fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Imagine toda a beleza e o charme de Gramado potencializados em escala máxima. É isso que você encontrará se visitar a cidade nos últimos meses do ano. Todo o encanto de sua arquitetura peculiar, a beleza das hortênsias que cercam suas ruas e avenidas e aquele clima europeu desse município gaúcho ganham luzes, enfeites e mais vida nessa época. Trata-se do Natal Luz em Gramado, um dos eventos mais bonitos do Brasil em alusão à data.

E ele agrada não só as crianças, mas também os adultos. Uma viagem em família para a cidade durante os meses que antecedem o Natal é garantia de diversão e encantamento. Geralmente, o evento começa no fim de outubro e termina só na metade de janeiro.

A programação é extensa, com apresentações musicais e de teatro, desfiles, entre outras atrações.

Neste artigo, vamos contar em detalhes como é o Natal Luz em Gramado para que você faça um roteiro de viagem e comece a planejar a sua próxima ida ao Sul do Brasil. Confira! 🙂

O surgimento do Natal Luz em Gramado

Natal Luz em Gramado

Conhecido em todo o país, os primeiros sinais do surgimento do Natal Luz em Gramado apareceriam em 1986, quando sentiu-se a necessidade de revitalizar a antiga Festa das Hortênsias, que era realizada na cidade.

Como os últimos meses do ano não recebiam muitos turistas na região, pensou-se em criar uma atração para que os visitantes passassem a desejar conhecer Gramado também durante essa época.

O Natal era, então, o melhor apelo que poderia ser utilizado para atrair os turistas. Assim, a prefeitura decidiu enfeitar a cidade inteira para a festa, com inspiração na decoração que era feita na Disney. Claro que só isso não seria suficiente para que a cidade se tornasse conhecida nacionalmente pelo seu evento de fim de ano.

Assim, surgiu a criação de um espetáculo de sonorização da avenida principal por meio de alto-falantes nas lojas, enfeites nos postes e pinheirinhos espalhados por todo o centro. Um grande concerto foi idealizado e realizado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, com coral, fogos de artifícios e outras apresentações artísticas.

Esse foi o pontapé inicial do que hoje conhecemos como o Natal Luz em Gramado, que emociona a todos os que visitam a cidade durante esse período.

5 dicas do que fazer em Gramado no Natal Luz

Natal Luz em Gramado

Há muitas atrações na cidade entre os meses de outubro e dezembro, algumas gratuitas e outras pagas. Confira as principais!

1. Nativitaten

Natal Luz em Gramado

O Lago Joaquina Rita Bier é o cenário do palco ao ar livre que recebe esse espetáculo, que em português é chamado de “Eu sou Maria”. Sua estrutura, assim como a quantidade de atores e artifícios técnicos utilizados para contar a história de como Maria foi escolhida para ser a mãe de Deus, impressiona o público.

Sendo religioso ou não, certamente você se emocionará com esse show. A entrada para assistir nos melhores lugares é paga. Mas em alguns pontos ao redor do lago dá para ver o espetáculo de forma gratuita. É preciso, apenas, chegar cedo para garantir uma boa visão do palco.

2. Desfile de Natal

Natal Luz em Gramado

Atores e atrizes, acrobatas, bailarinos e patinadores encenam um Grande Desfile de Natal, realizado na Expogramado e que é, certamente, o ponto alto de todos os eventos que compõem o Natal Luz.

Entre efeitos especiais e interações com o público, todos os anos são contadas histórias diferentes de Natal, de uma forma encantadora e alegre.

3. Show de acendimento de luzes

Natal Luz em Gramado

Todas as luzes instaladas na cidade para o Natal Luz são acesas simultaneamente, de forma harmônica, em um mesmo horário. É impossível não se emocionar nesse momento. Ele ocorre logo após a apresentação de um pequeno espetáculo realizado no Palácio dos Festivais, que pode ser visto gratuitamente da rua.

Na Rua Coberta, famoso ponto turístico de Gramado, também há a apresentação da Árvore Cantante, com um coral que canta músicas de Natal.

4. Vila de Natal

Natal Luz em Gramado

Próximo da Expogramado é montada uma estrutura especialmente para essa época do ano. É lá que fica a Vila de Natal, com feira de artesanato de artistas locais e a casa do Papai Noel, onde as crianças podem se encontrar com o Bom Velhinho e fazer fotos.

Há, ainda, apresentações teatrais infantis, com temas variados de acordo com o dia da semana. É um bom lugar para comprar lembranças para levar aos parentes e amigos.

5. Atrações para todo o ano

Natal Luz em Gramado

Fora os eventos criados especialmente para o Natal Luz em Gramado, a cidade conta com diversas outras atrações que você pode aproveitar para conhecer, já que estará na cidade. Uma delas é o Minimundo, um museu onde você conhecerá uma cidade inteira em miniaturas perfeitas.

Há, ainda, a Snowland, o primeiro parque indoor de neve da América Latina, cheio de atividades geladas que vão divertir toda a família. Além disso, a gastronomia é um dos pontos altos do turismo em Gramado, com culinária típica italiana, suíça ou alemã, casas de foundues, raclettes, massas e cafés coloniais sem fim.

O que você deve considerar para uma viagem a Gramado nessa época do ano

Natal Luz em Gramado

Depois de tantos anos, o Natal Luz em Gramado atrai turistas de todo o país nessa época. Por isso, é preciso planejar a sua ida com antecedência, reservando previamente a hospedagem, verificando se será necessário alugar carro, passagens de avião, entre outros itens. Vale lembrar que a cidade fica a apenas 120 quilômetros de Porto Alegre.

Como boa parte das apresentações ocorre ao ar livre, sempre vale a pena levar na mala algo para se agasalhar, nem que seja um casaquinho leve, para garantir que você não ficará incomodado caso surja um vento mais fresco, comum nas regiões serranas no Rio Grande do Sul. Uma capa de chuva também pode ser um item interessante.

Outra dica é comprar os ingressos para os espetáculos pagos que deseja assistir, com antecedência, pela internet.

Considerado um dos maiores eventos de fim de ano do Brasil, o Natal Luz em Gramado enche a cidade de alegria, iluminação incrível, decoração natalina e muitos shows para toda a família.

Na programação, há atrações gratuitas, em locais abertos, e outras reservadas aos pagantes. Importante, mesmo, é saber que a cidade conta com uma infraestrutura turística completa para receber você e sua família.

Gostou das nossas dicas? Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e convidar seus amigos para fazer essa viagem com a sua família?

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert