fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Nosso Brasil é mesmo uma aquarela de paisagens e destinos inacreditáveis, não é mesmo? Da região norte à região sul, viajantes se encantam com diversas possibilidades de turismo, traços culturais e cenários naturais impressionantes. Hoje, falaremos sobre uma delas, localizada na região centro-oeste do país e que reúne um pouco de tudo o que citamos acima: a cidade Alto do Paraíso.

Se você está pensando em conhecer o local, recomendamos fortemente a leitura deste artigo! Falaremos um pouco sobre a história da cidade e daremos 6 razões para não deixar de incluir Alto do Paraíso na lista de destinos para conhecer! Boa leitura!

Um pouco da história de Alto do Paraíso

Alto do Paraíso é uma cidade localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Em sua essência, estão as paisagens naturais paradisíacas e o misticismo.

Antes de falarmos sobre isso, vamos voltar um pouco no tempo, para os anos 1700. Nessa época, a região foi ocupada por tribos indígenas, como os Cayapós, Xavantes e Guayazes.

Até então, o Alto do Paraíso tinha o nome de Veadeiros, por conta do alto número de veados encontrados na região.

Com a chegada dos bandeirantes, Veadeiros começou a se desenvolver em agricultura e pecuária, para abastecer a cidade de Cavalcante, que, na altura, se dedicava quase exclusivamente à extração de ouro.

Com o esgotamento do recurso, Veadeiros, enfim, conseguiu sua emancipação e ganhou o nome que tem hoje.

Além do nome, Alto do Paraíso tem, também, características bem particulares e marcantes. Por conta da grande quantidade de cristais em seu solo, a cidade é tida como uma grande canalizadora de energias, atraindo turistas em busca de experiências místicas.

Outra característica importante de Alto do Paraíso é seu pluralismo espiritual. Diversas religiões têm seus templos e santuários ali, o que contribui para a atmosfera energizada do lugar e torna-o um destino interessante para quem tem a mente aberta e aprecia o turismo religioso.

Os 6 motivos para conhecer o Alto do Paraíso

Só de ler um pouquinho sobre a história de Alto do Paraíso, já deu vontade de conhecer o lugar, não é? Mas saiba que, além do misticismo, há, ainda, uma série de motivos que fazem da cidade um destino imperdível! Quer saber quais são eles? Então, prossiga na leitura!

1. Cachoeiras incríveis

Nada melhor do que um bom banho de cachoeira para renovar as energias, não é? E, em Alto do Paraíso, você pode fazer isso em mais de uma centena de quedas d’água!

Coloque na lista as principais:

  • Catarata dos Couros;
  • Cachoeiras dos Macaquinhos;
  • Cachoeiras Almécegas;
  • Cachoeira de São Bento;
  • Cachoeira dos Anjos e Arcanjos;
  • Cachoeira do Segredo;
  • Cachoeira dos Cristais;
  • Cachoeira da Muralha.

2. Cultura e artesanato encantadores

O aspecto cultural de Alto do Paraíso é muito marcante e é, sem dúvidas, um dos pontos altos de conhecer a cidade.

No Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, existe o maior remanescente de quilombo do país. Lá, vivem cerca de 900 kalungas, que guardam traços fortes de sua cultura original.

Outra dica, agora para quem viaja nas férias de julho, é conhecer o Povoado de São Jorge, distrito de Alto do Paraíso. Lá, no mês de julho, ocorre o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que reúne expressões artísticas, de dança e artesanato da região.

3. Conexão com a natureza

Quem já visitou a região afirma com convicção: é uma das mais extraordinárias do país em termos de belezas naturais.

A Chapada dos Veadeiros, região na qual o Alto do Paraíso está inserido, é um dos parques naturais mais conhecidos do país e reúne formações geológicas milenares, piscinas naturais, termas, cânions monumentais, nascentes de águas cristalinas ou com tonalidades azul turquesa, além de uma riquíssima biodiversidade de flora e fauna.

Para aqueles que apreciam um bom turismo ecológico, a região é um verdadeiro prato cheio: há opções de trilhas, passeios pelos parques, rapel, arvorismo, cavalgada, tirolesa e muito mais!

4. Destino perfeito para relaxar

Um lugar que reúne cristais, cachoeiras, flora e fauna abundantes já inspira, por si só, a sensação de relaxamento e desconexão com a rotina caótica do dia a dia, certo?

No entanto, em Alto do Paraíso, a sensação de paz interior vai além! As pacatas ruas estimulam as caminhadas sem pressa, conhecendo e admirando o ritmo de quem vive no local. Os restaurantes e bares também carregam consigo uma hospitalidade e um equilíbrio contagiantes.

5. Facilidade de acesso

Quando ouvimos falar em um paraíso tão relaxante e conectado com a natureza, pensamos logo no perrengue para chegar até ele. Em geral, destinos com essas características têm acesso difícil, o que complica, por exemplo, a experiência de quem busca locais para viajar com crianças.

Felizmente, em Alto do Paraíso, esse não é um problema! É possível chegar à região de avião, desembarcando no Aeroporto Internacional de Brasília, ou de ônibus e carro, pela BR-010.

De Brasília a Alto do Paraíso, o percurso dura menos de 3 horas de carro, e a estrada, recentemente revitalizada, já dá um gostinho do que está por vir: paisagens bonitas e repletas de elementos da natureza.

6. Ótimas opções de hospedagem

O que você diria se apresentássemos, agora mesmo, uma opção de hospedagem localizada bem no coração da Chapada dos Veadeiros? Pois essa opção existe e é a Pousada Alfa e Ômega, conveniada com a SBTUR.

Lá, você tem a oportunidade de se conectar verdadeiramente com o misticismo do lugar, com acesso a caminhos de cristais, cachoeiras, terapias naturais e toda a biodiversidade presente no local. Se o seu perfil de viajante for mais aventureiro, também há opções de turismo ecológico, com esportes e trilhas superacessíveis.

O planejamento para visitar a cidade

Com tantos argumentos assim, fica difícil conter a vontade de juntar as malas e partir agora mesmo para o Alto do Paraíso, não é mesmo?

Mas calma! Antes de fazer qualquer passeio, até mesmo viagens curtas, é preciso ter paciência e investir em um bom planejamento financeiro.

Além disso, é importante ter atenção às dicas que daremos a seguir:

  • verifique a previsão do tempo da época em que você visitará a cidade (por ser um destino cujo forte é o turismo outdoor, não queremos dias chuvosos pela frente!);
  • pense no melhor tipo de transporte para te levar ao destino (viajar de carro pode ser uma boa para quem busca mobilidade!);
  • leve a estação do ano em conta ao arrumar a bagagem. Saber o que levar na mala de viagem de verão, por exemplo, pode te ajudar a poupar muitos itens desnecessários!

Sabe aquele momento em que uma voz interna martela em nossa mente: “Será que preciso viajar?”? É a hora ideal para pensar em conhecer Alto do Paraíso para recarregar as baterias e passar um tempo em profunda conexão com a natureza!

Depois de ler este artigo, queremos saber o que mais te chamou atenção sobre a cidade. Foi a possibilidade de se desligar da rotina ou o vasto leque de opções de turismo de aventura? Conte para nós e lembre-se de que #ViajarFazBem!

planejar-feriasPowered by Rock Convert