fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Escolher o tipo de hotel para se hospedar é tão importante quanto definir o destino da viagem. Por isso, na etapa de planejamento, não deixe de incluir um momento especial para pesquisar e conhecer opções de acomodações para você e sua família.

Viajar faz bem, e ter um local confortável, aconchegante e estruturado para descansar após os passeios é essencial para garantir o sucesso da experiência.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre os diferentes tipos de hotel e daremos algumas dicas para facilitar sua escolha!

Entenda a importância de escolher o tipo de hotel adequado a seu perfil

Escolher o tipo de hotel ideal é fundamental para que a viagem de férias seja gratificante.

Ao não dar importância para esta decisão, os viajantes correm o risco de deparar com situações em que a hospedagem não atende às necessidades da família ou não oferece os serviços procurados. Há casos em que é preciso trocar de acomodação em plena viagem por conta de tantos imprevistos e desapontamentos!

Para evitar uma situação como essa, fique de olho nos tipos de hotel que apresentaremos a seguir. Falaremos sobre suas principais características e daremos dicas para escolher o melhor para seu perfil de viajante.

Confira 6 tipos de hotéis

Os hotéis se dividem em diversas categorias. O que define o tipo de hotel pode ser o nível de conforto, o estilo da hospedagem ou o formato dos serviços oferecidos.

Classificação em estrelas

Em 2011, o Ministério do Turismo lançou novas regras para a classificação dos meios de hospedagem, fazendo com que cada tipo de acomodação fosse hierarquizado em estrelas. A classificação pode variar de 1 a 5 estrelas.

As estrelas determinam os serviços obrigatórios a serem oferecidos, tipos de pagamento, funcionalidades disponíveis nos quartos, opções de lazer, entre outros.

A seguir, falaremos sobre os 6 principais tipos de hotéis no Brasil e suas classificações em estrelas.

1. Hotel

Quem busca praticidade e conforto em uma viagem geralmente opta por uma hospedagem em hotel.

Com uma grande diversidade de pacotes, modelos de acomodações (com variações de camas, disposição de móveis e serviços adicionais), os hotéis agradam desde quem opta por viajar sozinho até quem decide viajar com filhos.

Nos hotéis, a classificação por estrelas ocorre de acordo com a obrigatoriedade de determinados serviços. Se quiser conhecer todos os prerrequisitos de classificação, visite a página do Ministério do Turismo.

Se está com viagem marcada para o Sul e vai conhecer Gramado, não deixe de pesquisar sobre os serviços dos hotéis Laghetto Allegro Pedras Altas e Alameda Paradiso, ambos conveniados com a Sbtur!

2. Resort

Podemos dizer que um resort é um hotel equipado com uma série volumosa de serviços acessórios. A legislação exige que, além das acomodações em diversos perfis e disposições, os resorts ofereçam também atividades de apoio, como serviços de estética, academia para atividades físicas, recreação infantil e contato com a natureza dentro das instalações do empreendimento.

Em geral, as acomodações desta categoria estão localizadas fora dos centros urbano e oferecem uma proposta de viagem tranquila, reservada e exclusiva a seus hóspedes.

Por conta da complexidade de serviços oferecidos, os resorts são classificados apenas em 4 ou 5 estrelas.

Para quem tem planos de férias no nordeste, a dica é conhecer o incrível Bahia Plaza Resort.

3. Apart-Hotel

Aqui, é comum encontrarmos dúvidas do tipo: mas, afinal, qual a diferença entre um hotel e um apart-hotel?

A principal diferença entre os dois é a estrutura oferecida. Diferentemente de um hotel, que disponibiliza apenas um quarto (com possíveis acréscimos de funcionalidades), o apart ou flat dispõe de sala e cozinha equipada.

São opções viáveis para quem viaja por longos períodos, para quem busca autonomia (para cozinhar pequenas refeições, por exemplo) ou para quem vai viajar com crianças pequenas e demanda uma estrutura mais robusta.

Os apart-hotéis Mercure SP Paraíso e Riema Paulista são duas opções de hospedagens credenciadas na Sbtur para quem vai viajar para São Paulo.

4. Hotel-fazenda

Quer uma boa experiência rural? Então, o hotel-fazenda é a opção indicada! Dotado de exploração e atividade agropecuária, este tipo de hospedagem oferece diversão e entretenimento campestre.

As atividades oferecidas proporcionam contato com a natureza e com os animais, e, por isso, são uma boa opção para quem viaja com os pequenos.

Quem planeja um passeio pela região sudeste e vai conhecer os encantos de Minas Gerais pode reservar um tempinho no roteiro para desfrutar dos hotéis-fazenda Recanto dos Pinheiros, em Passa Quatro, ou Mar Doce, em Três Marias.

5. Cama e Café

Este tipo de acomodação é perfeito para quem busca viver a realidade do local que visita. Em um Cama e Café, o turista se hospeda em uma casa de família, na qual vive o dono da residência.

Em geral, locais que oferecem este serviço dispõem de poucos quartos, e oferecem um atendimento hospitaleiro.

Apesar de ser um tipo de acomodação com características informais, o estilo Cama e Café também é classificado por estrelas. Sua nota pode ir de 1 a 4, de acordo com as funcionalidades disponibilizadas.

6. Pousada

A pousada é a materialização de uma hospedagem esteticamente bonita e muito aconchegante.

Este tipo de hotel pode oferecer hospedagens em quartos, bangalôs ou chalés, com serviços acessórios facultativos, como piscina, sauna, área de convivência e café da manhã.

Para as pousadas, a classificação em estrelas varia de 1 a 5.

Nossa indicação nesta categoria vai para quem planeja fazer uma viagem para Bonito, no Mato Grosso do Sul, e busca se acomodar em um local arejado, arborizado e caseiro: a pousada Galeria Artes, conveniada com a Sbtur.

Veja como escolher o melhor tipo de hotel

As possibilidades são muitas, mas você sabe como escolher o melhor tipo de hotel para suas necessidades? Preparamos uma lista com alguns dos aspectos que devem ser levados em conta no momento da decisão.

Entender o propósito da viagem

Qual o objetivo do passeio? Relaxar? Passear muito e usar a acomodação apenas para dormir? Usufruir de todos os serviços oferecidos? Ter as respostas a essas perguntas ajuda a direcionar a escolha do melhor tipo de hotel para sua viagem.

Pesquisar reputação e histórico de clientes

Com o propósito do passeio em mente, é hora de pesquisar a melhor opção. Leve em conta as avaliações dos estabelecimentos, analise o custo-benefício e compare preços!

Verificar condições de hospedagem

Além de consultar a reputação dos estabelecimentos, tenha certeza de que eles oferecem as funcionalidades necessárias. Há banheiro privativo? É um hotel que aceita cachorro? Conta com acessórios à disposição do hóspede (como ferro de passar ou secador de cabelo)?

Escolher o tipo de hotel para uma viagem é um dos passos mais importantes do planejamento. Por isso, após ter lido nossas dicas, reserve um tempo para pesquisar com calma a melhor opção para você e sua família.

Se ainda restar algum questionamento sobre como fazer a pesquisa de hotéis, confira nosso artigo sobre o tema e tire todas as suas dúvidas!

planejar-feriasPowered by Rock Convert