fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

O estado de São Paulo (SP) é conhecido Brasil afora por abrigar a metrópole de São Paulo, com seus arranha-céus e restaurantes incríveis e com sua população, que parece sempre estar com pressa. Por conta disso, poucos costumam pensar nas atrações turísticas que São Paulo tem a oferecer.

A verdade é que o estado de São Paulo oferece atrações turísticas para todos os gostos e estilos de viajante, com opções para quem quer aventura, para quem quer relaxar, para quem quer curtir um friozinho e até para quem quer descobrir mais sobre uma determinada religião.

Abaixo, reunimos lugares para viagem curta em SP que são perfeitos para uma aventura de um ou dois dias. Confira.

1. São Paulo – capital

A própria capital do estado faz parte da lista de lugares para viagem curta em São Paulo, devido às inúmeras atrações que a cidade oferece. Verdade seja dita: em uma única viagem, não será possível conhecer todos os museus e pontos de interesse da cidade, mas, ainda assim, será possível conhecer algumas coisinhas.

A Avenida Paulista é um dos principais centros financeiros do país e conta com o MASP, o Museu de Arte de São Paulo, como atração principal. Há também a Casa das Rosas, um espaço dedicado à escrita e à literatura que fica em uma mansão do século XX. Ela serve como um ótimo contraponto para quem tem curiosidade para saber como era a Paulista no passado.

Os recém-inaugurados Japan House, um centro cultural dedicado ao Japão, e o Sesc Avenida Paulista ditam o tom: a capital é um destino que pode ser explorado sem problemas, em viagens curtas.

2. Campos do Jordão

Campos do Jordão é um dos lugares para viagem curta em SP mais conhecidos. A cidade localizada no alto da Serra da Mantiqueira oferece um clima gélido que é perfeito para quem adora as temperaturas mais amenas.

O destino se aproveita disso ao contar com uma arquitetura predominantemente europeia, com construções com telhados em arcada e enxaimel, que vão fazê-lo se sentir em outro país.

A cidade conta com um lago, os Jardins Amantikir, um Jardim Japonês e o Museu Felícia Lerner, entre muitas outras atrações.

Campos do Jordão também oferece diferentes variedades de fondue que podem ser desfrutadas nos restaurantes locais.

Em dois dias, é possível conhecer a grande maioria dos pontos de interesse de Campos do Jordão.

3. Santos

Santos é uma cidade no litoral do estado onde está localizado um dos portos mais importantes do país, em termos de escoamento de produtos que seguem para o exterior. Apesar de ter algumas praias, quem viaja para Santos não precisa, necessariamente, deitar na areia e cair no mar.

Isso porque a cidade tem uma história fascinante, também relacionada à história de nosso país.

O Museu do Café é um desses exemplos, contando a história do produto que tornou o Brasil um país bastante próspero no século passado. A cafeteria do museu oferece bebidas das mais diversas variedades, além de doces e outras opções de comida, todas feitas com o grão. Já o Museu Pelé reconta a trajetória de um dos maiores líderes do futebol mundial.

Santos oferece, ainda, um aquário, um ônibus que faz city-tour, um bonde turístico e um museu de pesca. É possível explorar a cidade em apenas dois dias.

4. Cunha

Na Europa, é muito comum que girassóis e lavandas cresçam em largos campos ao longo das estradas, onde as pessoas costumam tirar fotos e admirar a paisagem.

Em Cunha, é possível fazer isso nos vastos lavandários que existem no local e que fizeram a cidade ganhar o título de refúgio romântico. No Contemplário, além da lavanda, é possível encontrar plantações de outras ervas aromáticas e muito mais.

Cunha também oferece muitas opções de trilhas e cachoeiras que podem ser aproveitadas pelos mais aventureiros.

5. Cotia e Aparecida

Cotia e Aparecida aparecem juntas não pela proximidade. Na verdade, as cidades ficam em direções opostas. Elas foram categorizadas assim porque são duas localidades que oferecem opções de lugares para viagem curta em SP com enfoque em turismo religioso.

Em Aparecida, as pessoas podem desfrutar da Basílica de Aparecida, conhecendo o local e a história de fé que o fez ser cuidado. Em Cotia, é possível conhecer o Templo Zu Lai, um dos maiores templos budistas do país, onde a pessoa aprende mais sobre essa fé e pode participar de sessões de meditação.

Ainda que você não siga essas religiões, conhecer esses lugares pode ser uma experiência renovadora, permitindo que você descubra algo novo.

6. Holambra

Holambra é conhecida como a cidade das flores. Lá, estão alguns dos maiores produtores de flores do país, que trabalham com a plantação das mais diversas variedades.

É possível conhecer o Memorial do Imigrante, o Museu Histórico de Holambra, o Lago Nossa Prainha e a Rua Dória de Vasconcelos, conhecida como Boulevard Holandês por abrigar construções inspiradas na arquitetura advinda desse país. Há, ainda, a Torre do Relógio e o Moinho Holandês, que segue os padrões de construção da Europa.

Por fim, visite a Expoflora, que acontece durante alguns meses do ano. Lá, ficam expostas raras espécies de plantas, e o visitante pode, ainda, comprar algumas para levar para casa.

7. Brotas

A cidade de Brotas é um dos lugares para viagem curta em SP mais conhecidos, em especial para quem quer fazer turismo radical. É possível praticar esportes como o rafting e o bóia-cross, no rio Jacaré-Pepira e nas corredeiras da Cidade das Cachoeiras, como Brotas foi apelidada.

Brotas conta, ainda, com a Cachoeira do Saltão e o Ecoparque Cassorova.

Com essa lista de melhores lugares para viagem curta em SP, ficará fácil escolher o destino de sua próxima aventura! Ao planejar uma viagem curta, lembre-se de calcular um orçamento e de se programar, vendo se as atrações que você deseja conhecer em seu destino final estão disponíveis na data em que pretende viajar. Boa parte dos destinos é acessada com carro, por isso, faça uma revisão em seu automóvel antes de seguir na aventura.

Aproveite para desfrutar dos fins de semana prolongados e não espere até as suas férias para curtir qualquer um desses locais mencionados acima.

Agora que você já conhece os melhores lugares para viagem curta em SP, que tal aproveitar para ler mais sobre os principais destinos de turismo ecológico no Brasil? Você descobrirá lugares como a Chapada Diamantina, o Parque Nacional do Jalapão e muito mais.

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert