fbpx

Existem lugares incríveis para serem conhecidos no mundo todo, mas que tal considerar um destino nacional como sua próxima opção de viagem? O Brasil tem cidades sensacionais, e uma viagem para Porto Alegre é definitivamente uma das melhores escolhas que você pode fazer.

De parques a construções históricas, a capital do Rio Grande do Sul tem atrações imperdíveis — e isso sem falar da cultura e da culinária apaixonantes. Além disso, se você escolher visitar Porto Alegre durante o outono ou o inverno, ainda vai poder aproveitar temperaturas mais frias do que na maior parte do país.

E então, pronto para preparar a sua viagem para uma das capitais mais encantadoras do Brasil? Continue a leitura e conheça os lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro para Porto Alegre!

Vá à Orla do Guaíba

viagem para porto alegre

O lago Guaíba é uma das maiores atrações da cidade e, para apreciá-lo, nada melhor do que passear pela Orla do Guaíba. Depois de passar por uma extensa revitalização no primeiro semestre de 2018, a Orla passou a ser um destino ainda mais atrativo, tanto para quem visita quanto para quem mora em Porto Alegre.

Além de proporcionar uma vista incrível do Guaíba — não deixe de ficar até o pôr do sol! —, a Orla tem bares com música ao vivo, restaurantes e ciclovia. Dali, também saem barcos de passeio para quem quer conhecer o lago de pertinho.

Visite o Centro Cultural Usina do Gasômetro

viagem para porto alegre

Antes ou depois de caminhar pela Orla do Guaíba, não deixe de dar um pulo também no Centro Cultural Usina do Gasômetro, que fica bem na entrada da Orla. Além de aproveitar as exposições itinerantes, é interessante também apreciar a construção do prédio, uma antiga usina transformada em centro cultural.

Não deixe de conhecer a Casa de Cultura Mario Quintana

viagem para porto alegre

 

O prédio que, hoje, é a Casa de Cultura Mario Quintana foi inaugurado em 1916 e, quando nasceu, era o luxuoso Hotel Majestic. O estabelecimento teve seu auge entre as décadas de 30 e 50, quando recebeu nomes ilustres como hóspedes, como os presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

Mas o visitante mais célebre foi, certamente, Mario Quintana, poeta gaúcho nascido em Alegrete que morou no Majestic entre os anos de 1960 e 1980. Apesar de não ter nascido em Porto Alegre, Quintana adotou a capital gaúcha como lar na adolescência e viveu lá até falecer, em 1994. Por isso, quando o Majestic foi revitalizado como centro cultural, recebeu o nome dele.

O espaço conta com bibliotecas, teatro, salas de exposição, cinema e café. É uma ótima opção para um agradável passeio à tarde, então, não deixe de conhecer esse que é um dos principais símbolos de Porto Alegre! O melhor é que a Casa de Cultura fica no coração do Centro Histórico, região da cidade que abriga diversos dos lugares sugeridos aqui e que mescla perfeitamente as origens da capital com sua vida atual.

Faça um passeio pelo MARGS — Museu de Arte do Rio Grande do Sul

viagem para porto alegre

O imponente prédio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, mais conhecido como MARGS, é um dos mais importantes espaços artísticos da capital gaúcha.

Além de receber excelentes exposições e de apresentar um acervo imperdível, o MARGS é uma obra de arte por si só. O museu também fica no Centro Histórico, na Praça da Alfândega, e a visitação é gratuita!

Não deixe de ir ao Parque Farroupilha (Redenção)

viagem para porto alegre

O Parque Farroupilha, ou apenas Redenção, como é chamado pelos gaúchos, é um dos espaços mais queridos da cidade por visitantes e moradores.

Especialmente nos dias de sol, pessoas de todas as idades e estilos vão até o parque para aproveitar o tempo bom, caminhar, andar de bicicleta, passear com os cachorros, fazer um lanche e, nos finais de semana, visitar o tradicional Brique da Redenção, feira que reúne dezenas e dezenas de barracas vendendo produtos artesanais ou usados dos mais variados, de móveis a livros, e que também tem ótimas opções de alimentação.

Acredite: sua visita a Porto Alegre não está completa sem, pelo menos, algumas horas passadas na Redenção! E se você estiver viajando com crianças, saiba que há brinquedos gratuitos e também um parque de diversões pago para elas aproveitarem.

Visite o Mercado Público

viagem para porto alegreVisitar o Mercado Público de Porto Alegre é uma forma incrível de conhecer diversos aspectos da cultura da cidade em um único espaço.

Localizado no Centro Histórico, ao lado da Prefeitura e bem em frente à estação Mercado do metrô, o Mercado Público conta com mais de uma centena de lojas que, juntas, vendem mais de 100 mil itens diferentes — especiarias, peixes, carnes, queijos, erva-mate e acessórios para chimarrão, itens tradicionais gaúchos, ingredientes culinários etc. Tem de tudo!

Há também restaurantes e cafés para quem quiser fazer um lanche por ali mesmo. Se for o seu caso, não deixe de visitar a Banca 40, a sorveteria mais tradicional da capital gaúcha.

Inclua a Rua Gonçalo de Carvalho no roteiro

viagem para porto alegre

Por que estamos incluindo uma rua como atração turística? Porque a Gonçalo de Carvalho é a rua mais bonita do mundo! Localizada no bairro da Independência, ela ganhou esse título após uma campanha da internet incentivando a sua conservação — cercada por árvores tipuanas, a rua foi classificada como um “patrimônio histórico, cultural e ambiental” da cidade pela Prefeitura de Porto Alegre.

Batizada em homenagem ao comerciante gaúcho Gonçalo de Carvalho, caminhar por essa rua é como atravessar um túnel verde, por causa da forma com que as árvores se encontram e formam um “teto verde” sobre a rua. Uma forma singela e encantadora de curtir a natureza bem no meio da cidade grande.

Viu só? Uma viagem para Porto Alegre garante memórias para a vida toda! Afinal, a capital gaúcha é repleta de lugares apaixonantes e que merecem ser conhecidos. Seguindo as dicas do nosso roteiro, você vai se deparar com o melhor da cultura porto-alegrense e terá uma viagem incrível. Entre uma parada e outra, não deixe de tomar um chimarrão, deliciar-se com um tradicional xis e, é claro, experimentar o autêntico churrasco gaúcho.

Para continuar por dentro de mais dicas de viagem como as deste post, assine nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente na sua caixa de entrada!

[infográfico] Conheça os principais cuidados para fazer uma viagem com segurança

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert