fbpx
Lista de viagemPowered by Rock Convert

Ir até o nordeste é um espetáculo à parte, concorda? São muitas as opções de praias e passeios para curtir aquele dia de descanso. Definir uma cidade nessa região de nosso país é até uma tarefa complicada, justamente devido às amplas alternativas disponíveis. E você, já pensou em viajar para Aracaju? A capital do estado de Sergipe traz pontos turísticos que atendem a todos os gostos, desde os daqueles que viajam em família até os dos que optam por fazê-lo com amigos ou sozinhos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas incríveis para você aproveitar esses dias ao máximo. Continue a leitura e saiba mais!

1. Visite o Cânion do Xingó

Esse destino não está especificamente na capital do estado, mas, a cerca de 220 km de Aracaju, é um dos principais atrativos turísticos do local e deve estar em seu roteiro. Para isso, o ideal é contar com o apoio de alguma empresa especialista em viagens, pois ela conhecerá os melhores caminhos e ainda oferecerá um translado até a cidade de Canindé de São Francisco, situada a apenas 3 horas da capital.

Ou seja, caso você opte por visitar esse local, precisará destinar um dia inteiro ao seu passeio, justamente devido ao deslocamento. Mas pode ter certeza: valerá muito a pena! A bordo de um barco, conhecido como catamarã, desde o início dessa aventura, você já vai poder se admirar com os paredões alaranjados que ficam às margens do Velho Chico.

Em algum momento, o barco vai parar com o objetivo de que os visitantes deem um mergulho. A segurança é garantida, pois é oferecido colete salva-vidas e outros métodos para que os turistas possam desfrutar de toda essa maravilha com a comodidade necessária.

2. Vá ao Museu da Gente Sergipana

Quando se fala em museu interativo, rapidamente, vêm ao imaginário popular aqueles já muito conhecidos do estado de São Paulo, como o do Futebol (que se situa no estádio do Pacaembu). No entanto, o Museu da Gente Sergipana também se destaca com essa característica, e com o diferencial de que conta toda a história e a cultura de um estado rico em diversidade. Em uma viagem para a cidade, o local deve estar em seu roteiro!

O museu foi inaugurado em 2011 justamente com este objetivo: promover ações que valorizam o povo local, além de preservar os aspectos artísticos e culturais da capital. Mas o que exatamente você vai encontrar no local? Todas as festas de Sergipe, personagens que marcaram a sua história, os principais pratos culinários e, até mesmo, ecossistemas.

Há, inclusive, um ambiente cujo objetivo é reproduzir uma feira, no qual você tem a oportunidade até de pechinchar o valor.

3. Conheça a Orla de Atalaia

Para quem gosta de curtir uma praia em suas férias, alternativas não faltam em uma viagem para Aracaju. Caso você vá ficar na própria capital, não pode deixar de ir à Orla de Atalaia, a principal da cidade. É nesse local que há a melhor infraestrutura de bares e restaurantes para quem quer curtir um dia de sol com conforto e comodidade, além de haver outras atrações que tornam o roteiro de Aracaju ainda mais especial.

É na orla que também estão localizados aqueles itens dos quais os turistas amam tirar uma foto para as redes sociais: os Arcos. São 6 quilômetros de extensão com amplas opções para conhecer um pouco mais da história do estado e ainda ter a oportunidade de conhecer a hospitalidade dos moradores de lá.

Você ainda encontrará:

  • lagos;
  • parques;
  • lanchonetes diversas;
  • feiras;
  • parques infantis, entre outros.

Por fim, também está instalada no local uma das bases do Projeto TAMAR, onde funciona o Oceanário de Aracaju. Especialmente para quem for curtir o passeio com crianças, essa é uma ótima alternativa para conhecer mais sobre o projeto e os seus objetivos.

4. Visite Aruaja

Essa não é uma praia tão agitada quanto a de Atalaia, mas também é excelente para quem quer aproveitar um pouco das belezas que o nordeste tem a oferecer. Há quem diga, inclusive, que é uma das melhores opções da capital, justamente pela sua ampla extensão de areia que traz um espaço ideal para que as crianças possam praticar esportes em segurança e curtir com seus amiguinhos.

Lá, também há opções de barracas com as mais diversas alternativas de consumo, desde bebidas até a culinária rica de Sergipe.

5. Não deixe de ir à Grôa do Coré

Ter a oportunidade de conhecer uma ilha que só aparece quando a maré está baixa é algo que só estando no Nordeste, mais especificamente em Aracaju, para poder desfrutar. A Grôa do Coré nada mais é do que um banco de areia formado no meio do Rio Vaza Barris devido ao movimento da maré.

Novamente, só se chega ao local por meio do catamarã, que, normalmente, utiliza o lugar para uma parada antes de ir até a Ilha dos Namorados — que conta com melhor estrutura para receber os visitantes.

6. Aproveite as cidades históricas da região

Especialmente para os amantes de uma boa história regional, não se deve deixar de conhecer as principais cidades que guardam um pouquinho do que foi aquele estado nos séculos passados. Bem pertinho de Aracaju, você tem a oportunidade de conhecer as cidades de São Cristóvão e Laranjeiras. No entanto, não dá para conhecer no mesmo dia, pois ficam em lados opostos.

Caso opte apenas por uma, sugerimos que você prefira São Cristóvão: foi a primeira cidade do estado e, consequentemente, a primeira capital. Além disso, leva o posto de quarta cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1637.

Laranjeiras fica a apenas 20 quilômetros de Sergipe e também guarda belezas que apenas uma cidade histórica tem a proporcionar. Foi considerada uma das cidades mais importantes do período colonial, onde surgiram grupos fortes que defendiam a República e a Abolição da Escravatura.

Neste conteúdo, você pôde conhecer algumas boas opções para quem deseja viajar para Aracaju. Aqui, o ideal é contar com um bom planejamento para que o roteiro seja definido de acordo com as suas preferências e com os dias que você vai ficar na cidade. Apesar de muitas opções, há pessoas que preferem praias, enquanto outras se divertem em passeios culturais. A única regra é se divertir bastante, justamente por todas as belezas que o estado tem a proporcionar.

Se restar alguma dúvida, pergunte a algum amigo ou familiar que já tenha visitado a cidade. Visite também as redes sociais dos pontos turísticos, de modo que você possa ficar por dentro das principais opiniões de outras pessoas. Assim, o sucesso do passeio será garantido!

Gostou das nossas dicas para viajar para Aracaju? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os principais pontos da capital do Sergipe!

Você-precisa-viajarPowered by Rock Convert