fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Além de lindo, como cantou Gilberto Gil em sua icônica música, “o Rio de Janeiro continua sendo” um dos destinos favoritos de turistas de todo o mundo. Nos últimos anos, a média de estrangeiros que escolhe viajar para o Rio de Janeiro ultrapassou os 6 milhões, segundo o Ministério do Turismo e a Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

E não é só isso! Quem visita a cidade reconhece que está diante de um verdadeiro patrimônio do país: a mesma pesquisa revela que, do total de visitantes da cidade maravilhosa, pelo menos, 95% têm intenção de voltar.

Paisagens inacreditáveis, redutos boêmios, bairros que remetem ao passado e monumentos de tirar o fôlego — deu para ver que nem só de belas praias vive a capital do estado do Rio, não é mesmo?

Se você não é muito fã da combinação areia + água salgada, este artigo foi feito para você! Listamos 7 dicas para viajar para o Rio de Janeiro e curtir à beça em família mesmo não gostando de praia! Boa leitura!

As 5 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre o Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro oferece experiências incríveis aos turistas por sua cultura, sua arquitetura e sua natureza unidas em um mesmo espaço, você já sabia.

Agora, queremos ver se você tinha conhecimento sobre algum dos 5 fatos curiosos que listamos abaixo:

  1. a população da cidade do Rio de Janeiro já ultrapassou a marca dos 6,7 milhões, segundo o IBGE;
  2. a oitava maior biblioteca do mundo fica no Rio de Janeiro e chama-se Biblioteca Nacional, com um acervo de mais de 10 milhões de itens;
  3. o Parque Nacional da Tijuca abriga uma das maiores florestas urbanas do mundo, e é uma opção de visita perfeita para quem curte turismo ecológico;
  4. a cidade do Rio de Janeiro tem diversas cápsulas do tempo enterradas em lugares e épocas diferentes. Uma delas, enterrada em 1972, em frente ao Museu Nacional do Rio, será aberta em 2022, e promete revelar a existência de um importante documento;
  5. na Igreja do Carmo está guardada uma parte dos restos mortais de Pedro Álvares Cabral. Para quem aprecia o turismo religioso, essa é uma parada obrigatória!

Já deu para perceber que viajar para o Rio de Janeiro permite explorar lugares e elementos históricos que vão muito além das praias, não é mesmo?

A seguir, falaremos sobre 7 passeios imperdíveis para fazer na cidade. Fique de olho!

As 7 dicas para quem vai viajar para o Rio de Janeiro e não gosta de praia

Seja você uma mulher viajando sozinha, seja você parte de um casal em viagem romântica, o leque de opções turísticas para quem viaja para o Rio de Janeiro e quer fugir das praias é extenso! Separamos 7 lugares imperdíveis para curtir o melhor da capital carioca sem precisar sujar os pés de areia!

1. Vá ao Cristo Redentor

Não há quem ouça falar no Rio de Janeiro e não pense, de cara, na estátua do Cristo Redentor, que abraça a cidade e compõe um dos mais belos cartões postais do lugar. O monumento, inaugurado em 1931, é aberto à visitação e conta com um mirante panorâmico que possibilita visualizar a cidade de um ângulo único.

2. Visite o Pão de Açúcar

Logo atrás do Cristo Redentor, no imaginário de quem pensa no Rio de Janeiro, está o Pão de Açúcar. Por isso mesmo, vale separar um tempinho, ainda que seja uma viagem curta, para visitar o local e fazer o icônico passeio no bondinho.

3. Conheça a escadaria Selarón

Se você acompanha os registros de viagem de seus amigos nas redes sociais, provavelmente, já viu alguma foto da belíssima escadaria Selarón, decorada pelo artista chileno Jorge Selarón com milhares de ladrilhos coloridos.

Localizada no bairro de Santa Teresa, a escadaria é uma opção turística gratuita e de fácil acesso: fica bem próxima aos Arcos da Lapa, que também merecem uma visitinha.

4. Vá a feiras

As feiras do Rio de Janeiro são presença garantida nos roteiros de terceira idade, de famílias e de turistas que desejam ver de perto o funcionamento da economia local da cidade.

Algumas das mais famosas são a Feira de São Cristóvão, a Feira Hippie de Ipanema e a Feira do Rio Antigo, na Lapa.

5. Conheça os museus

Outro destaque turístico do Rio são os museus. A cidade, que respira cultura por todos os cantos, guarda, em suas ruas e bairros, acervos importantes dos mais diversos temas.

Alguns dos museus que não podem ficar de fora da lista de visitação são:

  • Museu do Amanhã;
  • Museu Histórico Nacional;
  • Museu de Arte do Rio (MAR);
  • Museu de Arte Moderna (MAM);
  • Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB);
  • Casa França.

6. Não deixe de ir ao Parque Lage

Aqui está outro ponto turístico que rende fotos encantadoras para quem decide viajar para o Rio de Janeiro. O Parque Lage, localizado bem próximo à Floresta da Tijuca, é uma boa opção de passeio para quem busca tranquilidade, contato com a natureza e um bom café — dentro do belo palacete do local, há uma cafeteria e uma escola de arte.

7. Conheça o Maracanã

Você sabia que o nome Maracanã deriva da expressão em Tupi-Guarani equivalente a “semelhante a um chocalho”? Na época, a alcunha surgiu por conta dos pássaros que cantavam por ali, mas, hoje em dia, pode ser associada ao som das torcidas cantando por seus times, não é?

O estádio, que, originalmente, se chama Estádio Jornalista Mário Filho, tem capacidade para 87 mil torcedores e está aberto a visitações.

Com essas 7 dicas, você garantirá um roteiro rico e diverso por cantinhos apaixonantes do Rio de Janeiro. Além desses, se estiver em uma viagem de férias e com tempo para desfrutar de outros pontos turísticos, recomendamos conhecer também o Mirante Dona Marta, a Confeitaria Colombo, o Parque das Ruínas, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Theatro Municipal.

As dicas de hospedagem

Após a leitura da lista de sugestões acima, temos certeza de que a vontade de viajar para o Rio de Janeiro triplicou, não é mesmo? Então, para dar o empurrãozinho que falta para você começar a fazer as malas, temos algumas dicas de hospedagens em locais estratégicos da cidade!

Na boemia região de Copacabana, nossa indicação é o B&B Hotels, conveniado com a SBTUR. Se escolher o local para se hospedar, não deixe de conhecer o Forte de Copacabana, o Teatro Princesa Isabel e os antigos cinemas Roxy e Cine Jóia.

Já na região da Barra, indicamos os hotéis Bourbon Barra e Hotel Laghetto Stilo Barra Rio, também conveniados com a SBTUR. Uma vez na Barra, aproveite para curtir o Barra Shopping, um dos preferidos dos cariocas, e a Cidade das Artes.

Outra boa dica é o Quality Rio Barra da Tijuca, próximo do Rio Centro, do Museu do Açude, do Maracanã e da Floresta da Tijuca.

Prontinho! Agora, você tem em mãos tudo o que precisa saber para viajar para o Rio de Janeiro e curtir muito — mesmo sem ir à praia!

Se você gostou deste artigo, conte para a gente, nos comentários, qual dos pontos turísticos do Rio de Janeiro você mais quer conhecer e por quê!

Ah! E prepare-se. Novidades vêm por aí!

Porque #ViajarFazBem!

planejar-feriasPowered by Rock Convert