e às suas origens, Bento Gonçalves é uma cidade famosa por seus atrativos turísticos ligados ao vinho. Não à toa, recebeu o título de Capital Brasileira do Vinho e é a maior produtora de uva do Rio Grande do Sul, estado responsável pela produção de 90% do volume da bebida no país.

Do alto da serra gaúcha, Bento Gonçalves oferece a hospitalidade de seu povo e os encantos de sua natureza a quem decide fazer uma visita. Além do resquício histórico, a cidade tem um forte avanço industrial, sendo, também, um motor de desenvolvimento para seu estado.

Melhor época para viajar

Se você está preparando um guia de viagem para a região Sul e vai passar por Bento Gonçalves, deve imaginar que a cidade tem atrativos para quem a visita em qualquer época do ano.

Para uma viagem romântica, o inverno pode ser a estação ideal: deguste bons vinhos em frente a aconchegantes lareiras nos braços de quem você ama.

No verão, entretanto, as atividades nas vinícolas ficam mais agitadas: há a colheita das uvas — processo no qual os visitantes podem participar ativamente.

O que fazer em Bento Gonçalves

Seja em uma oportunidade de viajar com os filhos, seja em uma reunião de amigos ou em um roteiro para a terceira idade, Bento Gonçalves tem opções de passeios turísticos para agradar a todos. A seguir, você conhece alguns deles.

Caminhos de Pedra

São sete quilômetros permeados por belíssimas construções em pedra e madeira, construindo um cenário que transporta diretamente para o norte da Itália. Os Caminhos de Pedra, distantes 13 quilômetros do centro da cidade, fazem parte de um dos mais impressionantes passeios de Bento Gonçalves.

Além de deslumbrante, o caminho também conta muito sobre a história de colonização italiana do local: dos nomes das ruas às placas com os sobrenomes das famílias que ali se perpetuaram, há tradição por toda parte.

Vale dos Vinhedos

No Vale dos Vinhedos estão algumas das vinícolas mais conceituadas do país. São mais de 30 pontos de cultivo de uvas e produção de vinhos, que vão desde pequenas fazendas a grandes construções, modernizadas e especializadas na produção da bebida. As marcas mais conhecidas, Miolo e Casa Valduga, estão entre elas.

Para conhecer o Vale e aproveitar os passeios guiados e as degustações da bebida, é recomendado fechar pacotes com agências de turismo e deixar o carro guardado!

Rota Cantinas Históricas

Para quem aprecia uma boa comida italiana, esse passeio não pode ficar de fora do roteiro! O tour, que também remete à história dos imigrantes, oferece vistas encantadoras e petiscos de tirar o fôlego!

Pipa Pórtico

Muito fotografado pelos turistas que visitam Bento Gonçalves, o pórtico de entrada da cidade, em formato de pipa (barril), é um ponto turístico imperdível.

Com 17 metros de altura, o pórtico saúda os turistas com a mensagem “você está entrando no mundo do vinho”, e já adianta o que virá pela frente no passeio!

Passeio de Maria Fumaça

O clássico passeio de maria fumaça tem um percurso de 23 quilômetros e passa pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. São cerca de duas horas de passeio regadas a canções italianas, degustações de vinhos e provas de espumantes produzidos na região.

Museu do Imigrante

Localizado em uma construção datada de 1913, o Museu do Imigrante foi fundado nos anos 70 com o objetivo de eternizar o legado da imigração italiana na cidade. O acervo do museu conta com mais de 15 mil peças.

Ponte dos Arcos

Com quase 230 metros de extensão, a Ponte Ernesto Dorneles, popularmente conhecida como Ponte dos Arcos, liga os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis. Vale a visita em razão da bela paisagem ao redor da edificação.

Parque cultural Epopeia Italiana

Mais um dos pontos turísticos de Bento Gonçalves dedicados à perpetuação da cultura imigrante, a Epopeia Italiana é, verdadeiramente, um espetáculo à parte.

Com cenários em tamanho real, as apresentações retratam a história da imigração, em uma encenação com cerca de 45 minutos de duração. Diversão e cultura para toda a família!

Via del Vino

Que tal uma fonte que jorra vinho? No centro de Bento Gonçalves, em plena Via del Vino, isso é possível! A reprodução, que atrai olhares de turistas, é apenas uma encenação feita com água colorizada no chafariz La Fontana, mas rende registros de cair o queixo!

Igreja Cristo Rei

Se você aprecia o turismo religioso, não pode deixar de visitar a Igreja Cristo Rei, localizada no bairro Cidade Alta. Inaugurada em 1954, a obra ainda levou mais 24 anos para ser finalizada.

Seu estilo neogótico chama a atenção, em razão de suas torres pontiagudas e geométricas e das estátuas de leões alados em frente aos majestosos portais de entrada. Em seu interior, um vão de 40 metros de altura e três altares. Nas janelas, belíssimos vitrais ornamentados com brocados.

Viajar faz bem

Organizar uma viagem com a família ajuda a aliviar o estresse da rotina e a criar ainda mais laços afetivos com quem se ama. Com um bom planejamento e disciplina para segui-lo, é possível controlar os gastos e viajar todo ano para lugares incríveis, como Bento Gonçalves.

Uma boa forma de economizar para investir na realização de sonhos de viagem é investindo em um clube de viagens. Com ele, é possível aderir a planos com uma mensalidade pré-determinada, o que ajuda na organização financeira e na escolha do pacote de viagem perfeito!

O que achou do nosso artigo? Encontrou inspirações para colocar o pé na estrada? Então, siga a Sbtur no Facebook e no Instagram para receber ainda mais dicas de roteiros e passeios imperdíveis!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert