fbpx

Programar um passeio em família ou com amigos exige, inicialmente, um bom planejamento. É preciso definir quais são os locais a serem visitados, como será a estadia e os meios de transporte utilizados em sua viagem.

O que gera muitas dúvidas entre as pessoas está justamente em escolher qual é o seu destino — caso você ainda não tenha pensado em uma viagem para região sul, saiba que é um dos locais mais ricos de nosso país!

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo de passeio, conheça as principais cidades e também aprenda a se organizar de maneira adequada. Boa leitura!

Quando ir para a região sul?

Tudo vai depender de quais são os seus objetivos e o período de suas férias. A região sul do país oferece destinos que englobam os mais diversos gostos, desde os que curtem uma praia até mesmo aqueles que gostam de viajar com o cachorro ou aproveitar o friozinho e conhecer cidades que mais parecem se um município europeu.

Entre os meses de dezembro e março, por exemplo, as temperaturas são mais altas, assim como em qualquer outro ponto do Brasil. As mínimas giram em torno de 20ºC na costa, enquanto as máximas ultrapassam os 30ºC. No interior, devido à altitude, há algumas variações mais baixas, especialmente em cidades mais montanhosas.

Agora, se a sua finalidade for curtir temperaturas próximas a 0ºC, o ideal é aproveitar os meses de inverno, mais precisamente entre junho e agosto. Leve bastante agasalho, pois vai precisar! O importante mesmo é definir aquele local que mais combine com o seu perfil, além de estar perto de pessoas queridas. Concorda?

Como se organizar para fazer a viagem?

Se o seu objetivo é encarar uma viagem dessas, a seguir, selecionamos algumas das principais dicas para quem deseja se organizar para conhecer a região sul do país. Confira!

Escolha o seu destino

Conforme abordado, a escolha do destino vai depender de quais são os seus objetivos e a época do ano em que vai realizar a viagem dos sonhos. Por essa razão, pesquise bastante sobre as opções disponíveis, entenda quais são os principais atrativos daquela região e os seus diferenciais. Caso vá viajar de carro, dá para optar pelas cidades mais próximas, além de montar uma rota que conte com mais atrativos nos municípios vizinhos.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes para quem vai fazer uma viagem. O ideal é que você faça uma economia mensal antes mesmo de escolher o destino. Logo em seguida, assim que já tiver definido o seu roteiro, analise quais são os principais custos desse passeio, como passagens, estadias, pontos turísticos que cobram valor de ingresso etc.

É sempre indicado ter um dinheiro extra para eventuais imprevistos nos seus dias de descanso — por essa razão, leve isso em consideração no seu planejamento. Se tiver dúvidas sobre como economizar mensalmente para que você possa fazer uma viagem como essa todos os anos, conte com um clube de viagens!

Por meio de um valor fixo, você terá um compromisso financeiro (que é baixo) todos os meses, permitindo que você faça todos os anos algum passeio para os mais diversos destinos. Assim, uma ampla cartela de hotéis estará a sua disposição, contando até mesmo com uma assessoria profissional caso esteja em dúvida quanto ao local escolhido.

Leve na bagagem apenas o que for utilizar

Você é daquelas pessoas que levam de tudo em uma viagem? O ideal é colocar na bagagem apenas o que for utilizar, especialmente para quem visita mais de um destino em seu passeio. Isso permite uma maior facilidade para os deslocamentos, além de trazer mais conforto para o momento, principalmente em viagens curtas.

Planeje o seu roteiro

Por fim, com o destino escolhido, é só planejar o roteiro. Saiba previamente quais são os principais pontos turísticos daquele local e aqueles que não podem faltar em sua lista. Descubra quais são os valores a serem gastos, quais são as opções gratuitas disponíveis e faça uma seleção que seja logisticamente estratégica.

Quer um exemplo? Avalie os locais que são próximos uns aos outros para que você os conheça em apenas um dia, evitando gastos desnecessários e otimizando o tempo de seu passeio.

Quais os principais destinos da região sul?

Agora que você já sabe quando ir a região sul e como organizar uma viagem de sucesso, chegou o momento de conhecermos os principais destinos. Descubra quais são e faça a melhor escolha!

Cataratas do Iguaçu

Este é um dos principais destinos para quem é amante da natureza. Localizadas na cidade de Foz do Iguaçu (PA), quem visita as cataratas tem a oportunidade de se deslumbrar com uma das principais maravilhas mundiais.

O parque faz fronteira com o território argentino e 185 mil hectares estão do lado brasileiro. Entre as atrações oferecidas, o turista pode se aventurar nas trilhas, além das atividades de eco-aventura, como rapel, rafting, escalada etc.

Entre as trilhas, há alguns mirantes e um elevador panorâmico, incluindo passarelas e caminhos que permitem com que a pessoa aprecie tudo bem de pertinho.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel também está situada no Estado do Paraná. Entre os seus milhares de hectares, apenas 200 são permitidos para que o visitante possa conhecer e desfrutar de seus encantos. Pode parecer pouco, mas há muitas praias, matas e cachoeiras que vão fazer com que o seu passeio seja inesquecível.

Conforme mencionamos, a escolha de seu destino vai depender especialmente de seus objetivos. Caso a sua intenção seja ir para um local sem muita movimentação e longe de centros urbanos, essa é a definição ideal.

Há praias que também atendem a todos os gostos, com ondas mais tranquilas, de fácil ou difícil acesso e mais e menos movimentadas. Entre elas, destacamos:

  • Encantadas;
  • Brasília;
  • Cassual;
  • Fortaleza;
  • Grande;
  • Miguel;
  • Ponta Oeste.

Para conhecer alguns dos locais da Ilha, contudo, é preciso muita caminhada. O lado norte exige um passeio que pode durar até 8 horas, mas há ainda aquelas mais próximas, como a Praia do Belo. Independentemente da sua escolha, pode ter certeza de que vai se deparar com um caminho incrível, cheio de belezas naturais!

Beto Carrero World

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha sequer ouvido falar sobre o parque Beto Carrero World, concorda? Para quem vai passar apenas um ou dois dias no local, é preciso ter um roteiro mais bem definido com o intuito de otimizar o seu tempo e conhecer as principais atrações.

A área Aventura Radical, por exemplo, tem os principais brinquedos para quem curte muita adrenalina, como as montanhas russas e o elevador Big Tower. Para aqueles que gostam de assistir a algo mais pitoresco, não podem perder o Extreme Show.

Em uma pequena cidade montada nas próprias dependências do parque, carros e motos realizam manobras que impressionam qualquer turista. Além disso, especialmente para quem viaja com crianças, o Madagascar Circus Show é quase uma parada obrigatória, na qual todos se divertem com os personagens do desenho animado homônimo.

Há, ainda, o zoológico do Mundo Animal, além do Barco Pirata, localizado na Ilha dos Piratas. No fim da tarde, você não pode deixar de ir ao espetáculo Sonho do Cowboy. Esse musical narra uma história fictícia em que Beto Carrero derrota uma turma de bandidos, conquista o respeito de uma cidade do Velho Oeste e também o coração da filha do prefeito.

Blumenau

Blumenau (SC) é um dos destinos ideais para quem deseja conhecer um pedacinho da Europa situado em nosso país. Se essa for a sua principal finalidade, não pode deixar de conhecer a Vila Germânica — um espaço de eventos com aproximadamente 30 mil metros quadrados que mais parece uma pequena cidade da Alemanha. Cafés e restaurantes também contribuem para esse ser um dos pontos mais visitados pelos turistas.

É amante de cerveja? Pois saiba que essa cidade é considerada a capital brasileira da cerveja. Há até mesmo um museu dedicado exclusivamente a ela! Nele, você vai conhecer sobre o processo de fabricação da bebida, como é a história do mercado deste produto naquela região, além de admirar peças únicas que fazem referência a essa paixão nacional.

Para quem curte a natureza também há alternativas diversas, como o Parque Ecológico Spitzkopf. Nele, há uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, com cascatas, riachos e com vistas privilegiadas que podem ser desfrutadas de seu mirante, em um local que fica a mais de 900 metros de altitude.

Gramado

Mais um destino para quem quer conhecer uma cidade com arquitetura europeia sem sair do Brasil. Localizada a cerca de 130 km da capital Porto Alegre, em Gramado (RS) há opções que agradam as mais variadas idades e gostos.

Quem vai até ao município precisa fazer algumas paradas obrigatórias, como na Rua Coberta. Originalmente denominada de Rua Madre Verônica, a sua cobertura foi feita com plantas pendentes — o que justifica o nome atribuído carinhosamente ao local.

Além disso, essa rua está próxima de outros pontos do município, como o Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema, e da Igreja de São Pedro.

Agora, se você deseja conhecer algum local mais romântico, não pode deixar de ir ao Lago Negro. Um passeio tranquilo é a opção ideal de quem busca por uma experiência simples e de relaxamento. No lago artificial, há a possibilidade de alugar um pedalinho, permitindo excelentes fotos para as redes sociais!

Não deixe de ir, ainda, ao Mini Mundo. Lá, você vai encontrar algumas réplicas de famosas construções em um tamanho 24 vezes menor, como:

  • Usina do Gasômetro — Porto Alegre;
  • Neuschwanstein Castle — Alemanha;
  • Aeroporto de Bariloche — Argentina;
  • Museu Paulista — São Paulo.

Por fim, há um local fechado denominado Snowland, em que o visitante tem a oportunidade de curtir as mais diversas atrações em neve. O lugar é considerado o primeiro parque indoor de neve da América Latina. Percebeu como há opções para todos os gostos? Basta escolher aquela que mais atenda ao seu perfil!

Florianópolis

Florianópolis (SC) é um dos principais destinos de viagem para região sul para as pessoas que querem curtir uma praia e belas paisagens do litoral. Entre elas, você pode desfrutar da:

  • Praia Mole;
  • Praia de Jurerê;
  • Campeche;
  • Praia Brava.

Há, ainda, a Trilha da Praia da Lagoa do Leste, onde o turista tem a chance de desfrutar tanto de uma bela praia quanto de cachoeira e lagoa, tudo no mesmo lugar e em um mesmo passeio. Para os mais aventureiros e que gostam de desbravar o local por meio da caminhada, existe uma trilha que leva até o destino.

No entanto, também existe a opção de chegar de barco, de acordo com a sua vontade. Apenas não se esqueça de levar o seu lanche, pois não há restaurante no local.

Se for conhecer os distritos da região, não deixe também de ir a Santo Antônio de Lisboa, pois você vai se deslumbrar com um pôr do sol incrível. Entre as outras opções de Floripa, temos:

  • a trilha da Praia dos Naufragados;
  • um banho de mar na Praia Lagoinha do Norte;
  • piscinas naturais da Praia da Barra da Lagoa;
  • prática de esportes na Praia da Joaquina.

Curitiba

Capital do Estado do Paraná, Curitiba está entre as opções preferidas dos turistas quando falamos da região sul. Lá, você não pode deixar de conhecer o Jardim Botânico, com sua estrutura metálica que abriga diversas espécies de plantas e que encanta a todos pela arquitetura diferenciada.

É nesse local que os curitibanos também curtem passar um tempo com amigos, jogar conversa fora e se refugiar do grande movimento do centro urbano. Para quem for até lá, também dá para conhecer:

Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre os destinos para quem opta por uma viagem para região sul. Conforme explicado, especialmente para quem for viajar na alta temporada, é essencial contar com um bom planejamento.

Além disso, defina com seus amigos e familiares aqueles locais que mais atendem aos gostos da maioria, com o objetivo de que todos aproveitem ao máximo esses dias de descanso. Além disso, tenha uma reserva financeira ou opte pelo clube de viagens para que, anualmente, você faça uma viagem que seja incrível e que contribua para o seu descanso.

Gostou das nossas dicas e deseja acompanhar outros conteúdos como este? É só seguir nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Powered by Rock Convert