fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Com tantas tarefas do dia a dia, um tempo de descanso é algo precioso e essencial. As férias precisam ser planejadas para que a viagem dos sonhos saia do papel e realmente se torne realidade. E, depois de decidir tirar um tempo para descansar e conhecer novos lugares, aparecem algumas dúvidas: qual a melhor época? É melhor viajar no verão ou no inverno?

Seja qual for a estação, existem diversas opções que valem a pena visitar em qualquer época, como São Paulo, Paris, Gramado, entre outros. Porém, cada local apresenta oportunidades únicas em cada estação, transformando cada período em uma experiência diferente. Por isso, é importante que você saiba escolher a viagem de acordo com as características de cada estação.

Para ajudar você a escolher o melhor destino para as próximas férias em família, disponibilizamos este artigo com as principais informações que você deve considerar na hora de planejar a sua viagem. Leia o post para saber mais!

Como escolher entre viajar no verão ou no inverno

Em geral, a maioria das famílias prefere viajar nas férias do calendário escolar, em julho ou janeiro, para aproveitar com as crianças. Essas duas épocas refletem o extremo das estações do ano: alto verão e alto inverno. Por isso, na hora de escolher uma época para viajar, é importante considerar as vantagens de cada período.

Se você ainda está em dúvida, agora, chegou o momento! Comparamos as principais vantagens de viajar em cada época do ano e indicaremos os principais pontos que devem ser considerados na hora de planejar uma viagem em cada uma dessas estações.

As vantagens e desvantagens de viajar no verão

Conheça as principais vantagens e desvantagens de viajar na época mais quente do ano a seguir.

Roupas

Tecidos leves e pouca roupa. Em geral, o verão é composto pelos looks com cores vivas e roupas de tecidos mais frescos, que ajudam a suportar as altas temperaturas. Se você gosta de pouca roupa e quer economizar espaço nas malas, o verão é uma ótima alternativa.

Esportes

Nada melhor do que muita água para refrescar o calor, certo? O surf e Stand Up Paddle ficam em alta nesse período. E se você não quer esperar o inverno para esquiar, algumas cidades litorâneas também oferecem uma versão aquática para os amantes do esporte que querem se refrescar.

As trilhas em meio à mata e às florestas também são ótimas opções, principalmente se o passeio inclui cachoeiras e rios para fazer um mergulho refrescante.

Atrações

Você prefere atividades mais agitadas e cheias de música? Então, o verão é perfeito para você! Não é difícil encontrar festivais de música e de esportes por todo o litoral brasileiro. As praias, as cachoeiras e os rios também são ótimas opções para vencer as altas temperaturas. No entanto, você ainda tem os parques aquáticos e as piscinas de clube para aproveitar o verão.

Promoções

Se você quer viajar no verão, saiba que será difícil encontrar promoções, pois, em geral, essa estação é considerada como alta temporada. Por isso, o planejamento para viajar nessa época deve ser mais criterioso.

Agora que você já conhece as vantagens de viajar no verão, considere os destinos nacionais, como Natal-RN ou Rio de Janeiro-RJ, e também internacionais, como Punta Cana-DO ou Orlando-US.

As vantagens e desvantagens de viajar no inverno

Conheça as principais vantagens e desvantagens de viajar sob baixas temperaturas.

Roupas

Há quem diga que as pessoas ficam mais elegantes no inverno. Os casacos, as botas e os cachecóis saem do armário e transformam o look de qualquer viajante. Porém, existem as desvantagens: roupas de inverno ocupam muito espaço nas malas. Sendo assim, se você quer viajar para a Europa, talvez uma mala de mão não seja suficiente.

Esportes

Mesmo morando no Brasil, quando falamos de esportes de inverno, nós logo nos lembramos da neve. A temporada de inverno traz atrações específicas para quem gosta de esportes. Esqui, snowboard e patinação no gelo são ótimas opções para quem gosta de atividades na neve. No entanto, se você está no Brasil, também é possível encontrar algumas cidades que oferecem opções de patinação no gelo ou esqui.

Atrações

O inverno também é indicado para pessoas que desejam aproveitar as atrações internas. Teatros, musicais, museus e shoppings são algumas das opções para quem deseja viajar, mas não quer passar frio.

Promoções

Em geral, o inverno é considerado baixa temporada para a maioria dos destinos. Aproveite as promoções de hotéis e passagens áreas que aparecem a todo o tempo para viagens nessa época. Porém, alguns locais, como Gramado e Campos do Jordão, já são destinos tipicamente frequentados por quem prefere as baixas temperaturas e os preços tendem a ficar mais salgados nesse período.

Prefere o inverno? Alguns dos destinos nacionais são: Campos do Jordão-SP ou Gramado-RS. Mas se você quer conhecer a neve, os destinos internacionais para viajar no inverno contam com Geneva-SW e Bolonha-IT.

A importância do planejamento antecipado

Já vimos que existem muitas opções para todos os gostos de diferentes viajantes. Por isso, é muito importante que você se conheça para escolher uma viagem para aproveitar todas as atrações e as experiências do local. Converse com pessoas que já viajaram para o lugar que você deseja e consulte blogs de viagens com informações sobre as estações das cidades que você quer conhecer.

Além do aproveitamento da viagem no verão ou no inverno, você também precisa se planejar. Com a vida corrida entre casa, família e trabalho, muitas vezes, o lazer e a viagem de férias ficam de lado. Não basta apenas sonhar, mas é preciso planejar suas viagens com antecedência.

Uma ótima opção tem relação com os planos de viagens e clubes de turismo. Com essa facilidade, você se planeja e economiza para viajar todos os anos. Basta escolher o plano, realizar os pagamentos de acordo com o seu orçamento e escolher a viagem dos sonhos.

Como você leu neste artigo, tanto o verão quanto o inverno têm suas próprias vantagens e desvantagens. Analisar a dinâmica da sua família é extremamente importante para planejar uma viagem de férias inesquecível para todos.

Opções não faltam e não importa a época do ano, programar alguns dias para descansar é algo essencial para sua saúde mental e para fortalecer o relacionamento familiar. Com essas dicas, temos certeza de que você já decidiu as suas férias, para viajar no verão ou no inverno.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes socais e prepare-se, pois novidades vêm por aí! Porque #ViajarFazBem!

planejar-feriasPowered by Rock Convert