Planejamento de Viagem

Guia completo: tudo o que você precisa saber para curtir a viagem para Gramado

Não importa a época do ano: fazer uma viagem para Gramado sempre vai proporcionar a você e à sua família momentos de encantamento. Dizem, nessa cidade mágica da Serra Gaúcha, que por ali podemos considerar alta temporada o ano inteiro. Essa afirmação não é à toa, pois o destino tem opções para todos os gostos, em qualquer mês do ano, seja frio, seja calor.

Para você ter uma ideia do que estamos falando, a taxa média de ocupação da rede hoteleira de Gramado nos fins de semana é de 80%, mas ultrapassa os 90% nos períodos que compreendem a Páscoa e o Natal Luz. Já deu para perceber que a cidade é a queridinha de turistas de todo o país, não é mesmo?

Se você também é uma das milhares de pessoas que desejam conhecer Gramado todos os anos, não deixe de ler este artigo. Elaboramos um guia completo sobre a cidade, desde informações sobre hospedagem a orçamento, dados sobre o clima e, claro, as principais atrações. Confira e comece já a fazer o seu planejamento de viagem!

Planeje a viagem com antecedência

Logo de cara já deu para perceber que a cidade é concorrida. Portanto, fazer um planejamento prévio e antecipar reservas de hotéis, transporte e até de alguns passeios é fundamental para que sua viagem para Gramado seja melhor do que você sonhava. Veja a seguir como proceder.

Escolha a melhor hospedagem

O primeiro passo para garantir o conforto em sua viagem à Serra Gaúcha é a escolha e a reserva da hospedagem. A rede hoteleira de Gramado faz jus ao enorme número de turistas que frequenta a cidade durante todo o ano, com muita qualidade, aconchego e um atendimento que faz com que o visitante se sinta em casa.

Os hotéis mais frequentados são aqueles que ficam próximos ao Centro, porém, se você for de carro, pode optar por alguns localizados nos bairros charmosos de Gramado. Uma alternativa é se hospedar na vizinha Canela, um pouco menor do que Gramado, mas também com atrações que vão divertir a família.

Uma antecedência de dois a quatro meses é a ideal para que você consiga vagas no hotel escolhido. Os bons estabelecimentos têm médias de diária que costumam variar entre R$300,00 e R$500,00.

Defina um orçamento para a viagem

Por falar em quanto gastar, é sempre bom fazer um planejamento financeiro para aproveitar ao máximo as atrações em Gramado, sem passar por apertos. Uma sugestão é que você faça uma planilha para inserir o orçamento de cada dia de passeio, incluindo dados como:

  • diária da hospedagem;
  • alimentação (incluindo almoços, cafés e jantares);
  • ingressos para os passeios etc.

Compre as passagens com antecedência

Assim como os hotéis, também é importante que você faça a compra das passagens da viagem para Gramado com antecedência. Essa dica vale tanto para quem vai de ônibus, descendo direto na rodoviária do município, quanto para quem vai de avião, chegando em Porto Alegre e depois indo para Gramado de carro ou de ônibus.

Defina o melhor período para viajar

O inverno é a época mais tradicional para os passeios em Gramado, pois a cidade na Serra Gaúcha tem um clima tipicamente europeu, o que favorece a degustação de chocolates quentes, fondues (uma especialidade gastronômica da região) e um bom vinho, claro. Além disso, as temperaturas costumam ficar próximas de zero grau em junho e julho.

Já quem prefere curtir o encantamento da cidade enfeitada para o Natal Luz, dá para viajar nos meses de novembro e dezembro, quando o evento está em seu auge. No entanto, você deve se preparar para o calor nesse período.

Por fim, quem prefere passar longe das altíssimas temporadas, pode escolher visitar a cidade entre janeiro e maio ou nos meses de setembro e outubro. Assim, apesar de você se encontrar com turistas, certamente pegará menos filas e trânsito no local.

Faça as malas com o necessário para a viagem

O que você vai levar para Gramado em suas malas depende da época do ano escolhida. No inverno, não há como escapar dos casacos mais pesados e das botas para se proteger do frio, principalmente à noite.

Mesmo no verão, quando as temperaturas são altas, é sempre bom ter uma calça e um casaco mais leve, caso esfrie durante a madrugada.

Crie seu roteiro de viagem

Como Gramado está repleta de atrações, o ideal é que você faça uma ampla pesquisa nos sites e blogs de turismo para conhecer todas elas antes de fazer o seu roteiro. Esse planejamento é fundamental para que você não se arrependa de ter se esquecido de alguma atração. Confira nossas dicas!

Escolha os locais para conhecer

Depois de fazer a pesquisa sobre todas as atrações oferecidas para o turismo em Gramado, é hora de escolher quais delas são prioritárias para a sua diversão e a dos seus acompanhantes. Sempre vale a pena consultar algum conhecido que já tenha passado pela cidade para descobrir as melhores dicas de passeios, restaurantes, atrações e eventos. Não deixe de fazer uma lista a fim de discutir em família quais são os lugares preferidos por todos.

Planeje o passeio considerando o tempo da viagem

Com a lista pronta, é hora de encaixar todos os desejos nos dias que você tem disponível para a viagem a Gramado. Com base neles, organize suas manhãs, tardes e noites para encaixar nesses períodos as atrações escolhidas.

É claro que, durante a viagem, podem ocorrer imprevistos ou vocês podem encontrar alternativas de passeios e fazer mudanças no roteiro. Mas ao menos vocês já terão uma prévia de como será a diversão.

Defina o meio de transporte

Localizada na Serra Gaúcha, Gramado fica a cerca de 120 km de Porto Alegre. Você pode chegar lá de carro, usando a BR 101, tanto se vier do Norte quanto do Sul. Também há empresas de ônibus que fazem o roteiro partindo das principais cidades do país.

Se optar por avião, poderá descer no aeroporto de Porto Alegre ou de Caxias do Sul. Alugar um carro é uma boa opção para se locomover em Gramado com mais liberdade, já que há muitas atrações que não ficam tão próximas do centro da cidade.

Compre os ingressos das atrações

A regra para as atrações em Gramado é semelhante àquela que mencionamos sobre hospedagem e passagens: como a cidade está praticamente sempre em alta temporada, é importante garantir os ingressos para alguns passeios com antecedência. Até mesmo os restaurantes mais conhecidos merecem uma ligação antecipada para reservas. Se for em alta temporada, o ideal é que isso seja feito pelo menos três semanas antes.

Veja o que você pode fazer em Gramado

Agora que você anotou todas as dicas sobre como planejar sua viagem para a cidade, chegamos ao melhor momento deste artigo: vamos contar para você algumas das atrações imperdíveis para saber o que fazer em Gramado. Confira!

Restaurantes

Nada melhor do que começar a nossa lista com sugestões gastronômicas, não é verdade? Afinal, a maioria das pessoas com quem você já conversou sobre Gramado, certamente destacou a gastronomia da cidade como uma grande atração.

Nesse ponto da Serra Gaúcha, o que você vai encontrar é uma grande variedade de pratos que têm origem nas colonizações suíça, italiana, francesa, portuguesa e alemã. Ou seja, não faltam opções para todos os gostos — a maioria delas sendo encontrada nas redondezas da Avenida Borges de Medeiros, a principal do município. Veja algumas opções!

Restaurante Tempero de Gramado

Se o que você procura é um típico churrasco gaúcho, esse é o lugar certo. Com tempero de comida caseira e muita variedade, o Restaurante Tempero de Gramado funciona diariamente, das 11h30 às 15h, na Avenida Borges de Medeiros, 1327, piso 2.

Ita Brasil Restaurante

Prefere economizar nas refeições para poder gastar mais em outras atrações da cidade? Então, talvez essa seja a sua melhor opção. Os pratos têm culinária brasileira, são muito bem preparados e, o melhor: você consegue aliar os preços mais baixos a um ambiente sofisticado. O Ita Brasil fica na Rua São Pedro, 1005, aberto todos os dias das 11h30 às 14h30.

Il Piacere

O Il Piacere é tudo o que um amante da comida italiana deseja em sua viagem para Gramado. No menu você encontra ótimas opções, incluindo parrillas, massas e pizzas. O atendimento costuma ser rápido e o estabelecimento ainda oferece transporte para todos os hotéis da cidade. Ele fica na Avenida Borges de Medeiros, 1991 e funciona das 11h30 às 16h no almoço e das 19h à 0h no jantar.

Casa da Velha Bruxa

Para aquele cafezinho da tarde ou para um lanche, uma boa opção é a Casa da Velha Bruxa, anexada a uma loja de chocolates, que oferece um excelente cardápio aos seus visitantes. O lugar fica aberto das 11h30 às 22h, também na Avenida Borges de Medeiros, 772.

Eventos

Como mencionamos, Gramado é a cidade dos eventos criados para encantar seus visitantes. Os principais deles são o Natal Luz, o Festival Internacional de Cinema e a Páscoa. Vamos conhecê-los melhor?

Natal Luz

Encantador e repleto de atrações, o Natal Luz em Gramado existe desde 1986 e já virou uma tradição brasileira. Toda a cidade se enfeita e se ilumina para receber os visitantes, contando ainda com espetáculos de sonorização, pinheirinhos enfeitados por todo canto, coral, fogos de artifícios e diversas atrações artísticas.

As principais são:

  • Nativitaten: apresentação ao ar livre no Lago Joaquina Rita Bier, com entrada paga;
  • Desfile de Natal: acrobatas, atrizes, atores e patinadores vestidos com figurino especial para contar histórias de Natal;
  • Show de acendimento de luzes: toda a iluminação é ligada ao mesmo tempo, emocionando o público que passeia pela cidade, sempre após o show encenado no Palácio dos Festivais, que pode ser visto gratuitamente da rua;
  • Vila de Natal: estrutura montada para receber a feira de artesanato e a Casa do Papai Noel, além de peças de teatro infantil.

Páscoa em Gramado

O evento da Páscoa em Gramado foi criado com o mesmo esmero e objetivos do Natal Luz, ou seja, deixar os visitantes encantados. Para isso, toda a cidade recebe uma decoração especial com ovos decorados, além de atividades para crianças e adultos realizadas na Rua Coberta.

Como não poderia deixar de ser, há ainda a Parada de Páscoa, um grande desfile temático que diverte os turistas e moradores na rua central. Ela é realizada aos sábados e domingos às 16h. Também há eventos religiosos, como a Procissão de Ramos e a Procissão dos Passos. Em 2019, a programação começa em 29 de março e só termina no dia 21 de abril.

Festival de Cinema em Gramado

A edição de 2019 será entre os dias 16 e 24 de agosto, quando a cidade recebe artistas famosos brasileiros e internacionais para a premiação do conhecido Kikito de Ouro. O evento premia as estrelas dos filmes, que podem ser tanto produções brasileiras quanto latino-americanas, portuguesas e espanholas.

Todos os filmes concorrentes são exibidos no cinema do Palácio dos Festivais e no Centro Municipal de Cultura. O tapete vermelho do evento de premiação é um charme e atrai um grande público à cidade nessa época do ano.

Pontos Turísticos

Não só de eventos e aventuras gastronômicas vive a cidade. Há uma série de atrações turísticas que atendem a todos os tipos de gostos e que certamente vão divertir a família inteira. Conheça alguns dos principais pontos turísticos em Gramado!

Lago Negro

Esse lugar tem uma atmosfera mágica atribuída, provavelmente, à cor das suas águas — um verde escuro brilhante. Ao seu redor, as árvores foram trazidas da Alemanha, da região da Floresta Negra, pelos imigrantes que se instalaram em Gramado.

Se você gosta de caminhadas, de pedaladas ou de corridas, pode usar a pista que margeia o lago. Há também pedalinhos para curtir o clima bucólico, com a margem cercada de hortênsias e azaleias.

Snowland

O primeiro parque de neve indoor da América Latina fica em Gramado e tem atrações imperdíveis para alegrar adultos e crianças. Em uma área de 16 mil metros quadrados, o Snowland oferece aos visitantes temperaturas de -2ºC a -2,5ºC, que são suportadas com roupas, capacetes, luvas e botas fornecidas pelo parque.

Lá, você vai brincar de construir bonecos de neve e até fazer guerra de bolinhas (um sonho de infância de muita gente). Há também atrações esportivas no gelo, como:

  • patinação;
  • snowboard e esqui;
  • caminhadas na neve;
  • motoneves elétricas;
  • airboarding;
  • esquibunda;
  • tubing;
  • toboganing e outras atrações.

Reino do Chocolate

Gramado é uma cidade cheia de pioneirismo, então, aqui vai mais um: o Reino do Chocolate é o primeiro espaço do Brasil a abordar somente esse tema. O feito é da fábrica Caracol Chocolates.

Nele, você vai ser recepcionado por um imenso coelho de chocolate, tão grande que já esteve no Guinness Book. É um lugar incrível para levar as crianças, que vão conhecer a história do chocolate ao longo do passeio de 1,6 km, contando com uma pirâmide asteca, a conquista do México pelos espanhóis, entre outras curiosidades.

Por fim, os visitantes são levados à minifábrica, que tem produção de chocolate em tempo real. Para completar o encantamento, vocês poderão se sentar nas poltronas em forma de xícaras, em torno da mesa com formato de tablete de chocolate na cafeteria.

Fábricas de chocolate

Gramado conta com outras fábricas de chocolate da Lugano, da Prawer, da Florybal, todas abertas à visitação dos turistas. Esse passeio é ideal principalmente para quem está com crianças — também para os adultos que amam um bom chocolate artesanal.

Em todas as ruas do centro da cidade você, provavelmente, vai encontrar uma loja para comprar os doces e presentear os amigos. A visitação às fábricas costuma ser gratuita, mas o ideal é que seja feito um agendamento prévio. Para ter todas as informações sobre os passeios, basta entrar nos sites das empresas.

Mini Mundo

É difícil fazer uma viagem para Gramado e não passar por um dos seus pontos turísticos mais famosos. O Mini Mundo tem réplicas de construções conhecidas em miniatura. Todas estão instaladas em um jardim, ao ar livre.

Por ali, os visitantes poderão reconhecer ruas da Europa antiga, ver castelos, construções de países como Argentina, Alemanha e Suíça, com riqueza de detalhes. O Brasil também está representado com miniaturas da Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto (MG), uma cópia perfeita do Museu do Ipiranga (SP), entre outras.

São nada menos dos que 2,5 mil “habitantes” e “animais” representados nos ambientes, além de carros, casas, restaurantes e paisagens.

Rua Coberta

Também é impossível não passar pela Rua Coberta em sua visita a Gramado, pois ela fica no centro da cidade e é passagem obrigatória para o Palácio dos Festivais. Seu telhado de vidro cobre os 100 metros de rua, cercada por bares, restaurantes, lojas e cafeterias. Ali também são realizados eventos, que incluem shows e musicais.

Igreja Matriz de São Pedro

Foi o arcebispo D. João Becker quem teve a ideia de construir a Igreja Matriz de São Pedro em Gramado, ainda em 1917. Começou com uma pequena capela, feita de madeira, porém, em 1943, iniciou-se a construção da forma como a conhecemos hoje — uma obra que levou oito anos para ser concluída.

Logo na entrada, você vai se deparar com as impressionantes estátuas dos 12 apóstolos de Jesus Cristo em tamanho real. O estilo arquitetônico que a inspira é o romano e, para isso, foram usadas quase 80 mil pedras basálticas. Elas foram puxadas por carros de bois das pedreiras localizadas próximas à cidade.

O artista alemão Pedro Dobmeier é o responsável pela pintura dos belíssimos vitrais, contando a história da vida do apóstolo Pedro. Seu sino pesa quase uma tonelada, em estanho, bronze e aço. Atualmente ele toca eletronicamente.

Parque Estadual do Caracol

A cidade de Canela fica bem pertinho de Gramado e vale a pena uma visita, principalmente, ao Parque Estadual do Caracol. A natureza no local é exuberante e a famosa cascata que dá nome ao ponto turístico tem nada menos do que 131 metros de altura, sendo a mais alta do Rio Grande do Sul.

É possível apreciar toda essa beleza vista de cima ou de baixo. Isso porque existe um elevador panorâmico que oferece uma vista única da cachoeira, mas os ingressos são à parte. Para descer até a base, você pode usar a escadaria com quase mil degraus. Há também belas trilhas para quem gosta de caminhadas.

Gramado Zoo

Outro lugar para quem curte a natureza é o Gramado Zoo, que fica em uma área preservada de 200 mil metros quadrados, de onde se pode avistar as montanhas que circundam a cidade. O Ibama deu ao zoológico a classificação A, que significa que há preocupação ambiental adequada e que os animais são bem tratados no ambiente.

No Gramado Zoo, você e sua família poderão ver espécies ameaçadas de extinção com segurança e vivendo fora de jaulas, o que garante a qualidade de vida dos animais — os visitantes são separados deles por vidros blindados. Uma atração bem diferente é a visitação noturna, acompanhada por monitores mediante agendamento.

Gramado tem mais dezenas de passeios e atrações que vêm encantando os turistas há anos e atraindo cada vez mais pessoas, em diferentes épocas do ano. Um dos seus grandes charmes é a beleza e o capricho com que as ruas, as calçadas, as casas e os estabelecimentos comerciais são cuidados. Tudo para conquistar os turistas e fazer com que saiam dali com sabor de “quero mais”.

Não deixe de planejar a sua viagem para Gramado e lembre-se de fazer reservas de hospedagem, passagens e passeios com antecedência. A cidade recebe turistas o ano inteiro, então é preciso garantir vaga na data desejada. Por fim, não deixe de conferir, ao fazer as malas, a previsão do tempo e leve sempre um casaquinho para garantir o conforto de todos, mesmo se for no verão.

Gostou do nosso guia completo sobre Gramado e quer saber como pode se planejar para viajar com a família todos os anos? Então, entre em contato conosco e conheça nossos planos!

Posts Relacionados

10 dicas para a sua viagem de verão

O Clube separou conselhos infalíveis em 10 dicas para a sua viagem de verão ser…

18 de dezembro de 2023

8 dicas para escolher o hotel ideal para a sua viagem

Está com dúvidas sobre como escolher o hotel ideal para a sua viagem? Então, confira…

13 de novembro de 2023

Os melhores resorts do Clube para curtir com as crianças

Nada melhor do que uma estrutura completa com lazer, diversão e monitoria para aproveitar com…

7 de novembro de 2023

6 motivos para começar a planejar sua viagem hoje mesmo

Quer viajar com toda a tranquilidade, sem nenhuma surpresa desagradável? Então, você precisa começar a…

31 de outubro de 2023

5 dicas para manter sua viagem em alta temporada dentro do orçamento

Realizar um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer viajar na alta temporada sem…

25 de outubro de 2023

Viajar em alta temporada no Brasil: o guia completo para você aproveitar!

Viajar em alta temporada não precisa ser sinônimo de muito gasto e estresse. Mas, para…

29 de setembro de 2023