fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Você sabia que Cuiabá tem uma das cachoeiras mais altas do Brasil? E que a cidade, capital do Mato Grosso, está no centro geodésico do continente?

São muitas informações e curiosidades que fazem com que Cuiabá seja um ótimo destino para visitar em uma viagem de férias, junto da família e de quem se ama!

Hoje, falaremos sobre essa que, para muitos, é tida como a Cidade Verde do Brasil. Quer conhecer um pouco mais sobre Cuiabá? Então, embarque com a gente neste artigo!

Um pouco mais sobre Cuiabá

A cidade de Cuiabá, destino muito procurado por quem faz uma viagem para a região centro-oeste do país, tem várias características que a tornam um lugar especial.

Por ter sido um dos marcos da ocupação da região no Brasil, Cuiabá se consolidou como um polo com boas oportunidades de trabalho, alta qualidade de vida e estrutura modernizada, sem perder a essência de suas belas paisagens naturais.

Como dissemos na introdução deste artigo, a cidade reúne algumas curiosidades que a tornam um destino ainda mais procurado. A Cachoeira do Jatobá, por exemplo, é uma das mais altas do Brasil, com 260 metros de queda livre e uma paisagem estonteante ao redor.

Além disso, Cuiabá apresenta uma bacia hidrográfica muito rica, com quatro dos principais rios do país correndo por suas terras: Cuiabá, Xingu, Paraguai e Araguaia.

Quem aprecia o turismo ecológico tem muito o que visitar no local, e nós falaremos sobre algumas dessas opções de passeios a seguir.

O que levar em conta antes de viajar para Cuiabá

Antes de juntar as malas e partir para a capital do Mato Grosso, é importante levar em conta algumas características que podem ajudá-lo a organizar a bagagem e o roteiro da viagem!

Acesso

O acesso a Cuiabá pode ocorrer via Aeroporto (que, inclusive, recebe voos internacionais), localizado a 8 quilômetros de distância do Centro da Cidade, ou por meio do transporte rodoviário (carro ou ônibus).

As principais rodovias que chegam à cidade são a BR-070 e BR- 364.

Clima

O clima de Cuiabá é predominantemente quente e úmido, por conta de sua proximidade com a zona do Pantanal, que tem tal característica.

Quem visita a cidade pode esperar temperaturas estáveis ao longo de todo o ano. A média das máximas pode variar entre 30 e 40 graus, e as mínimas, entre 16 e 23 graus, dependendo da estação do ano.

Geografia

O ponto alto das cidades do Mato Grosso é composto das paisagens diversificadas e encantadoras. Por sua ampla extensão, as cidades desse estado têm planícies e planaltos de tirar o fôlego, além de muitos parques e reservas naturais.

Cuiabá tem o privilégio de estar cercada por três grandes biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal, e é considerada a porta de entrada da Floresta Amazônica.

Na cidade, a vegetação predominante é a do cerrado, por isso, ao conhecer o local, prepare-se para ver desde arbustos até matas densas formadas à beira dos cursos d’água.

Pontos turísticos

Quem viaja para Cuiabá não pode deixar de visitar alguns pontos turísticos icônicos. Há opções para quem viaja sozinho e para quem opta por viajar com filhos ou junto de toda a família.

Abaixo, você conferirá uma lista com algumas delas!

Casa do Artesão

Sediada em um prédio repleto de história, tombado como patrimônio histórico nos anos 80, a Casa do Artesão é o lugar ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura artesã do local e levar para casa aquelas clássicas lembrancinhas de viagem.

Pantanal

Se você vai visitar Cuiabá, não pode deixar de ir também ao Pantanal. A região, conhecida mundialmente pela grande biodiversidade ali reunida, é um prato cheio para quem busca lugares incríveis para conhecer.

O Parque Estadual do Encontro das Águas, localizado a 100 quilômetros de Cuiabá, fica localizado no Pantanal Norte e conta com passeios para observação de animais, roteiros guiados, safáris e tours de barco.

Para amantes da fotografia, o local é um prato cheio para capturar imagens únicas!

Chapada dos Guimarães

Outro destino imperdível para quem gosta de estar em contato com a natureza em sua mais pura forma, a Chapada dos Guimarães é vizinha de Cuiabá e não pode deixar de ser visitada.

Aberta todos os dias, a Chapada oferece cachoeiras, sítios paleontológicos e arqueológicos, parques, áreas de proteção ambiental e parques naturais.

Se for incluir a Chapada dos Guimarães no roteiro, não deixe de conhecer o Morro dos Ventos, a Cidade da Pedra e as Cachoeiras da Geladeira e Véu da Noiva.

Monumento Centro da América do Sul

Voltando às atrações da cidade de Cuiabá, o Monumento Centro da América do Sul é um ponto turístico imperdível.

Localizado em frente à Câmara de Vereadores da cidade, o obelisco de 20 metros de altura marca o local exato do centro do continente sul-americano.

Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus

Perfeita para quem gosta de fazer turismo religioso e conhecer locais e elementos de grande simbolismo, a Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus está repleta de imagens que remetem ao século XVIII, além de um grande mosaico do Cristo Rei.

Morro da Caixa D’Água

O Morro da Caixa D’Água é, na verdade, um aqueduto construído no estilo romano em 1882, com o objetivo de abastecer a população cuiabana.

Ao ser revitalizado, em 2007, o aqueduto tornou-se um elemento histórico e passou a atrair turistas e locais. Ao visitar o Morro da Caixa D’Água, você também poderá ver exposições e mostras fotográficas de artistas da região.

Gastronomia local

A gastronomia da região centro-oeste do Brasil também merece ser tratada como um ponto turístico!

Nos restaurantes da cidade, é possível encontrar pratos típicos feitos a partir de peixes tradicionais da região do Pantanal (como o pintado e o pacu), a farofa de banana da terra e o furundu, uma sobremesa típica feita com mamão verde ralado e melado de cana.

A melhor época para visitar Cuiabá

Apesar de ter temperaturas bastante estáveis, há períodos em que Cuiabá recebe mais chuvas, o que pode acabar por atrapalhar o passeio de quem curte atrações ao ar livre e em meio à natureza.

Se esse é o seu caso, dê preferência para os meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, aqueles em que o tempo firma, e as possibilidades de pancadas desagradáveis de chuva reduzem.

Ah, e se quiser uma ótima indicação de hospedagem, podemos te ajudar! O Roari Hotel é conveniado com a Sbtur, e possui uma localização estratégica, a menos de 1 km do centro da cidade!

#Viajarfazbem e desbravar novas regiões do Brasil, como Cuiabá, é ainda mais incrível quando o passeio é organizado com um bom planejamento. Além de organizar a bagagem e definir os pontos turísticos para visitar, é importante ter atenção a formas de tornar a viagem mais econômica, mas igualmente proveitosa.

Se você quer saber como economizar na hora de comprar as passagens aéreas para o próximo destino, leia nosso artigo sobre viajar com milhas! Essa opção pode ajudá-lo a dar um fôlego extra ao orçamento da viagem!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert